TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPRESAS PREOCUPADAS COM O APRENDIZADO, A COLABORAÇÃO

Por:   •  19/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.992 Palavras (12 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

SENAC JESSE FREIRE

PROFESSOR:

QUALIDADE DE VIDA E COLABORAÇÃO

ALUNA

Brasília,

EMPRESAS PREOCUPADAS COM O APRENDIZADO, A COLABORAÇÃO E A SAÚDE DE SEUS COLABORADORES.

A Saúde dos colaboradores tem se tornado cada vez mais importante para a organização, mas ainda assim tem algumas organizações que utilizam como pura estratégia de marketing.

A doença do século é a obesidade que hoje atinge uma maioria, acumulando com a diabetes, o colesterol ruim e o infarto, dentre varias outras vindas do sedentarismo, causado pela diminuição, falta ou ausência da atividade física, seja ela pela falta de tempo ou correria da vida moderna com o aumento da tecnologia hoje se produz cada vez mais e com isso exige do colaborador cada vez mais.

Com tanto índice de afastamento medico há uma diminuição da produtividade, e aumentando o absenteísmo. Com isso as empresas viram que tratando dos colaboradores seus lucros aumentariam, ou seja, é uma forma que prevenir prejuízos posteriores com faltas e licença médica, afinal colaboradores saudáveis rende mais.

Pensando nisso as empresas estão implantando programas de promoção a saúde com isso os colaboradores sentem se motivados e valorizados pois estes programas se estendem as famílias dos colaboradores, dando tranqüilidade ao trabalhador, e resultando em uma ação preventiva em relação a doenças. As ações deste programa incluem a conscientização da importância de uma alimentação saudável e balanceada, a prática regular de exercício físico, buscando a redução do sedentarismo.

Como ação também é usada a contratação de empresas especializadas, que atuam com questionários que avaliam a situação dos colaboradores, que ministram palestras em volta do assunto, que atuam com planos de saúde, e clinicas conveniadas para atendimento empresarial num todo.

Existem empresas que se preocupam tanto com o capital humano que estão investindo em um espaço de vida saudável, onde o funcionário tem a possibilidade de cuidar não só da saúde física, mas da mental também, com espaços de sinuca, skate, quadra de esporte, academia, área verde, churrasqueira, entre outras coisas voltadas ao colaborador, com isso estas empresas estão observando um significativo aumento na produção, pois seus colaboradores estão longe do estresse, da doença e com isso estão em alta no requisito motivação, gerando resultados, vestindo a camisa da organização.

Como exemplo podemos mencionar a Volvo, uma empresa do polo automotivo, fundada há 87 anos e 37 no Brasil, com muitos funcionários em todo o Brasil e fora dele, trabalhando com a fabricação de caminhões, de vários tipos, chassis, ônibus e motores, serviços considerados pesados e com isso uma preocupação maior com saúde de seus colaboradores, mas com a implantação de políticas voltadas a programas, incentivos e lazer está conseguindo motivação alta e uma produtividade excelente.

A volvo se transformou uma referência na categoria saúde com uma equipe médica dentro da fábrica em tempo integral com diferentes especialistas, plano de saúde e odontológico, para toda a família do colaborador, benefícios como desconto em medicamentos, óculos e lentes, programas de combate ao estresse, ao tabagismo, a obesidade e a dependência química. Há também uma preocupação com a prevenção que atua com atividades de esporte e lazer numa área especializada, com muito verde, quadras de esporte, futebol, ginásio, academia.

Esta empresa tem na comunicação interna um ponto forte, onde o manual de conduta e seguido a risca, outro fator em que a empresa se destaca é na remuneração que é 20% acima do mercado, é um principio da empresa, que trabalha também com PLR. A empresa conta ainda com um personal que atua na área de desenvolvimento de carreira, com metas individuais anuais que são definidas junto com o chefe sincronizado com o ideal da empresa, o plano de desenvolvimento pessoal, planejamento de carreira. Conta também com programa de bolsas de estudos de 50% em qualquer nível escolar, 70% para cursos de idiomas, a empresa acredita que ampliando o conhecimento de seus colaboradores esta favorecendo a empresa, funcionários que apresentam liderança são incluídos num programa de desenvolvimento de liderança, que inclui gestão de pessoas, gestão empresarial, gestão de negocio e de qualidade de vida.

Com cerca de 2000 funcionários em 2007(ano em que foi feita a reportagem na revista edição especial VC/AS & EXAME,de onde foram retiradas informações deste trabalho), a empresa adquiriu nota 100 no requisito saúde, 91,1% dos colaboradores consideram se motivados, 87% acreditam ter desenvolvido e 88,7% aprovam seus lideres. A empresa oferece estratégia e gestão, liderança, cidadania empresarial, politicas e pratica, carreira, desenvolvimento, remuneração e benefícios e saúde.

O laboratório Sabin, em Brasília promove um grupo de corrida, e como seu quadro de funcionários a maioria é de mulheres, conta com uma parceria em salões de beleza próximos, pensando no bem estar de seus colaboradores.

A empresa Crescimentum utiliza a estratégia de bonificação em dinheiro para os colaboradores que não só participam, mas que também demonstram esforço e mudança no estilo de vida, a empresa estimula seus colaboradores a fazerem um acompanhamento nutricional e serve frutas e sucos naturais de 3 em 3 hora, montaram um grupo de corrida, e em dois anos avaliaram as mudanças não só na produtividade mas também na saúde de seus colaboradores, que recebem premiações em dinheiro.

Existe a premiação das empresas por seus programas de qualidade de vida (PNQV), anualmente realizada pela ABQV (Associação Brasileira de Qualidade de Vida), que seleciona empresas se destacam com excelência e boa pratica em gestão das suas iniciativas para promover a saúde e o bem estar da sua força de trabalho, em 15 edições realizadas até o ano de 2012, o PNQV foi entregue a 65 empresas de diversos portes e segmentosa cada ano cresce o interesse das empresas pela qualidade de vida de seus profissionais. A ABQV avalia quais iniciativas as organizações possuem, como que as ações são planejadas, implantadas e gerenciadas ao todo são 11 critérios:

  • Conhecimento do cliente e do mercado;
  • Responsabilidade social;
  • Liderança e constância de propósitos;
  • Visão de futuro;
  • Valorização das pessoas;
  •  Orientação para processos e informações;
  •  Geração de valor;
  • Pensamento sistêmico;
  • Aprendizado organizacional;
  •  Cultura da inovação;
  • Desenvolvimento de parcerias.

Todas as empresas participantes recebem um relatório diagnostico que indica quais os pontos fortes e quais oportunidades de melhorias que o programa tem; o que ajuda a organização a buscar uma melhor gestão da atividade em questão. As empresas vencedoras são as que apresentaram alto índice de cumprimento de requisitos exigidos, apresentando relatórios comprobatórios, os critérios do modo de excelência em gestão da fundação nacional de qualidade.

As empresas vencedoras são reconhecidas em três categorias de acordo com o nível de gestão do seu programa, com o intuito de proporcionar a empresa o acompanhamento do processo evolutivo do seu programa de qualidade de vida:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (187.1 Kb)   docx (227 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com