TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESCOLA DA VIDA

Por:   •  18/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.316 Palavras (6 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL [pic 1]

UNINTER

ESCOLA DA VIDA

DIANÓPOLIS

2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

UNINTER

ESCOLA DA VIDA

Trabalho apresentado a UTA- Educação e trabalho, no curso de pedagogia. Tutora: Eliane Rodrigues Marinho Centro associado: Dianópolis

DIANÓPOLIS

2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO........................................................................................................ 4

2. DESENVOLVIMENTO............................................................................................. 5

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................... 7

4. REFERÊNCIAS....................................................................................................... 8


INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo refletir acerca da prática pedagógica em sala de aula. Muitos professores continuam presos á metodologia tradicional de ensino, e isso compromete o processo de ensino e aprendizado dos alunos. Os alunos não aprendem os conteúdos, mas sim decoram aquilo que acham que aprenderam.

A ênfase dada pelo filme a “Escola da Vida” traz grandes considerações acerca de duas temáticas: a metodologias a tradicional de ensino é a inovadora, na qual o professor trabalha com assuntos voltados ao dia á dia de seus alunos. O filme sugere meios para que os professores tornem o ensino mais produtivo e embasado.

Nesse processo, o professor tem uma função mediadora que é realizada a partir de ações intencionais, conscientes, dirigidas para um fim específico de propiciar a instrumentalização básica do aluno de modo que permita que este conheça, de forma crítica, a realidade social e que, a partir deste conhecimento.  Haja a promoção do desenvolvimento individual ( Facci,1988, p 26). O professor deve utilizar diferentes metodologias e recursos para facilitar a compreensão de seus alunos.

ESCOLA DA VIDA

Escola da vida é um filme que se inicia no final do ano letivo na comemoração de formatura e a entrega do prêmio de melhor professor do ano. O professor Norman já ganhava o prêmio vário anos seguidos e mais uma vez foi o escolhido como professor do ano. Porém o professor sofre uma parada cardíaca e morre assim que recebe o prêmio. Seu filho Matt Norman já lecionava na escola e promete a si mesmo que vai dar continuidade no trabalho do seu pai. O neto de Norman filho do seu filho do professor Matt vai para o seu primeiro dia de aula na escola com receio, de cara conhece a garota de quem vai gostar durante todo o filme e também o novo professor de história que foi contratado para substituir o eu avó.

O substituto do seu avô é D’ Ângelo, um rapaz jovem que acabou de se formar e estar com a cabeça repleta de ideias para suas aulas e é empolgado no discurso de boas vindas o que já causa certa inveja da parte do professo Matt. O método de ensino do senhor D’ Ângelo esta com base na tendência liberal renovadora e foge completamente do método tradicional do senhor Matt e com isso ele ganha a admiração e carinho dos alunos que desde o primeiro dia de aula onde os alunos já o chamavam de senhor D. O método de ensino do senhor D usa de aulas práticas de histórias, ele faz com que os alunos se coloquem como personagens em determinado acontecimento histórico e faz com que o aluno deixe de ser um mero receptor de informações e passe a ser um aluno crítico e autônomo. E mesmo quando trabalha dentro de sala foge do padrão. Ele não usa o sistema de filas e nem de lugares marcados como o tradicional professor Matt, nas aulas do senhor D inclui também fazer com os alunos formam um circulo e ele fica no centro deste com uma poltrona giratória para ter acesso a todos. Além de dinamizar o ensino, o método do senhor D inclui também fazer com que os alunos comecem a acreditar mais em si mesmos. Já lendo as fichas de todos os alunos e conhecendo suas habilidades e dificuldades ele usa disso para fazer o aluno se sentir melhor e assim participar mais.

Uma renovação assim não e aceita por todos e tomado pela inveja o professor Matt, procura saber o que há de tão diferente na metodologia utilizada pelo senhor D que o senhor Matt considera desnecessária. Matt começa a ficar paranoico e com toda essa repercussão de um novo professor e com isso começa a investigar o senhor D mais de perto. E fazendo varias dessas investigações na escola ele começa fazer papel de ridículo dentro da escola e isso acaba sendo mal recebido pelo seu filho que escuta o que os seus colegas falam de seu pai. E no dia que em que ele resolve seguir o senhor D até o hospital e descobre que o senhor D sofre de um câncer no pulmão é está em fase terminal. Tomando conhecimento sobre isso o senhor Matt fica extremamente confuso, um rapaz naquela idade ser um excelente professor mesmo estando á beira da morte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (92.9 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com