TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossie IF

Monografias: Dossie IF. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  2.222 Palavras (9 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 9

1. O que é filosofia? Qual a sua contribuição para o século XXI?

R: Filosofia é uma palavra grega que significa “amor à sabedoria” e consiste no estudo de problemas relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valolres morais estéticos, à mente e a linguagem.

A inquietação problematizadora e questionadora representa um dos impulsos motores da filosofia. A filosofia pode estar voltada para realidades cotidianas, conceitos, ciência ou sociedade, mas é preciso questionar e desenvolver sua “ tarefa crítica”. A ccrítica, quando se torna radical, incomoda e provoca, já que, diante da “ordem estabelecida” é subversiva aos valores dominantes.

Enquanto a ciência e a técnica utilizam a razão instrumental, mais preocupada com os meios, é preciso investigar outro tipo de razões em outras esferas, a das vivências subjetivas, a fim de recuperar o desejo e a snsebilidade oprimidos no processo de desencantamento do mundo levado a efeito pelos pelas leis naturais e impessoais da ciência.

2. Diferencie o homem e o animal.

R: O homem apesar de ser racional, age de uma forma bem diferente do animal, destacando a sua inteligência e a forma de comportamento.

O homem tem inteligência e capacidade para analisar seus atos, executar tarefas, planejar suas atividades e colocá-las em prática. Através de suas diferenças defronta-se com seu comportamento, sua mudança é constante, seus hábitos, costumes, crenças e culturas. A palavra “razão” predomina seu vocabulãrio.

Os animais são considerados como um ser irracinal, por mai que possamos pensar que ele é um ser livre, realiza seus atos empurrado pelas suas sensações, pelos apetites e pelo instinto natural.

Os animais também são seres inteligentes, mas sempre se reduz à sensibilidade, é um ser que age de acordo com seu instinto, porém seus sentimentos são fortes e puros em relação ao homem. Eles não visam um conhecimento para o futuro, mas vivem a realidade do momento, se expressam de uma maneira natural para a vida.

3. Explique a influência do trabalho na constituição do homem e da cultura.

R: A cultura é um processo que caracteriza o homem como um ser em constante mutação, um ser que transforma, que se faz a medida que transcede, que ultrapassa a própria experiência. O mundo cultura é um sistema de significados já estabelecidos por outros, de modo que, ao nascer, a criança encontra um mundo de valores dados onde ela vai se situar.

4. Esclareça a influência da técnica no desenvolvimento da ciência e da sociedade.

R: A partir do final da Idade Média surge uma nova concepão a respeito da técnica. Antes desvalorizada, ela torna-se o instrumento adequado para transformas o homem em “mestre e senhor da natureza”.

Os burgueses, ligados ao artesanato e comércio, valorizavam o trabalho e tinham espírito empreendedor. O sucesso e o enriquecimento desse ovo segmento social passam a exigir cada vez mais o concurso da tecnica para a ampliação dos negócios: construção de navios mais agéis, utilização da bússula para a orientação nos mares em busca de novos portos, aperfeiçoamento dos relógios etc.

A valorização da técnica alterea a concepção de ciência. Se antes o saber era contemplativo,ou seja, voltado para a compreensão da realidade, o novo homem busca o saber atuvo, conhecimento capaz de atuar sobre o mundo, transformando-o. Essa nova mentalidade permite o advento da ciência moderna. São profundas as alterações provocadas pelo advento da tecnologia em todos os setores da vida humana.

5. Explique os conceitos de alienação e ideologia, citando exemplos. (Pesquise em outras fontes)

R: Alienação trata-se de um conceito que resulta em diferentes compreensões. Quando referimos à pessoas alienadas, no senso comum, associamos à pessoas desligadas, usuários de drogas, pessoas com desconhecimento ou desinteresse com relação aos assuntos relatados nos jornais, entre outras anotações que, em geral, referem-se ao desligamento da pessoa com o que é visto como algo que seria, inicialmente parte da vida dela. Por exemplo desligamento da sua conciência através do uso de drogas ou desligamento de assuntos que são socialmente vistos como de importância.

Ideologia trata-se de um conjuntos de idéias, modos de pensar e de se relacionar para com os valores, as crenças, os costumes, as normas e os modos de encarar os fatos de certos grupos de pessoas da sociedade. É um conjuntos lógico, sistemático e corrente de representações (idéias e valores) e de normas ou regras (de conduta) que indicam e preservem aos membros da sociedade a que devem pensar e como devem pensar, o que valorizar e como devem valorizar, o que devem sentir e como devem sentir, o que devem fazer e como devem fazer.

6. O que significa tecnocracia? Evidencie seu posicionamento.

R: Com o passar do tempos, as formas de controle de produção e divisão do trabalho se tornaram mais rigorosas, desenvolvendo-se para tantos metódos cientificos de “racionalizações” do trabalho, que têm em vista os objetivos já referidos de produtividadem competitividade e especialização. O mundo da produção, assim configurado leva fatalmente à tecnocracia, que significa o domínio dos técnicos da técnica.

 Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais ou internet. Além disso, assista aos vídeos, quando houver indicações.

1. Relacione os conceitos de homem, trabalho e cultura.

2. Faça uma síntese histórica do trabalho.

3. Explique o conceito de mais-valia, exemplificando-o.

4. Escolha uma das ideias defendidas por Karl Marx e evidencie seu posicionamento.

5. Sintetize esta unidade, apresentando, no mínimo, 10 ideias norteadoras.

UNIDADE 2

O CONHECIMENTO HUMANO E CIENTÍFICO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Explique a relação que caracteriza o conhecimento.

R: Na relação que se estabele entre esses dois elementos, a função do Sujeito consiste em apreender o Objeto. Portanto, a simples descrição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com