TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossie FMA

Casos: Dossie FMA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  4.104 Palavras (17 Páginas)  •  990 Visualizações

Página 1 de 17

FUNDAMENTOS E MÉTODOS

DE ALFABETIZAÇÃO

HISTÓRIA DO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA E FALADA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Faça uma síntese dos primeiros sinais da comunicação humana. (Mínimo de 15 linhas)

Os primeiros sinais da comunicação humana foram descoberta através da pesquisa arqueológica. Os arqueólogo buscava resposta para matar sua curiosidade e através de busca nas cavernas eles descobriram os primeiros sinais de comunicação do homem pré-histórico, onde eles retratavam seu dia-dia, a caça e a vida comunitária.

As pinturas rupestres que são encontradas em todas as partes do mundo.

Com a evolução do homem, a escrita foi evoluindo entre os povos, Os Sumérios, chineses, e os egípcios que mais se destacaram. Eles chegaram a criaram uma escrita pictogramas, com o tempo os desenhos foram substituídos por outras formas de representação. Os Sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme.

Os chineses, japoneses e outros povos orientais desenvolveram a escrita ideográfica.

Aos poucos a escrita pictográfica passa para o sistema fonográfico, o hebraico o grego, o russo e outros depois de muito tempo os gregos começam a fazer uso das vogais, na escrita alfabética, que é usada ate os nossos dias.

Hoje são usada basicamente ideográficos ou fonográficos, onde o ser humano precisa deixar sua marca ou registro por onde passa, e uma maneira fazer é a escrita através de livros revistas, de alguma maneira como não temos mais cavernas temos a internet que é o meio mais rápido de comunicação entre o ser humano.

Sairão da caverna com sinais e símbolos escrita e desenhados em pedras para um mundo muito mais real.

‘Os Sumérios é geralmente considerado a civilização mais antiga da humanidade.

2. Sintetize o texto “A função social da linguagem”.

No século XVIII, a escrita era considerada uma arte restrita aos calígrafos. No século XIX, o ensino da escrita é simplificado e preparado para mudanças. Surge, então, o ensino para as crianças da letra manuscrita, a de imprensa ou as duas ao mesmo tempo, assim, a criança lê o que escreve e escreve o que lê. A alfabetização se torna o fundamento da escola básica e a leitura e a escrita da aprendizagem escolar. Os países passam a dar combate ao analfabetismo como forma de acesso ao desenvolvimento social, cultural, econômico e político, pois o fracasso significa: pobreza, doença, fome, marginalização.

Na década de 70, surge o Movimento Brasileiro de Alfabetização, mais conhecido como ―MOBRAL, para a erradicação do analfabetismo no Brasil. O MOBRAL foi extinguiu-se em 1985. Surge, então, a Fundação Educar que tem como principal objetivo integrar a participação comunitária, tanto rural como urbana, nas ações sócio-educativas. O grande interesse da alfabetização é incluir o leitor em uma sociedade letrada para participar buscando seu próprio aperfeiçoamento e desenvolvimento da própria sociedade.

3. Explique as duas propostas metodológicas que têm marcado os debates em torno da alfabetização.

As duas propostas são o Analítico vai do todo para chegar às partes. O método sintético propõe partir dos elementos mais simples, letras e sílabas para chegar aos mais complexos, palavras e orações.

4. Segundo Emília Ferreiro e Ana Teberosky, quais são os dois grandes equívocos a respeito das concepções de alfabetização?

: O primeiro é identificar a leitura como a decifração de um texto; o segundo é identificar a escrita com a cópia de um modelo externo. Os dois equívocos estão relacionados com a idéia de que a escrita é uma simples transcrição gráfica da fala e não uma forma específica de linguagem.

5. Explique como se dá a gênese da escrita na criança.

A aquisição da escrita insere-se, portanto, na história da gestualidade e da fala. O signo visual escrito tem sua origem no gesto, o signo visual inicial que contém a figura escrita da criança. Os rabiscos iniciais da criança são gestos fixados no papel; da mesma maneira que os gestos são formas gráficas no ar. No início da representação gráfica quando a criança executa os primeiros traços de uma produção espontânea, desenho e escrita não se distinguem. Ambos constituem simples marcas visíveis no papel. Com a ação das pessoas, as formas gráficas vão se diferenciando pouco a pouco, seguindo caminhos diversos enquanto umas vão tomando formas mais figurativas – o desenho, outras vão imitando os traços mais objetivos da escrita, com que a criança se depara cotidianamente no seu meio social e cultural.

6. Como você define o que é ler e compreender? Justifique sua resposta.

Ler é compreender, Ler é compreender e compreender é sobre tudo um processo de construção de significados sobre o texto que pretendemos compreender. A leitura é uma atividade na qual se leva em conta as experiências e os conhecimentos do leitor, e exige do leitor bem mais que o conhecimento do código lingüístico.

 Questões para saber mais e para os exames

.

1. Pesquise na internet e registre o significado de: pintura rupestre, pictogramas, escrita cuneiforme e hieróglifos. Arte Rupestre é o nome que se dá ao tipo de arte mais antigo da história, baseado principalmente nas pinturas, desenhos ou representações artísticas gravadas nas paredes e tetos das cavernas. Esse tipo de arte teve seu início no período Paleolítico Superior, e as formas que o homem usava como material artístico eram ossos de animais, cerâmicas e pedras, além de fabricarem as tinturas através das folhas das árvores e do sangue de animais

2. Liste cinco tópicos que você considera mais importantes como marcas da evolução da linguagem escrita.

Primeiro= as primeiras formas de grafismo, foram constituído Poe traços, distantes umas das outras, grafados no osso e na pedra o que leva à hipótese do uso dessas grafias para acompanhar o recitado verbal ritmado.

Segundo=a escrita surgiu da necessidade de registrar a contagem de objetos.

Terceiro= o grafismo tornou para o homem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com