TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRATEGIA COMPETITIVA DE INOVAÇAO

Exames: ESTRATEGIA COMPETITIVA DE INOVAÇAO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITARIO ANHANGUERA DE CAMPO GRANDE-UNAES II

Acadêmica: Rosimeiry da Costa Maldonado RA: 0981000199 10° sem/2013

Curso: Engenharia de Produção.

Disciplina: Projeto de Fábrica e de Instalações Industriais.

Professor: Rosley Furtado.

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA – Ecogen Brasil Soluções Energéticas S.A.

No dia dezesseis de setembro de dois mil e treze, realizou-se uma visita técnica dos alunos do 10° semestre do curso de Engenharia de Produção, do Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande –UNAES II- Campo Grande (MS), a Ecogen Brasil Soluções Energéticas S.A, empresa instalada no shopping Campo Grande localizada à Avenida Afonso Pena, 4909, Vila Santa Fé, Campo Grande (MS), organizada pelo professor Rosley Furtado, que ministra a disciplina Projeto de Fábrica e de Instalações Industriais.

A Ecogen Brasil Soluções Energéticas S.A, líder brasileira no desenvolvimento e implantação de projetos de eficiência energética. E tornou-se, ao longo dos anos, uma referência no setor de cogeração, dispõe de profissionais altamente qualificados para fornecer consultoria especializada e desenvolver projetos adequados às necessidades de cada cliente. Seu ramo de atuação é principalmente nos setores comercial e industrial e tem como maiores clientes indústrias, edifícios comerciais, shopping centers e hotéis, sendo que, no âmbito da atividade de produção e co-geração de energia, utilizando-se, de acordo com cada caso, de combustíveis alternativos para gerar eletricidade e energia térmica. Seus projetos desenvolvidos podem utilizar gás natural, diesel, biogás e biomassa, entre outros combustíveis alternativos.

O objetivo desta visita foi verificar o funcionamento e desenvolvimento de projetos de co-geração e eficiência energética que a empresa oferece a clientes com consumo energético expressivo e também o desenvolvimento de projetos atendendo às necessidades de cada cliente.

Fomos recebidos por um de seus responsáveis técnicos que levou-nos para conhecer o local e observar sua estrutura, seus equipamentos, o trabalho dos técnicos e, até o setor administrativo de controle. Ele nos orientou dos diferentes tipos de serviços prestados tais como:

• Cogeração: um processo de produção, utilização e implementação de sistemas integrados com moto gerador, chiller, caldeira e turbina, para gerar energia elétrica e também energia térmica sendo água gelada, água quente ou vapor.

• Geração de energia elétrica: neste processo ocorre a implementação de motores a diesel ou também no gás natural usados para a geração de energia elétrica no horário de ponta e também no horário fora de ponta para locais onde exista uma diferença entre o preço do combustível e energia elétrica seja favorável.

• Frio/Vapor: neste processo ocorre a implementação de equipamentos de alta eficiência tais como chiller e caldeiras para a geração de água gelada, água quente ou vapor. Ela engloba todo o projeto dimensional da matriz energética favorável ao cliente, definição dos equipamentos, instalação, manutenção e operação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com