TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPREENDEDORISMO E TECNICAS E NEGOCIAÇÃO

Dissertações: EMPREENDEDORISMO E TECNICAS E NEGOCIAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  4.168 Palavras (17 Páginas)  •  916 Visualizações

Página 1 de 17

Faculdade Anhanguera Educacional S.A. de Sumaré

Atividades Práticas Supervisionadas Interdisciplinares.

Etapa 1.

1º Semestre – Ciências Contábeis

Disciplinas:

Comportamento Organizacional

Técnicas de Negociação

Empreendedorismo

Introdução

O propósito desse relatório é mostrar os conceitos do nascimento de uma organização, seus primeiros passos no mercado e seu comportamento funcional.

Os métodos de pesquisas utilizados são apresentados de forma sucinta através das informações que nos foram passadas em salas de aula, nos estudos dos livros textos e análises em outras fontes.

Dessa forma esperamos que essa experiência venha contribuir com a formação e construção de nossos conhecimentos, de forma critica e reflexiva, relativo às aulas temas propostas das disciplinas de comportamento organizacional, empreendedorismo e técnicas de negociação

Empreendedorismo

A capitalização e o meio de produção estão modernizados exigindo maior conhecimento, no passado o essencial era apenas o conhecimento empírico.

Podemos classificar surgimento do empreendedorismo como conseqüência do avanço tecnológico motivando um número maior de empresários a empreenderem tornando o mercado competitivo, fazendo com que os Empreendedores sejam visionários, buscando idéias inovadoras que os permitam sair na frente em meio a tanta competição.

Em tempos decorridos o foco referente ao mercado de trabalho era totalmente o oposto dos conceitos hoje cultivados, após a formação acadêmica as procuras maiores eram por oportunidades em empresas Nacionais e Multinacionais, onde garantia estabilidade, bom salários, cargos que os forneciam status, dentre outros benefícios, ninguém ousaria após a conclusão do curso, em abrir algum empreendimento que colocasse em jogo tudo o que poderia ser conquistado.

Com todas essas mudanças acontecendo, a era da tecnologia e do empreendedorismo, visando o aperfeiçoamento das tarefas do dia-a-dia, no entanto com tamanha velocidade sua presença tornou-se notória quando já tinha dominado o mercado, com isso não houve certa preparação para seguir este novo conceito, e então iniciou a procura de conhecimento e mudanças na cultura do Brasil até se render completamente a essa nova revolução.

Para os Jovens do século XXI existem vários desafios que requerem maior atenção, para que consigam atingir todas as metas que lhe serão exigidas, podemos citar algumas tais como, espírito de liderança, conhecimento dos acontecimentos ao redor do mundo e onde vivem, tratar o empreendedorismo como parte chave da educação, entender que não é apenas uma disciplina e sim uma realidade.

Podemos observar que a cada dia os brasileiros estão mais conscientes referente à seriedade do Empreendedorismo em nosso país, essa disciplina já esta inserida em todos os âmbitos que se refere ao ensino superior, e em breve temos a esperança de ser inserido também na rede regular de ensino (fundamental / Médio).

Um dos pioneiros no Brasil para auxiliar nesta nova visão foi o SEBRAE que orienta a pessoa que deseja abrir sua empresa oferecendo o suporte necessário, entre cursos, palestras, orientações, o governo se conscientizou da importância referente ao empreendedor, e passou a ter vários programas para ajudar no aumento de pequenos negócios, afinal eles também são geradores de empregos e de impostos, movimentando a economia da região e conseqüentemente do país.

“O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais.” Joseph Schumpeter - (1949):

O Empreendedorismo pode ser ensinado, porém existem pessoas que nascem com o dom de empreender, mas somente o dom não funciona, deve-se estudar analisar, para aplicar as técnicas.

Técnicas de Negociação.

A Teoria Geral de Sistemas (TGS) tem como objetivo desenvolver as ciências sociais e estudar as organizações. Com sua consolidação em 1960, ficou clara a preocupação com a organização e seu ambiente interno e externo. Essa Teoria é aplicada em muitas Ciências, por isso, o economista Kenneth Boulding escreveu um artigo sobre o propósito e a necessidade da abordagem sistêmica no mundo científico, onde destaca uma a hierarquia de nove níveis de sistemas que enfatizam a teoria geral de sistemas sendo aplicada na Negociação, onde se tem a perspectiva de um bom êxito nos negócios. A proposta de Martinelli para uma negociação evolutiva foram métodos no processo de negociação, importância da comunicação e outras abordagens.

Dessa forma a empresa que estiver num processo de negociação, deve analisar, e adequar esses métodos de acordo a sua negociação.

A negociação nada mais é do que o processo de alcançar objetivos por meio de acordo nas situações em que existam interesses comuns.

Na inicialização de um processo de negociação é importante antes de tudo identificar os elementos e conceitos conforme os interesses. A previsão dos resultados favorece a consolidação do processo. Um dos aspectos relevantes é a comunicação sendo clara, tende a eliminar os mal-entendidos, porem não é necessariamente sinal de amizade, negociadores tem que ouvir com muita atenção o seu possível cliente, mostrar capacidade de compreende-lo e trabalhar para ajudá-lo a resolver suas dificuldades ou dúvidas.

A negociação é basicamente um somatório de vários aspectos relevantes ou não que buscam interesses comuns, utilizando informações e tempo que irão satisfazer as necessidades dos envolvidos.

Comportamento organizacional

No que diz respeito às aulas-temas de Comportamento Organizacional inferimos que o objetivo dessa disciplina é o estudo do comportamento das relações existentes entre as empresas e seus funcionários e sua estrutura, tanto no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com