TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTAGIO SUPERVISIONADO EM IGREJA

Por:   •  20/9/2021  •  Monografia  •  4.185 Palavras (17 Páginas)  •  820 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

ESTÁGIO IGREJA

2021

A rotina de atividades

Farei um resumo da rotina de atividades direcionadas para a infância e para a juventude, citarei alguns dos eventos que realizamos mensalmente com o intuito de promover o desenvolvimento do sentimento coletivo, da solidariedade social e do espírito de cooperação nos congregados e nos convidados para esses eventos. Quero destacar que esses eventos são organizados e realizados pela congregação, mas que são abertos à comunidade local, o nosso objetivo está centrado em alcançar as crianças e os jovens que vivem no bairro onde a congregação está instalada. Aos sábados, à noite, das 19:00 às 21:30, realizamos encontros com os adolescentes e jovens, numa programação de louvor. Em alguns desses sábados também são realizadas atividades recreativas/educativas, nominadas de gincanas. Aos domingos, no horário de 8:00 da manhã, servimos um café da manhã para as crianças e jovens que estão presentes para as atividades matinais. Essas atividades são de leitura e estudo sistemático das Escrituras, isso é realizado com um suporte de revistas preparadas para as devidas faixas-etárias.

No dia de quarta-feira acontece, à tarde, um encontro com as crianças e adolescentes do sexo feminino, para uma atividade com o grupo de nome “mensageiras do Rei”, esta atividade visa a confirmação da fé, bem como treinar cada menina para o trabalho missionário em sua escola, sua vizinhança, seu bairro. Esse grupo também desenvolve a veia artística, treinando e apresentando coreografias, de cunho evangelístico, nos dias de reunião coletiva. Esse é um trabalho belíssimo e merece destaque. Há em nosso planejamento anual de eventos, passeios aos sábados em praias, em parques e zoológicos. Os acampamentos são dois durante o ano; um no período de carnaval, outro no mês dos jovens. O mês de agosto é dedicado aos jovens e as atividades são intensificadas. Durante os sábados apresentamos programação variada, com palestras e assistência social. Geralmente as palestras envolvem temas como: auto-estima; cuidados pessoais com o corpo/aparência; namoro/ficar; noivado, casamento, 30 sexualidade.

No mês de maio de 2006, por exemplo, realizamos o primeiro encontro anual de namorados e noivos da congregação, aberto à comunidade. Nesse encontro servimos um jantar, foram realizadas algumas dinâmicas de grupo e um palestrante falou sobre a concepção de namoro e noivado no século XXI. Recentemente, dia 20/05/2006, também num sábado, abrimos as portas da congregação para um evento extraordinário. Vinte e cinco pessoas de outra comunidade de fé integravam o grupo que era formado em parte, por profissionais da área de saúde, nutrição, estética, teologia e psicologia. Iniciamos as atividades às 7:00 da manhã, servimos um reforçado café da manhã para 60 (sessenta) crianças, adolescentes e jovens da igreja e da comunidade local. Conscientizamos sobre a programação do dia, a importância das atividades, bem como de todo o programa até o final da tarde, às 17:00 h. Formamos grupos por faixa-etária, com as turmas organizadas em salas, iniciamos um trabalho educativo, iniciado com a leitura de um texto bíblico. Os profissionais da área de saúde iniciaram uma palestra sobre cuidados pessoais, culminando na aplicação de flúor, para as crianças de 03 (três) a 12 (doze) anos. Noutra sala, os adolescentes e jovens foram orientados por profissionais da área de nutrição e estética sobre questões de cuidados com a alimentação diária e com a aparência, culminando no tratamento de pele e cabelos da maioria presente.

Após o almoço, realizamos dinâmicas para os adolescentes e jovens, além de uma palestra sobre auto-estima. Finalizamos a programação desse sábado com um culto festivo, de louvor e agradecimento a Deus. Dia 07/09/2006, realizamos um passeio, num parque aquático numa cidade próxima à capital baiana. Foi um evento para toda a família e para pessoas da comunidade que quisessem participar. As crianças ficaram muito felizes e os pais envolvidos nas atividades e brincadeiras também puderam ter um dia dinâmico e muito proveitoso para a integração mútua com a igreja ali representada. Apesar da chuva valeu a pena. 31 Dia 15/10/2006 realizamos um dia de festa para as crianças de 03 a 13 anos de idade.

A programação elaborada para as crianças da congregação contemplou a veia evangelística, assim convidamos também crianças da comunidade. A programação foi iniciada às 08:00 da manhã, com um café. Depois fizemos uma abertura com histórias bíblicas contadas através de fantoches. Dividimos, em seguida, os grupos por faixa-etária para realização de oficinas. Ao meio dia servimos um almoço, depois retornamos para os grupos e ensaiamos atividades para serem apresentadas no culto das crianças, às 16:30. O culto vespertino teve a participação de todas as crianças que passaram o dia ali conosco. Após a abertura, cada grupo apresentou alguma atividade para os pais que atenderam ao nosso convite para este momento do culto infanto-juvenil. O encerramento foi às 17:30 e foi bastante emocionante para todos.

Através desses mais variados eventos, constatamos nesses 6 (seis) anos de atuação, que a infância e juventude encontram aportes na igreja para fortalecer a personalidade e desenvolver o caráter cristão, além de percebermos o processo de integração mais intensa dos indivíduos no grupo e na própria comunidade local. As pessoas que são convidadas para as atividades admitem que antes de participar delas, havia certa resistência para entrar numa igreja evangélica, mas através dos eventos, barreiras de preconceitos foram rompidas e elas passam a conceber o ambiente cristão como um lugar agradável e que propicia o fortalecimento de cada um como ser humano, mesmo que, a priori, não professem a mesma fé. Interessante notar que através dessas atividades muitos jovens passam a freqüentar a congregação e posteriormente assumem um compromisso de fé junto a ela. Temos testemunhos nesse sentido, e a igreja está crescendo. Fico satisfeita em ver os resultados positivos, o que me faz lembrar da igreja descrita em Atos, ela que numa proposta diferenciada de viver em comunhão, também crescia “louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo“. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar”. 18 _________________ 18 HAGEE, John, C, 2001, Atos dos apóstolos 2. 41-47. 32 Os resultados obtidos são bons em dois aspectos: novas pessoas passam a integrar a igreja local, os membros sentem-se motivados a perseverar na fé e a desenvolver mais e melhores atividades, sentindo-se úteis no mundo e atuantes no “Reino”. Sentem-se cumprindo ordenanças básicas de Jesus ao dar testemunho de fé e colaborar para que outras pessoas encontrem o porto seguro que é Jesus Cristo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)   pdf (148.3 Kb)   docx (63.6 Kb)
Continuar por mais 16 páginas »