TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO QUE QUEREMOS

Tese: EDUCAÇÃO QUE QUEREMOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Tese  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 2

A EDUCAÇÃO QUE QUEREMOS

A educação tem passado por vários processos no decorrer dos séculos. Para isso, pode-se observar, mediante os relatos históricos, uma grande mudança a partir da Idade Moderna, momento de transição da mão-de-obra manufatureira para a industrial. No entanto, ainda não havia um ensino formalizado, que atendesse ás necessidades do cidadão.

Mas, nesse contexto histórico surgem alguns filósofos que fizeram mudanças valiosas por meio de seus pensamentos. Além disso, é possível verificar com a eclosão da Revolução Francesa, várias idéias iluministas que tenha como objetivo maior a valorização do homem, priorizando sua liberdade e direitos humanos, com o lema de liberdade, fraternidade e igualdade. A partir de então, surgem várias ideias para repensar o processo educacional.

Nesse argumento, de mudança do sistema feudal para o capitalista aparecem as contribuições da sociologia, e posteriormente as ideias de Karl Marx e Friedrich Engels, ambos socialistas, cujo objetivo era trazer melhorias para a sociedade no processo de escravização industrial, em que o homem era visto como uma mão de obra escrava, que produzia sem limites para o enriquecimento do capital.

Para Marx e Engels, o surgimento das indústrias trariam graves consequências ao homem, pois enquanto esse era explorado, aumentava a passos largos o processo de miserabilidade, no contra ponto o enriquecimento dos capitalistas, que viam o homem apenas máquinas produtoras.

Com essas contribuições dos pensadores modernos, foi possível melhorar no perpassar dos anos várias reformulações para o sistema educacional, para isso é possível comparar o passado com o presente e escolher a educação que temos e aspirar a educação que queremos, por meio de decisões que podem causar profundas mudanças, causando por meio delas resultados de suma importância para o cidadão.

Com todas essas mudanças, vejo que precisamos de uma educação que favoreça o conhecimento de todos os alunos sem qualquer discriminação, que gere compromisso, reconheça, valorize a diversidade e, os profissionais da educação, e que tenha projetos educativos que alimente os sonhos e, garanta o direito de aprender.

“A educação tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança estado físico e morais que são requeridos pela sociedade política no seu conjunto”;

A sociedade e cada meio social particular determinam o ideal que a educação realiza”

ÉMILE DURKHEIM

“ O professor que desperta entusiasmo em seus alunos conseguiu algo que nenhuma soma de métodos sistematizados por mais corretos que sejam, pode obter”

JOHN DEWEY

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com