TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estresse e Qualidade de Vida

Por:   •  28/4/2017  •  Seminário  •  1.292 Palavras (6 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

ESTRESSE...............................................................................................................7,8 

PROTOCOLO DE TRATAMENTO .............................................................................9

PESQUISA    ..............................................................................................................................10,11

CONCLUSÃO ...........................................................................................................12

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS..........................................................................13

 


  1. INTRODUÇÃO

Nossa sociedade é marcada pela constante rotatividade de informações. A todo momento nos deparamos com mudanças que exigem adaptação conseguidas, muitas vezes com grande desgaste o que juntamente com outros fatores propiciam o aparecimento de estresse.

 Atualmente os profissionais da área de beleza estão frequentemente expostos a fatores físicos e psicológicos que podem comprometer sua saúde, capacidade laborativa e consequente performance. Entre os fatores mais comuns estão: permanência em postura estática e/ou inadequada prolongada, execução de movimentos repetitivos, exposição a agentes infecciosos, produtos químicos, vapores e ruídos, jornada de trabalho extensa, cobranças por produtividade, entre outros. Tais conflitos favorecem o surgimento de estresse em níveis diferentes.

Levando em conta os danos causados pelo estresse excessivo, no que concerne à saúde física e mental, tornou-se fundamental para profissionais capacitados, o entendimento do conceito, visando diminuir seus efeitos negativos sobre a população, bem como garantir melhorias na qualidade de vida. Muitas pesquisas sobre o tema vêm sendo feitas e a cada dia surgem novidades com relação ao estresse, suas implicações e formas de intervenção.

Com o objetivo de abordar os conceitos e metodologias que melhor cabe para cada paciente no nível de estresse, aplicamos propostas de intervenção com nossos conhecimentos adquiridos ao longo desse semestre.


ESTRESSE

A palavra em latim stress deu origem ao termo na Língua Portuguesa. De acordo com o dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, estresse significa “conjunto de reações do organismo a agressões de origem diversas, capazes de lhe perturbar o equilíbrio interno” (FERREIRA, 1993, p. 233 apud BAÑEZ; ZANELLA, 2014). Já na década de 90, o estresse passa a ser enquadrado pela Organização Mundial da Saúde - OMS como o mal do século, sendo este associado a resultados desastrosos, com alterações biológicas diversas, chegando a debilitar o corpo e a mente. Devido a este caráter devastador, o estresse se tornou um dos principais motivos de consulta médica e de queda de produtividade no ambiente de trabalho.
Em1993, o estresse foi categorizado como Epidemia Global. Estima-se que cerca de trinta mil trabalhadores morrem por ano por excesso de trabalho. Tem-se como exemplo aquele profissional que está vinculado às relações interpessoais, sofrendo posteriormente com reduções da capacidade de comunicação com os profissionais com os quais se relaciona.

Na fisiologia do estresse este pode ser dividido em 4(quatro) etapas, sendo elas: - 1ª. etapa – sintóxico (tolerância e aceitação) e catotóxico (não aceitação) alerta ou positiva, músculos contraídos e aumento da produção de adrenalina, reconhece o agente estressor. O sistema neuroendócrino é ativado, a produção adrenalina, noradrenalina e cortisol, os batimentos cardíacos, as pupilas dilatam, sudorese e aumento da glicose no sangue. – 2ª.etapa - é a daresistência ou adaptação onde o agente estressor continua agindo, ocorre uma redução nos níveis hormonais e reparação dos danos causados pela ação de alarme no organismo. – 3ª. – etapa – é quase exaustão, causando irritabilidade, gastrite, oscilação de pressão arterial, alteração da glicemia, queda de cabelo, ansiedade e depressão. – 4ª. –etapa – surgimento de doenças associadas à condição estressante, a ação do agente estressor de maneira repetitiva e prolongada pode trazer consequências indesejadas, incluindo a falência do sistema imunológico, causando danos irreparáveis para o organismo ou. Isto ocorre quando a pessoa tenta se adaptar à nova situação, restabelecendo o equilíbrio interno.

Pesquisas realizadas por nós participantes deste grupo e estudantes da Faculdade Unopar no 4º semestre do curso de Estética e Imagem pessoal, reuniu 10 profissionais da área da beleza que participaram de forma voluntaria do presente estudo. A seleção se deu de forma aleatória buscando rever a proposta inicial desse trabalho com profissionais como: cabelereiras, esteticistas, manicures e depiladoras. Das 10 profissionais entrevistadas algumas acumulavam funções administrativas, recepção, limpeza e outras.


Protocolo de Tratamento

Nutrição – Alimentação balanceada faz com o que o organismo perca vitaminas e nutrientes o que pode provocar carências subiclínicas no organismo e levar a anemia. Por isso faremos necessária reposição de verduras (brócolis, chicória, acelga, alface, frutas). São ricas em vitaminas do complexo B, vitamina C, magnésio e manganês. Também as leguminosas como ervilhas são itens bons no combate ao estresse por apresentarem bons níveis de triptofano, substancia que induz o sentimento de bem-estar e felicidade. mais não é só isso ela também possui um tipo de proteína que é convertida em serotonina para o corpo. Esses alimentos são benefícios a saúde um deles é o combate ao estresse.

Spas e terapias alternativas – Com o objetivo principal é promover o equilíbrio mental, físico, emocional e energético. Para isso utilizamos a massagem com pedras quentes tanto pedras Brasileiras quanto pedras vulcânicas. Pois ela elimina ou alivia o estresse, equilibra a energia do corpo e da mente e tranqüiliza o sistema nervoso. Sendo esse tratamento opcional uma vez por semana. Trará assim qualidade de vida ao paciente durante tratamento por melhorar função orgânica, principalmente dos músculos e do sistema digestório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (163.9 Kb)   docx (69.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com