TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPIRISMO: Conhecimento é Derivado da Experiência.

Por:   •  30/5/2016  •  Monografia  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 3

TEORIAS DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

1. EMPIRISMO: conhecimento é derivado da experiência.

1.1. BEHAVIORISMO: doutrina apoiada na proposta teórica de L. Bloomfield e depois por B. F. Skinner, que busca explicar os fenômenos da comunicação linguística e da significação na língua em termos de estímulos observáveis e respostas produzidas pelos falantes em situações específicas. A teoria behaviorista da linguagem parte do pressuposto de que o processo de aprendizagem consiste numa cadeia de estímulo-resposta-reforço. O ambiente fornece os estímulos - neste caso, estímulos linguísticos - e a criança fornece as repostas - tanto pela compreensão como pela produção linguística. A criança, por esta teoria, durante o processo de aquisição linguística, é recompensada ou reforçada na sua produção pelos adultos que a rodeiam.

* Não explica:

- como produzimos e entendemos sentenças nunca ouvidas antes, mesmo fora de contexto;

- rapidez do processo de (imitação demanda tempo para aprender só por observação);

- ‘cabeu’, ‘fazi’, ‘fazeu’, ‘engoliva’ (formas regulares para verbos irregulares).

1.2. CONEXIONISMO: Aprendizagem vinculada a mudanças nas conexões neurais. Cada vez que um estímulo (input) ativa, ao mesmo tempo, determinados neurônios, a conexão entre eles torna-se mais forte. Essa conexão reforçada cria uma rede. Quando um desses neurônios receber um estímulo, toda a rede será ativada. Dá-se grande importância à frequência.

2. RACIONALISMO: Língua é aprendida pela experiência e por uma capacidade inata da criança.

2.1. INATISMO (GERATIVISMO): Teoria de N. Chomsky. A criança já nasce dotada de uma capacidade inata de aquisição da linguagem, e que o aprendizado da língua materna é o resultado de um amadurecimento dessa criança, isto é, uma consequência de suas suposições, respostas ou conclusões, a respeito da língua a ser adquirida. A aquisição da linguagem possui ainda termos chamados de ‘competência’ e ‘desempenho’.

- Competência: o entendimento que se tem da gramática de sua língua;

- Desempenho é como se usa esse conhecimento.

- A criança possui um dispositivo de aquisição da linguagem chamado de DAL, que lhe permite adquirir a linguagem, o qual é acionado através de fala ou frases (INPUT) de adultos, ajudando no desenvolvimento da língua.

- Nesse processo de desenvolvimento da língua a criança conhecerá muitas regras, mas escolherá somente aquelas as quais usará no contexto da língua em que está inserida e que eliminará as outras. - Gramática Universal: já nasce com a criança, cheias de regras de todas as gramáticas que esta usará, transformando-a em gramática da língua.

- Teoria dos princípios e parâmetros: releitura da gramática universal; postula que a língua possui princípios ou leis, que são usados igualmente por todas as línguas, e parâmetros ou leis que possuem representações na língua em que se encontre. Cabe à criança selecionar, a partir do input, o valor que cada parâmetro deve tomar.

2.2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (61.2 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com