TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impactos do Estresse na Qualidade de Vida

Por:   •  29/6/2016  •  Monografia  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Há muito tempo o homem procura o pleno equilíbrio entre trabalho e qualidade de vida, buscando criar um ambiente harmonioso para o exercício de suas atividades. Encontrar esse ponto de equilíbrio entre o que é viver com qualidade, administrando as expectativas e as necessidades do trabalho e do empregado é atualmente um grande desafio para as organizações. Alguns fatores agravam esse desafio das empresas como a crise econômica em que o mundo tem vivenciado, as exigências da vida contemporânea, onde a presa e as incertezas reinam, isso sem falar da obrigação de estar sempre ligado, conectado e produzindo.

O tema desta monografia diz respeito sobre os impactos do estresse na Qualidade de Vida no Trabalho.

O ambiente de trabalho nunca esteve tão estressante e, é preciso aprender a contornar o estresse do dia a dia na vida pessoal e organizacional para conseguir usufruir da qualidade que a vida moderna oferece. Essa é a questão principal do trabalho: Quais os impactos do estresse na qualidade de vida do trabalhador?

Portando, o presente trabalho tem como justificativa a observação de que atualmente o estresse é um assunto que atinge grande parte dos trabalhadores, podendo inclusive ser caracterizado como uma epidemia, principalmente em profissionais da educação, médicos, profissionais de suporte e executivos.

Segundo o ISMA- BR, profissionais que vivem sob pressão até o limite da exaustão, podem apresentar comportamentos agressivos, depressivos, crises severas de ansiedade e, são clássicos candidatos ao diagnóstico de BURNOUT, entre tantas outras sérias consequências para sua vida pessoal e profissional e, consequentemente para a performance da empresa em que desempenha suas funções.

O objetivo geral desse trabalho é analisar o estresse, seus principais fatores geradores e as consequências na qualidade de vida do trabalhador. Os objetivos específicos são: verificar quais os sintomas do estresse, detectar quais as fontes geradoras do estresse, analisar quais são os principais fatores causadores de estresse nos profissionais, indicar propostas de intervenção com a finalidade de diminuir o nível de estresse dos profissionais e gerar Qualidade de Vida no Trabalho.

A hipótese do trabalho baseia-se no fato de que o maior custo associado aos elevados índices de estresse é a perda de saúde do colaborador, porém para as organizações e o país, as perdas de produtividade ligadas ao absenteísmo, adoecimento também são elevadas.

Os níveis elevados de estresse podem levar ao adoecimento do indivíduo, quando seus limites não são respeitados e, para minimizar seus impactos, desde 2001 instituições preocupadas com a melhoria da qualidade de vida, criaram o Dia Nacional de Conscientização do Estresse no Brasil, que tem servido de modelo para ações em diversas cidades no país.

O principal desafio é saber dosar o estresse e cuidar da saúde.

Os capítulos deste trabalho destacam o estresse no ambiente organizacional, suas fases, identificando possíveis agentes estressores e suas consequências com a intenção de sugerir ações que possam minimizar seus impactos na vida pessoal e profissional do indivíduo. O estudo abordará alguns programas que possam melhorar a Qualidade de Vida do Trabalhador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (96.5 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com