TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossie De Mei

Trabalho Universitário: Dossie De Mei. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  3.372 Palavras (14 Páginas)  •  3.160 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL – 60H

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

A EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA HISTÓRIA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Como foi a criação da educação Infantil? Responda, contextualizando historicamente.

R= Por muitos anos, a educação da criança esteve sob responsabilidade exclusiva da família. Mas isso mudou muito, hoje a criança convive e aprende sua cultura interagindo com outras crianças em um ambiente socializado. No final do século XVIII começam a despontar na Europa instituições para educar crianças de zero a seis anos, pois no início do século XIX, grande parte das mulheres que eram mães de crianças pobres , por força da necessidade, optaram por trabalhar nas fábricas, deixando assim seus filhos sob os cuidados de mães mercenárias, que vendiam seus serviços para cuidarem dos filhos de mães operárias. Depois, com o tempo foram surgindo outras formas de cuidar dessas crianças, através de propostas mais formais, com atividades que desenvolviam bons hábitos, canto e formação religiosa. Na França surgiram as primeiras instituições educacionais para atender as crianças pobres de mães trabalhadoras, onde elas perdiam os maus hábitos, aprendiam as letras minúsculas, a soletrar, e adquiriam as primeiras noções de moral e religião. As propostas para a infância eram tema obrigatório nos Congressos sobre higiene, religião, direitos, educação e assistência social. Froebel em meados de 1840 fundou o primeiro Jardim de Infância em Blankenburgo, uma instituição exclusivamente pedagógica, onde o objetivo era não só educar e cuidar das crianças, mas transformar a estrutura familiar para que cuidassem melhor delas.

2. Atualmente, qual é a finalidade da educação infantil? Responda, comparando com as primeiras instituições de educação infantil que visavam atender à necessidade de mulheres pobres que ingressavam no mercado de trabalho.

R= Primeiramente foram criadas instituições para atender as crianças pobres e as mães trabalhadoras, desde o início se apresentaram como primordialmente educacionais. O objetivo era fazer com que as crianças: perdessem os maus hábitos; adquirissem hábitos de obediência, sinceridade, bondade, ordem, etc.; conhecessem as letras minúsculas; soletrar; pronunciar bem as palavras e sílabas difíceis; conhecerem a denominação francesa correta das coisas que lhe mostram e adquirir as primeiras noções de moral e religião.

Até meados da década de 1970, as instituições de Educação Infantil viveram um lento processo de expansão, parte ligada aos sistemas de educação, atendendo crianças de 4 a 6 anos, e parte vinculada aos órgãos de saúde e de assistência, com um contato indireto com a área educacional.

Durante o Regime Militar, a Educação Infantil passa por intensas mudanças e com a consolidação da Constituição Federal de 1988 e mais tarde com a LDB Lei de Diretrizes e Bases da Educação, as creches e pré-escolas são reconhecidas como parte do sistema educacional, na primeira etapa da Educação Básica.

. Atualmente a finalidade da Educação Infantil é inteiramente pedagógica e educativa, bem diferente dos objetivos de instituições antigas que visavam simplesmente atender às necessidades das mães trabalhadoras.

3. Descreva a trajetória da educação infantil no Brasil até a atualidade.

R= No Brasil, as primeiras instituições que atendiam crianças de zero a cinco anos, surgiram com objetivos assistencialistas, para dar auxílio às mães trabalhadoras e viúvas desamparadas. Mas, com a ocorrência de vários acidentes domésticos, levou alguns segmentos da sociedade a pensar em oferecer um espaço adequado a essas crianças, como creches, jardins de infância e pré-escolas, que tinham como meta combater o alto índice de mortalidade infantil e diminuir os riscos de vida a que a criança ficava exposta, quando se encontrava em situação de insegurança. Até 1970, as instituições de Educação Infantil tiveram um lento processo educativo e pedagógico, mas a partir de 1988, a LDB definiu que as creches e pré-escolas para crianças de zero a seis anos fariam parte do sistema educacional como primeira fase da Educação Básica.

