TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTAGIO BÁSICO I

Por:   •  18/5/2015  •  Resenha  •  1.258 Palavras (6 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Amanda Evem Sena Cristo

Relatório

Relatório técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina: Estágio Básico II, do curso de Psicologia, no CEULP/ ULBRA.

Professora: Almerinda Maria Skeff Cunha .

Palmas-TO

 2015

Introdução

Este relatório apresenta os dados levantados no decorrer do primeiro bimestre da disciplina de Estagio Básico II, sobre observação, e sua importância para a psicologia.A área escolhida para o aprofundamento dos conhecimentos sobre as áreas de atuação do psicólogo foi a área clinica, que atua na promoção de saúde mental, utilizando a pesquisa, diagnostico, prevenção e acompanhamento psicológico.  

Objetivo Geral: Observar a atuação do psicólogo clinico, e seus instrumentos, técnicas, entraves, desafios e possibilidades da área.

Objetivo Especifico: Analisar a pratica psicólogo clinico, verificando as possibilidades de atuação deste profissional.

Metodologia

A metodologia utilizada para as visitas dos campos de atuação da psicologia foram às seguintes: Observação, protocolo de observação e a carta de apresentação. O campo escolhido para a G1 foi o campo de atuação clínico, que “atua na área especifica da saúde, colaborando para a compreensão dos processos intra e interpessoais, utilizando enfoque preventivo ou curativo, isoladamente ou em equipe multiprofissional em instituições formais e informais” Atribuições Profissionais do Psicólogo no Brasil. (1992).

A observação tem se mostrado uma das áreas das metodologias de pesquisa mais satisfatória de levantamento de dados sobre o comportamento dos indivíduos e das influencias do ambiente sobre ele, deste modo está metodologia ofereceu total suporte para as visitas, o que fez ser possível o levantamento das informações necessárias ao acadêmico.

O protocolo de observação teve uma função pratica indispensável para o observador, pois é através deste instrumento que o acadêmico pesquisador tem a oportunidade de registrar os dados coletados na visita. Segundo Danna, M. F., & Matos, M. A. (1999), “o protocolo de observação é a folha onde o observador registra os dados coletados. Um protocolo contém uma série de itens, que abrangem informações relevantes para a análise de comportamentos.”

Outro instrumento metodológico utilizado foi à carta de apresentação, que teve significação importante para o intermédio entre acadêmico e instituição clinica, trazendo uma breve apresentação do acadêmico e nos permitindo estar naquela visita de campo.

Referencial Teórico

A área da psicologia clínica atua na avaliação, intervenção, reabilitação e prevenção psicológica em diversas situações, apontando o desenvolvimento do bem estar do indivíduo, a partir do entendimento crítico e reflexivo da complexidade e da individualidade subjetiva de cada individuo. O psicólogo clinico tem como atribuição: “Realiza pesquisa, diagnóstico, acompanhamento psicológico, e intervenção psicoterápica individual ou em grupo, através de diferentes abordagens teóricas.” Atribuições Profissionais do Psicólogo no Brasil. (1992).

 Esta área de atuação utiliza de diversos instrumentos para o bom desenvolvimento de suas atribuições, ele realiza avaliações através da observação, escuta, entrevista, teste, dinâmicas de grupo, ludoterapia, desenhos entre outros. E assim ele avalia e decidem quais são os processos e intervenções que poderá utilizar para cada caso clinico e através da observação da progressão do caso também ira avaliar se o instrumento utilizado está sendo eficaz no processo terapêutico.

 Os psicólogos clínicos podem atuar em diversos locais, sendo em clinicas particulares, nas instituições de saúde pública, hospitais. Quando os estudantes de psicologia ainda estão na faculdade são treinados profundamente sobre as diversas abordagens e técnicas disponíveis, e no fim de sua formação ele procurara atuar na área que mais lhe agrada, se for à área clinica ele irá atuar conforme as técnicas e abordagens aprendidas para a promoção de saúde e tratamento de psicopatologias. Existem diversos cursos e pós graduações que podem enriquecer o currículo profissional do psicólogo clinico, desenvolvendo mais profundamente áreas que foram abordadas em sua formação acadêmica.

O código de ética do psicólogo institui que o psicólogo “baseará seu trabalho no respeito e na promoção de liberdade, da dignidade e da integridade do ser humano nos valores que embasam a Declaração Universal dos direitos humanos.” O Conselho Federal de Psicologia (2014). O que remete a necessidade de que o profissional atuante da área clinica tem de promover a saúde do individuo sem ferir a sua integridade e seus valores.  

Resultados

Os acadêmicos do curso de psicologia do CEULP ULBRA da disciplina de estagio básico II estiveram em contanto neste primeiro momento com o campo de atuação da psicologia clinica, nos foi dada oportunidade de visitar duas instituições clinicas, o SEPSI, Núcleo de atendimento à comunidade do Ceulp Ulbra-N. A.C, que tem como visão oferecer uma prática de qualidade aos acadêmicos de psicologia do centro Universitário Luterano de Palmas e prestar atendimento publico a comunidade de Palmas, e a POLICLINICA, que presta atendimento de psicologia para a comunidade, pelo sistema único de saúde o SUS.

O Sepsi é uma clinica escola, que trabalha com uma estrutura completa e organizada para o atendimento ao seu publico, e também para que os acadêmicos tenham todas as condições necessárias para prestarem atendimento pratico que irá ser de valia para sua formação acadêmica, com professores que os avaliam e orienta neste processo, a clinica escola dispõe de uma equipe interdisciplinar, com seis profissionais do campo de psicologia, salas de acolhimento, salas de atendimento adulto e infantis, atende a partir de livre demanda, e também através de encaminhamento, trabalho com atendimento individual e grupal. É uma entidade filantrópica, e não atende acadêmicos de psicologia por uma questão de sigilo profissional. São utilizados diversos instrumentos para a atuação em terapia, utilizam testes psicológicos, ludoterapia, brinquedoteca, sala de observação, sala de acolhimento e psicoterapia em grupo etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (143.7 Kb)   docx (39.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com