TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossie DID

Monografias: Dossie DID. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  4.399 Palavras (18 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 18

EDUCAÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Construa um quadro demonstrativo das várias concepções que o texto apresenta, apresentando suas principais características.

2. Caracterize educação e escolarização, justificando suas diferenças.

3. Conceitue ensino-aprendizagem.

4. As concepções de ensino mudaram no decorrer da história da educação. Atualmente não se aceita que ensinar é gravar ideias na cabeça do aluno. Como o ensino é visto na atualidade?

5. Quais são os fatores que facilitam uma boa aprendizagem? Cite-os e faça um breve comentário sobre o papel do professor em sala de aula.

O professor deve, em primeiro lugar, gostar e acreditar naquilo que faz, ou seja, através de seus atos e ações ele servirá de modelo para seus alunos; se ele ensina a refletir ele deve também refletir, se ele ensina a respeitar o próximo ele deve respeitar seus alunos e assim por diante. Deste modo ele está sendo uma prova viva daquilo que está ensinando, pois bem a sua frente existem seres humanos que estão sendo moldados por ele.

Não é possível que haja um bom processo de ensino-apredizagem sem que antes, o professor fomente a produção do conhecimento de seus alunos em sala. A questão está justamente em tornar atrativa a disciplina para os alunos. Devemos enquanto professores, buscar alternativas de aprendizagem através de recursos tecnológicos. Nossos alunos estão cada vez mais cedo inseridos em um mundo moderno, de alta tecnologia, por isso o professor deve acompanhar essas mudanças sociais, lembrando sempre que a escola, a sala de aula é uma representação social, pois neste espaço está concentrado dezenas de formas diferentes de relacionamentos sociais trazido pelos alunos.

O professor precisa em sala de aula despertar o potencial infantil ao invés de reprimi-lo, elogiar o esforço de cada aluno ao invés de ignorá-lo, estimular ao invés de encobrir a curiosidade da criança, perceber que deve respeitar seus alunos, sem impor seus valores pessoais, pois cada um precisa explorar e estabelecer seus valores próprios, ajudar os alunos a descobrir seus dons, porém esses talentos “escondidos” podem ser facilmente dominados se o principal enfoque estiver no texto ou na avaliação, e não na criança, disponibilizar seu tempo espontaneamente e encorajar aqueles que têm mais dificuldades, corrigir os erros dos alunos e elevar sua auto-estima ao mesmo tempo, motivar mentes jovens a pensar por eles mesmos, muito mais do que se preocuparem com fatos que exijam memorização, perceber que o maior de todos os presentes que eles podem oferecer a seus alunos não é seu talento pessoal ou sua esperteza, mas ajudar cada a um a descobrir e a se apropriar de sua própria esperteza e talento.

6. Leia o texto: “Joãozinho da Maré” (ANEXO 1):

a) Cite dois exemplos em que a professora desconsiderou o conhecimento prévio da turma de Joãozinho, ao ensinar seu conteúdo.

Exemplo 01:

- Fessora, como é que pode ser verão e inverno ao mesmo tempo em lugares

diferentes, se a Terra, que é uma bola, deve estar perto ou longe do Sol? Uma das duas coisas não ta errada?

- Como você se atreve, Joãozinho, a dizer que a professora está errada? Quem

andou pondo essas ideias em sua cabeça?

- Ninguém não, Fessora. Eu só tava pensando. Se tem verão e inverno ao mesmo

tempo, então isso não pode acontecer porque a Terra ta perto ou ta longe do Sol. Não é mesmo, Fessora?

A professora, já irritada com a insistência atrevida do menino, assume a postura de

autoridade científica e pontifica:

- Está nos livros que a Terra descreve uma curva que se chama elipse ao redor do

Sol, que este ocupa um dos focos e portanto ela se aproxima e se afasta do Sol. Logo, deve ser por isso que existe verão e inverno.

Exemplo 2:

Fessora.

- Que é Joãozinho?

- Qual é o ponto Leste que a gente devemos usar?

- Ponto Leste só tem um, Joãozinho.

- A Sinhora num falo qui é o lugar onde o sol sai?

- Falei, e dái, Joãozinho?

- É que a gente vemos o sol nasce sempre em lugar diferente. Se o ponto Leste é

onde sai o sol, então ele (ponto Leste) tá mudando, num tá Fessora?

- Joãozinho você está atrapalhando a minha aula. Desse jeito não posso dar o meu

programa. É assim como já ensinei. Trate de estudar mais e atrapalhar menos.

b) relacione a frase com as leituras que vocês já fizeram sobre escola, ensino, aprendizagem. “Não é à toa que se diz da escola (ou “ex-cola”?): um lugar onde as cabecinhas entram “redondinhas”, e saem quase todas “quadradinhas”.

O papel e a atuação do professor já não é há muito tempo a mesma do passado. Antes ele detinha “todo” conhecimento e depositava nos seus alunos aquilo que havia estudado. Porém, esse estudo era normalmente lido e repassado para eles sem reflexão ou visão crítica dos conteúdos.

Hoje, felizmente, podemos e devemos ensinar nossos alunos a pensar, a questionar e a aprender a ler a nossa realidade, para que possam construir opiniões próprias assim como Joãozinho.

O aluno é como se fosse um solo fértil, onde o professor semeia suas melhores sementes para que se produzam belos frutos. A relação professor/aluno deve ser cultivada a cada dia, pois um depende do outro e assim os dois crescem e caminham juntos. E é nessa relação madura que o professor deve ensinar que a aprendizagem não ocorre somente em sala de aula. Se estivermos atentos aprendemos a todo momento e não só na escola com o professor. Assim, o aluno irá desenvolver um espírito pesquisador e interessado pelas coisas que existem;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com