4. O material traz informações sobre Froebel e sua contribuição para a educação infantil. Faça uma relação das principais idéias do texto.

R= Froebel viveu na Prússia, Alemanha, no ano de 1782 até1852. Foi um dos primeiros educadores a considerar o início da infância como uma fase de importância decisiva na formação das pessoas. Defendia um ensino sem obrigações porque o aprendizado depende dos interesses de cada um e se faz por meio da prática.

Viveu em uma época de mudança de concepções sobre as crianças e esteve à frente desse processo na área pedagógica, como fundador dos jardins de infância, destinado aos menores de 8 anos. Para ele a criança é como uma planta em sua fase de formação, exigindo cuidados periódicos para que cresça de maneira saudável. "Ele procurava na infância o elo que igualaria todos os homens, sua essência boa e divina ainda não corrompida pelo convívio social".

As técnicas utilizadas até hoje em Educação Infantil, devem muito a Froebel. Para ele, as brincadeiras são o primeiro recurso no caminho da aprendizagem. Não são apenas diversão, mas um modo de criar representações do mundo concreto com a finalidade de entendê-lo. Com base na observação das atividades dos pequenos com jogos e brinquedos. Froebel foi um dos primeiros pedagogos a falar em auto educação, um conceito que só se difundiria no início do século 20, graças ao movimento da Escola Nova, de Maria Montessori (1870-1952) e Célestin Freinet (1896-1966), entre outros.

5. Qual é a mudança proposta pela Lei nº 12.796, do dia 5 de abril de 2013?

R= Ela impõe aos pais a obrigação de matricular seus filhos na pré-escola, a partir de dos quatro anos de idade.

6. Qual é a sua opinião sobre a mudança proposta? Responda, apresentando, no mínimo, três argumentos.

R= Acho que as crianças possam ser mais estimuladas na escola com a interação com outras crianças e professoras desde que estas instituições tenham professores bem capacitados para atender a educação dessas crianças, Nesse sentido, a Educação Infantil vai muito além de se constituir num espaço pedagógico de recreações, de comemorações, de “tia”, de improvisos, ou seja, não é um parque de diversões, é um ambiente que exige profissionais altamente qualificados, com propostas pedagógicas fundamentadas em teorias educacionais que sustentam as práticas diárias dos envolvidos na complexa tarefa de educar.

Nessa fase importante para a formação das crianças o aprender a ser, a conviver, a conhecer, a fazer configuram o pano de fundo de todas as ações planejadas para o desenvolvimento do trabalho. O caráter pedagógico de todo processo educativo não deve desprezar os diferentes momentos lúdicos da infância, pois é nessa dinâmica do aprender que acontecem as grandes transformações e mudanças no desenvolvimento humano.

UNIDADE 2

OS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E O FAZER PEDAGÓGICO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Como o professor pode desenvolver a criatividade nos alunos de educação infantil? Cite, no mínimo, três atividades que contribuem para tal finalidade.

R= - Desenvolvendo o lúdico com as crianças.

- Estimulando a expressão artística através de desenho,

- Oferecendo as crianças livros de literatura infantil,;

- Contando histórias adequadas , estimulando-lhe movimentos, dramatizações, sons, etc;

2. Considerando o desenvolvimento da criatividade e da percepção visual da criança, explique as fases do desenho infantil.

R= A criança desenha por prazer; até certa idade ela desenha sem barreiras. Aos dois anos elas fazem seus primeiros rabiscos, suas primeiras garatujas. Quando ela adquire mais controle visual, seus traços vão ficando mais firmes. A partir dos quatro anos, os elementos representados nos seus desenhos já são identificados. Aos sete anos, seus desenhos são estruturais e esquematizados, com uma visão simultânea de tempo e espaço. Entre os nove e doze anos, a criança adquire auto crítica e também consciência do ambiente natural, que tem proporções e profundidade. Dos doze aos quatorze anos, os desenhos desses jovens são apreciados como algo infantil, o que os choca, tornando-os muito críticos em relação aos seus trabalhos, o que acaba sufocando sua criatividade.

