TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENSINO RELIGIOSO ONTEM E HOJE

Por:   •  21/2/2021  •  Artigo  •  3.226 Palavras (13 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 13

FAVENI

FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

ENSINO RELIGIOSO

JOVELINA JORGE DOS SANTOS BARBOSA

ENSINO RELIGIOSO ONTEM E HOJE

Minas Novas

2021

ENSINO RELIGIOSO ONTEM E HOJE

Declaro que sou autor(a) deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de violação aos direitos autorais. “Deixar este texto no trabalho conforme se apresenta, fonte e cor vermelha”.

RESUMO

Este trabalho reflete sobre a educação religiosa enquanto disciplina e sua importância no papel de transmitir valores à sociedade. Este artigo tem como metodologia uma abordagem qualitativa onde foi feito uma pesquisa de cunho bibliográfico para que através de outros artigos eu pudesse ter embasamento legal para desenvolver este trabalho. O principal objetivo deste trabalho é refletir sobre a historia do ensino religioso em nosso país e os desafios encontrados pelos professores para desenvolver as aulas de Educação Religiosa na atual sociedade. O Ensino Religioso foi introduzido no Brasil logo após o seu descobrimento. O ensino foi introduzido pelos jesuítas que tinha a intenção de catequisar os índios, mas se estendeu por todo o território. A religião católica ainda é a predominante no nosso Brasil com 50% dos brasileiros. O ensino religioso é colocado no currículo escolar como disciplina que tem matricula facultativa para os estudantes, porem para os que foram matriculado é obrigatório participar das aulas.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino Religioso. Fé. Jesuítas. Religião.

INTRODUÇÃO

A fé é um assunto que sempre esteve em pauta em conversas e nunca ninguém chegou a um consenso sobre o que é fé. Este trabalho aborda sobre este assunto e outros que estão relacionados a disciplina de Ensino Religioso nas escolas publicas e particulares de nosso país.

Este artigo traz como tema Ensino religioso ontem e hoje. A escolha deste tema se deu porque foi preciso fazer uma busca sobre a introdução do Ensino Religioso no Brasil até os dias atuais. Não pretendo com este trabalho adentrar ao mundo das escolhas religiosas, pois se trata de um campo que há muita peculiaridade e não é meu objetivo defender uma ou outra religião, pois o objetivo do Ensino Religioso não doutrinar pessoas ou converter nenhum aluno em uma religião específica.

O problema originou esta pesquisa é saber como aconteceu a trajetória do Ensino Religioso no nosso país desde sua introdução até os dias atuais.

Conhecer a trajetória do Ensino Religioso contribui para entender as mudanças que esta disciplina teve no currículo escolar durante toda sua trajetória na educação. O ensino Religioso chegou com os portugueses, pois o primeiro ato solene destes aos chegar em nosso território foi celebrar uma missa, talvez seja por isso que metade dos brasileiros são católicos. O ensino Religioso foi usado como referência quando os jesuítas começaram a catequisar o povo brasileiro quando chegaram aqui em 1549. A proposta deles foi adotada em todo o território no período colonial brasileiro.

A construção deste trabalho foi feita através de uma pesquisa bibliográfica onde foi feito uma retrospectiva sobre o ensino Religioso desde a sua introdução no Brasil até os dias atuais. Após realizar a leitura de todos os documentos que serviram como referencial para o este trabalho, ele foi dividido em duas partes: a primeira parte fala sobre a história do Ensino Religioso no nosso país e a segunda parte aborda sobre os desafios dos professores perante as aulas de ensino Religioso.

1 EDUCAÇÃO E HISTORIA DO ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL

A fé sempre esteve presente na vida das pessoas. É uma forma de acreditar no invisível e numa força superior que tem poderes sobre os seres vivos e toda criação. Os primeiros cristãos viviam a fé guardando os mandamentos de Cristo e que isso aliado a boas ações seria possível para alcançar a vida eterna prometida por Cristo. Mas o que seria a fé ? Muitos defendem que ter fé é crê firmemente em algo mesmo que não seja possível tocá-la. A fé não exige provas materiais e pode surgir sem nenhum motivo aparente. No aspecto religioso a fé significa ser fiel a algum culto a aos principio bíblicos , já para a filosofia a fé é algo que se constrói através da crença em algo, alguém ou alguma coisa.

Na análise existencial defendida por Frankl a fé é vista como uma categoria transcendental e pode ser pensada como experiência íntima de cada pessoa.

A fé pode esta ligada a razões ideológicas, emocionais ou religiosas. No Brasil ela está muito ligada ao catolicismo, pois está ligada as diretrizes da igreja católica. Isso acontece porque os colonizadores introduziram o catolicismo aqui , pois era a religião predominante de Portugal.

Quando os portugueses chegaram a nosso país encontram os índios que habitavam o território brasileiro. A religião dos índios era baseada na crença em espírito dos antepassados e na força da natureza. Não tinha uma religião específica, pois cada um tinha sua crença. Assim como acontece atualmente os índios faziam suas festas e cerimonias religiosas.

Assim que os portugueses chegaram a solo brasileiro foi celebrada a primeira missa. Esta foi considerada um marco histórico para o início da historia do Brasil. De acordo com os relatos da carta que Pero Vaz de caminha escreveu ao Rei de Portugal D. Manuel , relatando sobre o descobrimento do Brasil a primeira missa foi celebrada pelo frei Henrique

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (62.6 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com