TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A relação da qualidade de vida e estresse com os bombeiros

Por:   •  30/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 3

JÉSSICA MACHADO NEUMANN

TÍTULO

Projeto Social construído e apresentado no componente curricular de Técnicas de Avaliação e intervenção psicossocial, no curso de psicologia, na Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC, como parte dos requisitos de avaliação.

Professora: Ana Paula Risson

Acadêmica: Jéssica Machado Neumann

São Miguel do Oeste – SC, março de 2017.

SUMÁRIO


  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho é consequência de uma reflexão sobre a relação entre qualidade de vida e estresse no grupo de bombeiros militar de são José do cedro junto com o comandante do grupo. Segundo a conversa no dia da visita o mesmo relatou a importância de ter um psicólogo atuando dentro da equipe, pois vários dos bombeiros e até mesmo o grupo passam por situações vulneráveis no serviço. Por não conseguir(em) superar determinados incidentes alguns carregam com si a culpa impropria pelo fato de ter acontecido um óbito, por exemplo, e não tem nenhum tipo de acompanhamento de um profissional de psicologia.

Trata-se de uma profissão onde os mesmos estão expostos à atividades perigosas, a qual resultam muitas vezes em sérios riscos à saúde, exigindo então uma atenção maior em suas atividades, alta carga de cognição, estado de alerta constante, tomadas de decisões rápidas e precisas, todos esses fatores podem influenciar ou influenciam na capacidade de trabalho e na qualidade de vida dos bombeiros. Logo, para que esses fatores não venham acarretar .... é necessário que haja uma preparação e um auxílio com os mesmos.

Conforme o conceito de qualidade de vida é muito variável e abrangente pode variar de individuo para individuo, por isso não se pode trabalhar somente com um fundamento. Nesse contexto, podemos citar o conceito dado pela OMS, no qual qualidade de vida é “a percepção que o indivíduo tem sobre a sua posição na vida, dentro dos sistemas de cultura e valores nos quais está inserido e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações” (WHOQOL, 1994). Definição essa que leva em conta a influência da saúde física e psicológica, nível de independência, relações sociais, crenças pessoais.

Somos bombeiros. Nada do que é humano nos é indiferente.

ASPECTOS TEÓRICOS:

  • Tema: sobre o que assunto o projeto aborda (ex: saúde de idosos,). 2 parágrafos
  • Delimitação do estudo do projeto: afunilar o tema falar da especificidade do projeto, falar da escassez de estudo, ninguém fez trabalho sobre isso na região. Em conversa com o comandante o projeto foi desenvolvido por perceber necessidades …1 ou 2 parágrafos
  • Cenário em que o projeto será desenvolvido : se o mesmo será, por exemplo em escola... 1 ou 2 parágrafos.
  • Justificativa: o que ou porque este projeto se faz importante. O que faria com que esse projeto fosse comprado. 1 paragrafo
  • Benefícios para a população: o que a população envolvida tem a ganhar com este projeto

  1. OBJETIVOS

OBJETIVOS GERAIS: trata do projeto como um todo, envolve todos os objetivos específicos.

Trabalhar as relações interpessoais, valorização sobre os bombeiros como humanos, como eles veem a profissão como bombeiro, quais são seus desafios e relatos

Objetivos específicos: abordam detalhes e açoes especificas.


2 MÉTODO

O estresse ocupacional acontece com trabalhadores que trabalham com muito esforço físico, sem estrutura adequada, também por exigências físicas e psíquicas, um ambiente de trabalho com problemas de relação interpessoal. Para os bombeiros existe um esgotamento psíquico, após atenderem as ocorrências se sentem frágil, sensíveis, com pensamentos de culpa, tristeza, medo, que afetam sua saúde mental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (128.8 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com