3. A educação infantil é a etapa escolar que mais tem crescido no Brasil.

a) Aponte os fatores que contribuem para esse crescimento.

R= A busca de mão de obra feminina no mercado de trabalho aumentou, com a necessidade de a mãe sair de casa houve uma certa consciência que a criança necessitasse de um bom atendimento escolar que incluísse educação, saúde , alimentação e assistência, o próprio crescimento da consciência social sobre a importância dos primeiros anos de vida das crianças é o que acontece nessa fase e marcante para o desenvolvimento futuro, essa preocupação entre os pais e os educadores , estudiosos da infância, dos psicanalistas e dos pedagogos. Um terceiro fator importante e o pedagógico que, contribui para o desenvolvimento da criança em seus aspectos cognitivos,culturais e sociais

b) Relacione esse crescimento ao que prevê a nova determinação legal que reduz para 4 anos de idade o ingresso (obrigatório) na educação infantil.

R= Com o atendimento a todas as crianças, independente de sua classe social, iniciou-se um processo de regulamentação desse trabalho na legislação brasileira. Na década de 80, diferentes setores da sociedade, como organizações não governamentais, pesquisadores na área da infância, população civil e outros, se uniram com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre o direito da criança a uma educação de qualidade desde o nascimento, como garante a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 208, inciso IV: “... O dever do Estado para com a educação será efetivado mediante a garantia de oferta de creches e pré-escolas às crianças de zero a seis anos de idade”. A partir daí, verificou-se um grande avanço no que diz respeito aos direitos da criança desta faixa etária, uma vez que a Educação Infantil, além de ser considerada a primeira etapa da Educação Básica, hoje obrigatória, a partir de 5de abril de 2013, é um direito da criança a partir de quatro anos estarem matriculada na Educação Infantil.

4. Com o texto “A Criança também se constrói na Educação Infantil”, percebemos que esta é uma importante etapa da escolaridade. Partindo dessa afirmação e da leitura do texto, como deve ser o trabalho do professor a fim de contribuir para o desenvolvimento dos alunos, nesta fase?

R= É necessário que o professor conheça bem seus alunos e suas necessidades para um bom trabalho pedagógico através de uma prática que leve a criança a pensar, a ver o mundo e a ser um cidadão crítico e autoconfiante, mas tudo através do lúdico porque a criança tem que sentir prazer.

A Educação Infantil é muito mais que uma preparação para as séries iniciais do Ensino Fundamental, é uma construção do ser humano para a vida. Sendo essa a idade em que a criança está formando sua personalidade.

5. Elabore um texto esclarecendo como deve ser a avaliação na educação infantil (mínimo de 10 linhas).

R= A avaliação na Educação Infantil deve ser feita a partir da observação, registro de atividades e produção de portfólios. Essa avaliação é realizada semestralmente por meio de um relatório.

A avaliação é uma atitude constante em todo trabalho planejado. É a constatação da correspondência entre a proposta de trabalho e sua consecução, tem por finalidade verificar a adequação do desenvolvimento do aluno face aos objetivos propostos, levando-se em consideração as características da faixa etária. A avaliação na educação infantil tem ainda a finalidade de desenvolver no aluno todos os pré-requisitos necessários para o inicio da aprendizagem sistemática.

UNIDADE 3

O REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. O que o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI) propõe, como ele está organizado e quais são os objetos de conhecimento, propostos pelo RCNEI, para alunos da educação infantil?

R= O Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil propõe:

- contribuir com a implantação e implementação de práticas educativas de qualidade que possam promover e ampliar as condições necessárias para o exercício da cidadania;

- contribuir com as políticas e programas da Educação Infantil, socializando informações, discussões e pesquisas;

- Considerar as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças de zero a seis anos.

O Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil está organizado em objetivos gerais, objetivos específicos, conteúdos, orientações didáticas para o professor. Essa estrutura se apóia numa organização por idades – crianças de zero a três anos e crianças de quatro a seis anos – que se concretizam em dois âmbitos de experiências: Formação Pessoal e Social e Conhecimento de Mundo, constituídos pelos eixos: Identidade e Autonomia, Movimento, Artes Visuais, Música, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade, Matemática.

Os objetos de conhecimentos propostos são:

Atividades Permanentes: brincadeiras no espaço interno e externo; roda de histórias; roda de conversas; ateliês ou oficinas de desenho, pintura, modelagem e música; cuidados com o corpo; atividades diversificadas organizadas por temas ou materiais à escolha da criança. Seqüência de Atividades : são atividades planejadas , orientadas e seqüenciais, com a intenção de oferecer desafios com graus diferentes de complexidade.

Projetos de Trabalho: são conjuntos de atividades que trabalham com conhecimentos específicos construídos a partir de um dos eixos de trabalho que se organizam ao redor de um problema. São imprevisíveis, podendo ser alterados sempre que necessário.

2. Relacione, em tópicos, o desenvolvimento de crianças desde o primeiro ano até os seis anos no que se refere ao movimento.

R: O primeiro ano de vida:

- predomina a dimensão subjetiva do movimento;

- diálogo caracterizado pelo toque corporal;

- balança o corpo, bate palmas, vira e levanta a cabeça;

- explora seu corpo;

- toca os objetos;

- conquistas no plano motricidade objetiva.

Crianças de um a três anos:

- anda, corre e pula;

- mexe em tudo, explora seu ambiente;

- gestualidade instrumental( joga objetos e consegue segurá-los);

- fase de imitação e do faz-de-conta;

- reconhece seu corpo através de reconhecimento no espelho;

- começa a construção de sua identidade.

Crianças de quatro a seis anos:

- fase da coordenação motora: recortar, colar, encaixar peças;

- tendência lúdica da motricidade, ao recortar um papel transforma a tesoura em um avião;

3. Amparando-se no RNCEI, explique:

a) Por que o trabalho com música é tão importante na educação infantil? Responda e dê uma sugestão de como trabalhar, em sala de aula, a estrutura da linguagem musical nos aspectos da produção, apreciação e reflexão.

E pela musica que a criança se integra entre os aspectos sensíveis, afetivos, estéticos e cognitivos, assim como promove a interação e a comunicação social. Em sala de aula, no aspecto “produção” deve-se explorar todo e qualquer tipo de som, pois a criança nesta fase, imita, experimenta e improvisa os refrãos, as onomatopéias, gestos, como bater os pés, bater palmas, bater pernas, etc. No aspecto “apreciação” deve-se permitir que a criança perceba os diferentes tipos de sons e também perceba o silêncio. No aspecto “reflexão”, a criança deve reconhecer os diversos gêneros musicais, ou seja, das cantigas de roda, das cantigas de ninar, canções folclóricas e/ou populares à música erudita. Podemos trabalhar em sala de aula as rimas pela musica.

b) Como deve ser o trabalho com artes visuais na educação infantil? Responda e cite exemplos.

R= As Artes Visuais, tal como a Música, são linguagens que expressam e atribuem sentido a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade através da organização de linhas, formas, pontos, tanto bidimensional como tridimensional, com espaço, cor, volume e luz, tanto na pintura, como no desenho, na gravura, nos entalhes, nos bordados, nos brinquedos, na arquitetura, etc.

c) Qual é a importância da linguagem oral e escrita na educação infantil?

R= É importante porque amplia as possibilidades de inserção e de participação da criança nas diversas práticas sociais, na construção de muitos conhecimentos e no desenvolvimento do pensamento, dentro das quatro competências lingüísticas: falar, escutar, ler e escrever.

d) Como a criança constrói as noções matemáticas e qual é o envolvimento dela com a matemática?

