TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Por:   •  30/6/2020  •  Abstract  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 2

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

AULA 2 – PORTIFÓLIO

Os tempos mudaram e muita coisa na educação infantil e o ensino fundamental também.  Aquela época em que as crianças menores eram deixadas nas escolas só para dormir e comer enquanto os pais trabalhavam já se foi. Hoje, as crianças recebem um atendimento que envolve atividades que incentivam o desenvolvimento social,psicológicoe motor desde os primeiros meses de vida.

Desde 1996 com a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96), a educação infantil passou a integrar a Educação Básica, juntamente com o ensino fundamental e o ensino médio. Segundo a Lei das Diretrizes Básicas em seu artigo 29:A educação infantil, primeira etapa da educação básica tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

De zero a dois anos de idade,as crianças ficam noberçário, é umespaço do que deve oferecer uma infraestrutura que possibilita engatinhar, andar e brincar explorando e incentivando a criatividade, sempre sob o olhar atento das professoras, que além de garantir, carinho e segurança se faz necessário estimular as crianças de forma tátil, verbal, bem como impor os limites, mostrando aos pequenos o que pode ou não ser feito, sempre explicando os motivos.

O 1º, 2º e 3º período são as fases seguintes, antes da entrada no ensino fundamental. Serão três anos de conquistas essenciais para formação intelectual e também para o início da alfabetização. Diferente da Educação Infantilno ensino fundamental, em que as escolas devem atender e seguir as Leis de Diretrizes Básicas da Educação, pois se a educação mudou, as cobranças mudaram e as atitudes também devem mudar.  Nesta fase, os pequenos são aprendizes sedentos, querem saber como as coisas sãoe como funcionam. Aprender a estudar requer tempo, disciplina, empenho e procedimentos, mas tudo pode ser facilitado com o apoio da escola e da família.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (44.2 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com