TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossiê AJR

Casos: Dossiê AJR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  3.105 Palavras (13 Páginas)  •  1.563 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO: ARTES, JOGOS E RECREAÇÃO – 60h

UNIDADE 1

ARTE E EDUCAÇÃO

1. Pautando-se nas discussões empreendidas no fascículo, escreva um texto argumentando sobre a importância da arte no universo escolar.

R: Poderíamos explorar mais a arte no universo escolar, incentivar e valorizar, pois um povo que não tem contato com a arte é um povo sem cultura. Através da arte, o professor consegue avaliar o grau criatividade de cada aluno. No universo escolar se fala muito pouco sobre qualquer tipo de arte, já que muitas delas não estão acessíveis à grande maioria da sociedade, quer por conta do custo ou mesmo por falta de interesse. Valorizar a arte em nossas escolas e trazer a arte para mais perto da realidade dos nossos alunos seria muito interessante.

2. Explique o conceito de arte, citando a arte erudita, a arte de massa e a arte folclórica.

R: A arte erudita - É uma arte que precisa ser apreciada por críticos que entendem do assunto e não esta assim tão disponível para toda a sociedade, só para as elites. Normalmente esta conservada nas mãos de particulares e em museus, onde poucos têm acesso, devido ao valor que cada obra tem.

Arte de massa é aquela que edita moda e consegue atingir uma grande parte da sociedade através da mídia, visando o entretenimento da população. O lucro é a sua principal característica.

Arte folclórica ela geralmente só tem valor no local onde ela foi produzida. Não acompanha modismo, e ela é expressa por formas diversas como o teatro, a poesia e a dança. Ela traduz os sentimentos do seu público.

3. Como era desenvolvida a arte na pré-história?

R: A arte na pré-história era desenvolvida através de desenhos feitos nas paredes das rochas no período chamado de Paleolítico Superior. Os indivíduos que tinham essas aptidões gozavam de certos privilégios, pois achavam que eles eram mágicos, e essas imagens por eles representadas tinham o caráter preditivo.

As esculturas femininas feitas com pedra e barro representavam a fertilidade, aumentando assim a capacidade de procriação. A arte pré-histórica também chamada arte primitiva era empregada para os povos e civilizações primárias. Neste caso envolve as manifestações de povos indígenas, aborígenes que tinham uma cultura cheia de misticismo e superstições.

4. Na Antiguidade, a arte envolveu diferentes culturas: egípcia, grega, romana, cristã primitiva, bizantina e islâmica. Selecione três dessas culturas típicas da Idade Antiga e escreva sobre as principais características da respectiva produção artística.

R: A arte egípcia estava relacionada à cultura religiosa da época. As pinturas retratavam a vida e a grandiosidade dos faraós e tudo que relacionava às ações das divindades e a eternidade. Usava-se muito ouro na construção de estátuas e também nas máscaras que cobriam o rosto das múmias.

A arte cristã: após a morte de Jesus, os cristãos foram perseguidos pelo Império romano. Após a conversão de Constantino essa perseguição acabou. As pinturas nesse período eram feitas nas catacumbas e galerias subterrâneas, que serviam para os cristãos celebrar o culto, que até então era proibido. Aos poucos foram surgindo as pinturas nas paredes e tetos dos sepulcros maiores, que eram reservados aos mártires. Os símbolos usados eram o peixe, a palma, a cruz e a âncora, mais tarde surgem símbolos do Antigo e do Novo Testamento.

A arte bizantina que foi após a consolidação do cristianismo e teve várias influências é do final da Idade Antiga. A arte bizantina conferia rigor e formalidade à figura sagrada representada em alusão à reverência e ao respeito conferido aos imperadores e reis e também faziam uso do mosaico.

5. Qual foi o papel da Igreja Cristã na produção artística medieval? Responda, explicando as peculiaridades da arte na Alta Idade Média e na Baixa Idade Média.

R: A Igreja Cristã tinha o domínio intelectual e cultural, a educação ficou aos cuidados dos monges e sacerdotes católicos. E a arte foi subjugada às necessidades e aos interesses do cristianismo.

Na Alta Idade Média entre os séculos XI e XIII prevaleceu o estilo românico, seguiam os exemplos da arquitetura romana. As Igrejas tinham paredes muito grossas e as janelas eram altas e pequenas, para a proteção contra as forças do mal. Já os castelos tinham a função de dar segurança em tempos de guerra. Já na Baixa Idade Média que vai do final do século XIII ao VX, predominou o estilo gótico, com edificações verticais sugerindo mais perto do céu. As Igrejas tinham paredes mais finas e torres muito altas, tinham grande quantidade de janelas, e levavam cerca de 300 anos para serem construídas. Aos poucos os artistas buscavam também na pintura, dar realismo às características humanas como os santos, os anjos e figuras bíblicas.

6. Esclareça a influência do Movimento Renascentista na arte moderna.

R: O Movimento Renascentista teve uma grande influência na arte moderna, a começar pelo desenvolvimento das ciências e da sociedade laica e outras esferas da sociedade.

Na arquitetura, deixa-se o estilo imponente das catedrais góticas e passam a aproveitar melhor os espaços construídos. As principais características desse período são as janelas quadradas, amplas e com vidros transparentes, para dar maior claridade.

A escultura ganhou um caráter humanista, com proporções reais, com traços do naturalismo do nu artístico.

Na pintura havia a preocupação com a representação do indivíduo e da natureza. Cenas como um encontro familiar ou um passeio no campo tornaram-se frequentes. O uso da tinta a óleo deu mais qualidade e durabilidade à pintura sobre telas, valorizando a cor, espaço, forma, luz, volume e profundidade.

A literatura também ganhou destaque com grandes escritores da época, como Luís de Camões e Bocaccio. Nesse mesmo período surge o barroco, que valoriza o apelo às emoções e traduzia o cotidiano e o universo religioso. A fase final do barroco é denominada rococó que resgata temas da mitologia greco-romana, utilizando muitas curvas e adornos em forma de conchas, folhas, flores e ramos.

7. Na Idade Moderna, são citados pintores, arquitetos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com