R= As crianças se envolvem em inúmeras situações de números, quantidades e espaços. Portanto, elas recorrem à contagem e operações para conferir figurinhas, marcar pontos de jogos, repartirem balas entre os coleguinhas, manipular dinheiro, demonstrar sua idade com os dedos e aos poucos vão descobrindo caminhos, estabelecendo referências, posições e comparando distâncias, favorecendo assim a elaboração das noções matemáticas.

4. Qual é a importância do “erro” no processo de aprendizagem das crianças da educação infantil? Responda, com base nos textos da unidade.

R= Devemos sempre, como educadores, valorizar e tornar relativo as diversas formas de erro e procurar o real significado deles. Como uma criança vai adquirir conhecimento se não a deixarmos tentar de novo, tentar outra vez e mais uma outra vez? Para Piaget, “não é suficiente que o aluno saiba que errou, é preciso também ter elementos para avaliar a qualidade do erro”. Se o trabalho pedagógico for organizado de tal forma que o aluno apenas fique sabendo pelo professor, que errou, o erro perderá todo seu valor, pois não há processo de conhecimento sem erro. O erro é parte constitutiva da aprendizagem e do desenvolvimento cognitivo. Tentar impedir de todas as formas que o aluno erre, equivale a obstruir o processo de sucessivas aprendizagens dele.

5. Descreva as ideias e práticas pedagógicas apontadas no tópico “Natureza e Sociedade”. Como professor (a), qual é o seu posicionamento?

R= Apesar de algumas instituições de Educação Infantil enfatizarem as datas comemorativas do Calendário Nacional, rotulando determinadas etnias ou costumes, é necessário que se construa conhecimentos sobre todas diversidades sociais, culturais, geográficas e históricas do nosso país, pois todos esses conhecimentos têm relação com o homem e a natureza e as crianças, além da criatividade, elas refletem sobre paisagens, modos de ser de cada um, como vivem, como trabalham, ou como agiam em outros tempos e hoje. Elas precisam ter com diferentes elementos, fenômenos e acontecimentos do mundo, com questões significativas para que possam compreendê-las e representá-las.

6. Segundo o RCNEI, como deve ser o trabalho com as situações-problema na educação infantil?

R= A partir de uma situação-problema as crianças constroem conhecimentos através de suas vivências, das suas reflexões, das suas ideias e representações. As situações-problemas possibilitam às crianças elaborar suas hipóteses a partir dos conhecimentos que elas já têm no que se refere às operações, notações numéricas, suas representações e comunicação.

UNIDADE 4

EXPERIÊNCIAS DE SUCESSO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Escolha e sintetize um dos artigos da unidade, evidenciando seu posicionamento sobre a temática selecionada. (mínimo de 15 linhas)

R= A IMPORTANCIA DA SOCIALIZAÇAO.

.

Enquanto uma criança brinca, passeia, ouve uma contação de história ou até mesmo participa de uma refeição com outras pessoas, suas funções psicológicas são modificadas. A criança, no entanto, não recebe passivamente esses estímulos, mas atua sobre eles, modificando-os, e incorporando tais transformações na constituição de um plano interno que será a base de seu desenvolvimento. Desse modo, ter amigos, conversar explorar o mundo e brincar com alguém, discutir, ou mesmo brigar com um companheiro, são situações fundamentais para o desenvolvimento infantil. Quando as crianças interagem com outras pessoas, elas se apropriam de significados da sua cultura que as levam construir conhecimentos sobre todo tipo de diversidade, que as modificam e as educam para a socialização, cooperação e interação. A partir daí, ela desenvolve a capacidade de desempenhar tarefas com ou sem ajuda, principalmente se o adulto que a orienta sabe reconhecer as singularidades das crianças, conhece o nível de autonomia de cada uma, consegue colocar desafios que imponham a elas a necessidade de relacionar-se e resolver problemas com seus pares, contribui criando situações de interação, onde cada um possa se conhecer e conhecer o outro, respeitando as diferenças e limitações do outro.

...

Baixar como  txt (22.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »