TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS

Por:   •  11/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.419 Palavras (6 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 6

EDUCAÇÃO:

Através do tratado de Lancaster, entre o governo da Virginia e nações indígenas, no ano de 1744, A Vigínia enviou seus representantes pra comunicar que em uma de suas escolas havia vagas e queria investir nos meninos de suas tribos, o governo pagará todas as despesas, seriam bem tratados e aprenderiam todo conhecimento do homem branco.

Os índios responderam que apreciavam a oferta agradecem enormemente e decidem por não enviar seus meninos, pois aqueles que foram antes, aio retornarem para as tribos eram totalmente inúteis, já não sabiam caçar, não suportavam frio, e etc., de acordo com isto os índios percebem que o ensinamento recebido por alguns dos seus melhores guerreiros os deixaravam mais domesticados, já não sabiam desenvolver suas habilidade, falavam corretamente, tinham adquirido outros costumes, já não eram mais os mesmos, os chefes das tribos agradecem e solicitam que o governo da Virginia envie alguns de seus Jovens e que através da cultura e costumes indígenas os fará homens.

Ao longo do tempo a palavra educação vem sendo usada em dois sentidos, primeiro social a educação que os adultos passam aos mais jovens, orientando-os através de seus próprios conhecimentos, crenças, costumes e outros que adquiriu com o decorrer do tempo. Seus fins são variáveis, uma vês que não a grupo humano que não reconheça outra forma para educar suas crianças e jovens.

Se no ponto de vista social a educação é o conhecimento transmitido pelos adultos, como surge a escola?

Ao longo da historia a Escola surge como instituição social, devido à organição da sociedade ir se tornando mais difícil e muito complexa, tecnologias avançadas, sistematizada.

Em segundo sentido a educação individual aquela dada a determinadas aptidões, de cada individuo, por exemplo, um tem aptidão para uma área especifica da medicina e outro pra outra e este se formara em curso diferente e especialidade diferente. A Educação em seus dois sentidos esta ligada a formação em seu contexto geral.

“Batuque é um privilégio,

“Ninguém aprende samba no colégio”. Noel Rosa

Tem coisas que o Colégio não ensina que se aprende vivendo, com os pais no convívio com outros adultos que transmitem seus conhecimentos de vida, sejam culturais, tecnológicos e afins, contextos sociais costumes e ações de determinados grupos sociais.

O ministério da educação (MEC) apresenta a educação formal como sendo aquela que nos é transmitida pelos sistemas educacionais tradicionais, a não formal aquela adquirida fora dos sistemas, à informal aquele que se fala nas ruas e que aprendemos ao longo da vida.

OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO

Os desafios que se enfrenta nesta sociedade do conhecimento nos leva a pensar que vivemos em um paradoxo, onde não vivemos mais para aquele que continua a nos educar para viver, somos preparados para a uma sociedade que cresce através de um modelo de produção industrial.

Por muito tempo a agricultura era o principal fator de produção, onde os que tinham mais poder controlava as terras, mais chegou um momento da história que esse mundo desabou, era a revolução industrial que chegou ao fim do século XVIII abalando crenças, revendo conceitos e valores mudando totalmente o cenário econômico dos pais, antes um artesão produzia suas peças com suas próprias mãos em sua totalidade, com a industrialização cada parte era confeccionada por um trabalhador com essa chegada abre alas para modernidade e mudança de Paradigmas.

Com esse processo os artesãos perderam seu mercado e praticamente deixaram de existir, com a chegada das fábricas automatizadas que tinham um demanda de confecção dos produtos em maior quantidade e em menos tempo.

E na nossa educação nada mudou diariamente toneladas de informação são despejadas nas cabeças das crianças, jovens, de maneira fragmentada, o presuponhe-se que quanto mais informações o estudante tiver maior será suas chances na vida.

Tudo isso em um mundo que sofre um processo constante de transição tipicamentemente industrial os cinco fatores de produção eram a terra, o capital, trabalho a energia e a materia-prima. Mudou para outro paradigma no qual o conhecimento se tonou o principal fator de produção de valor. Toda mudança de traz revolução no modo de fazer, pensar e de viver.

Nos dias atuais todo conhecimento que se aprendia na escola, se encontra em fácil acesso na nas redes de comunicação em massa, e muito mais rica em conteúdo, e clareza de detalhes.

Precisa mudar e urgentemente no que se refere à educação, temos que abrir espaços para a era da informação em massa, trazendo a praticidade da informação na internet, em fontes confiáveis e de fácil acesso, não fechar os olhos e deixar que o medo do novo atrase a evolução dos novos alunos que já chegam à sala de aula munidas das novas tecnologias, o uso consciente deste meio de conhecimento agrega uma rica e ampla diversidade de opiniões…

- A ERA PÓS-INDUSTRIAL, A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO E A EDUCAÇÃO PARA O PENSAR;

- UNIFORMIDADE VERSUS DIVERSIDADE

O aumento da expectativa de vida cresce todos os vês mais, o consumo de produtos sem pátria, sem identidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (51 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com