TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossiê DID

Dissertações: Dossiê DID. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  5.622 Palavras (23 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 23

zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

EDUCAÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Faça um quadro demonstrativo das várias concepções de educação, ensino e aprendizagem que o texto apresenta, destacando as principais características de cada uma.

Educação Ensino Aprendizagem

Nérici (1968): ato de criar (animais e plantas) e, por extensão, formação de espírito, instrução. Karling (1991): ensinar é procurar descobrir interesses, gostos, necessidades e problemas do aluno; escolher conteúdos, técnicas e estratégias; prover materiais adequados e criar ambiente favorável para o estudo. Karling (1991): aprende-se, ainda, quando se adquire o significado de novas palavras, quando se compreendem novas ideias e se formam novos conceitos.

Libâneo (1992): é um conceito amplo que se refere ao processo de desenvolvimento global da personalidade, envolvendo formação de qualidades humanas- físicas, morais, intelectuais, estéticas, sociais, afetivas etc. Paulo Freire: ensinar não significa transferir conhecimento, mas criar possibilidades para que o conhecimento seja construído. Libâneo (1992): aprendizagem é a assimilação ativa de conhecimentos e de operações mentais para compreendê-los e aplicá-los consciente autonomamente.

Portanto, na aprendizagem há uma relação cognitiva entre aluno e conteúdo que se desenvolve em condições específicas do processo de ensino:

Karling (1991): conceitua a educação como processo que visa ao desenvolvimento integral da personalidade.

Nesse sentido, educação seria adquirida individualmente no contato com as regras e normas de uma sociedade que procuram moldar o indivíduo para conviver pacificamente dentro dos parâmetros permitidos. Libâneo (1992): o ensino tem a tarefa de assegurar a difusão dos conhecimentos sistematizados legados pela humanidade.

O ensino não existe por si mesmo, mas na relação com a aprendizagem.

O processo de ensino, deve estabelecer exigências e expectativas que os alunos possam cumprir. Tem, pois, o papel de impulsionar a aprendizagem e, muitas vezes, a precede.

Piletti: a educação também ocorre onde não existe escola, mesmo em lugares onde não há sequer a sombra de algum modelo de ensino formal e centralizado existe educação.

2. O material aponta diferenças entre educação e escolarização. Escreva um texto considerando essas diferenças e pontuando qual é a importância da escolarização para a formação do sujeito participativo da sociedade (pelo menos 10 linhas).

A educação é um fenômeno social, portanto, cada sociedade precisa cuidar da formação dos indivíduos, preparando-os para a participação ativa nas áreas econômicas, sociais e políticas.

A educação é a base do indivíduo como ser social, sem ela é impossível ter qualidade de vida na sociedade.

Ela se refere ao processo de desenvolvimento global da personalidade, envolvendo a formação de qualidades físicas, morais, intelectuais, estéticas, sociais, afetivas.

Educação e escolarização caminham juntas, porém a educação não ocorre somente no ambiente escolar, mas sim em todos os lugares por onde o indivíduo passa.

Já a escolarização irá ocorrer em entidades de ensino, onde o professor compartilha conhecimentos com o aluno e aluno compartilha conhecimentos com o professor. Isso proporciona ao indivíduo a oportunidade de adquirir e aprimorar conhecimentos, receber informações que serão úteis em sua vida política, social e econômica.

3. As concepções de ensino mudaram no decorrer da história da educação. Atualmente não se aceita que ensinar é gravar ideias na cabeça do aluno. Como o ensino é visto na atualidade?

Atualmente ensinar, significa organizar meios para que os alunos aprendam a fazer. È criar condições favoráveis para a aprendizagem do aluno; ensinar é procurar descobrir interesses, gostos, necessidades e problemas do aluno; escolher conteúdos, técnicas e estratégias; prover materiais adequados e criar ambiente favorável para o estudo.

4. Quais são os fatores que facilitam a aprendizagem? Cite-os e faça um breve comentário sobre o papel do professor em sala de aula.

• Favorecer situações em classe, nas quais o aluno se sinta à vontade para expressar seus sentimentos;

• Fazer com que a composição dos grupos de estudo varie no decorrer do curso;

• Tentar evitar que poucos alunos monopolizem a discussão;

• Compartilhar com a classe, a busca de soluções para problemas surgidos com o próprio professor, como o curso ou entre alunos;

• Expressar aprovação pelo aluno que ajuda colegas a atingir os objetivos do curso;

• Respeitar e fazer respeitar diferenças de opinião, desde que sejam opiniões bem-fundamentadas;

• Expressar aprovação pelo aluno que tome iniciativa, desde que estas contribuam para o crescimento da classe;

• Usar vocabulário que seja claramente compreendido pelo aluno.

O professor como facilitador da aprendizagem precisa procurar compreender tudo que diz respeito ao aluno. Tanto as suas dificuldades na aprendizagem como os seus sentimentos e problemas.

O professor precisa aceitar e respeitar o aluno como ele é, levando em consideração as suas opiniões e pontos de vista.

E professor precisa criar desafios e situações-problema para que o aluno investigue, pense, raciocine e use estratégias pessoais para encontrar o resultado satisfatório.

5. Leia o texto:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com