TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 2 ETAPA V

Por:   •  10/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.156 Palavras (13 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 13

UNIUBE-UNIVERSIDADE DE UBERABA

JULIANA DA SILVA COSTA- RA:1093930

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 2

ETAPA V

GUANHÃES,MG

2016

UNIUBE-UNIVERSIDADE DE UBERABA

JULIANA DA SILVA COSTA

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 2

ETAPA V

Relatório de estágio apresentado a universidade

de  Uberaba ,como requisito de aprovação no V

período , turma 3,polo Guanhães, curso de licenciatura  

                                                                      em matemática orientador Luís Humberto Miquelino

        

GUANHÃES,MG

2016

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO--------------------------------------------------------------------------------04

1-ORIENTAÇÕES DE DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES----------------06

       1.1-Atividade: observação e análise do ensinos de   nas séries finais do Ensino Fundamental-----------------------------------------------------06

1.2-Atividade: docência no Ensino Fundamental-------------------------------------12

2-CONCLUSÃO--------------------------------------------------------------------------------15

3-REFERÊNCIAS--------------------------------------------------------------16

INTRODUÇÃO

                 O Estágio Supervisionado II é realizado através de duas importantes etapas: observação e monitoria, que visa uma preparação qualitativa do estagiário enquanto aluno, para adquirir uma ótima formação acadêmica através dos princípios, fundamentos e procedimentos estabelecidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores em nível superior, que tem como objetivo maior, formar ótimos professores.                

        A realização deste trabalho é considerada uma estrada de observações, onde que o (a) estagiário (a) possa analisar detalhadamente as facilidades e dificuldades que virão aparecer no momento em que sua atuação profissional já se encontrar em prática.

        Além de ter em vista a complementação do ensino aprendizagem e do aperfeiçoamento enquanto profissional, o (a) estagiário (a) ainda tem este trabalho como norteador, para auto avaliação de suas habilidades e expectativas na hora de exercer a função que tanto se dedicou a conquistar, um caminho para o mercado de trabalho valorizando assim todo o desenvolver enquanto aluno.

                 Este estágio vem descrever as etapas realizadas pela estagiária Juliana da Silva Costa, no período de15/02/2016 a 22/03/2013, na Escola  Estadual Dr. Antonio da Cunha Pereira, tendo sido todo acompanhado pela diretora Kátia, que se empenhou em acompanhar cada passo da estagiária na realização deste trabalho, onde na primeira etapa, período de observação, a mesma pôde familiarizar com as turmas, com os professores regentes e com as práticas adotadas para a realização de cada dia de trabalho. Na segunda etapa do estágio, período de monitoria, a aluna estagiária assumiu as salas de aula, marcando presença constante nas turmas de 6º, 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental, com a presença gratificante do professor regente de cada turma no qual foi realizado o estágio. A estagiária procurou trabalhar da forma mais simples possível, para não atrapalhar os procedimentos adotados por cada professor regente, mas utilizou-se de todos os seus métodos e procedimentos para desafiar, provocar e despertar o interesse e a dedicação de cada educando a fim de despertar a elaboração autônoma do conhecimento. O estágio possibilita ao aluno do curso superior aprender a lhe dar com o seu mundo de trabalho, a conviver com seus colegas e até a se relacionar melhor com as pessoas que o cercam.

           Com o propósito de cumprir corretamente as etapas determinadas no Estágio Supervisionado II, o trabalho foi desenvolvido com ênfase em uma relação consciente e ativa em cada situação apresentada.

 1-ORIENTAÇÕES DE DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES

1.1 Atividade : observação e análise do ensino de                      nas series finais do Ensino fundamental

O estágio foi realizado na Escola Estadual Dr. Antônio da Cunha Pereira, situada na Avenida Cantagalo, número 353, no centro da cidade de Peçanha, Minas Gerais. A realização do Estágio Supervisionado II foi acompanhada por todos os professores regentes da disciplina de matemática, pela supervisão e pela direção, que serviram de suporte para a execução do trabalho, não se esquecendo dos alunos, que muito contribuíram com aluna enquanto ela regia suas aulas. Sobre estas informações, é possível visar que o estagio é uma forma de enfatizar o conhecimento, aprimorando as técnicas e sem perder a utilidade do que aprendeu na teoria. A teoria e a prática, ambos se complementam.

        A realização do estágio em licenciatura plena na educação básica é uma forma de incorporar e alcançar objetivos ligados a procedimentos e atitudes que influenciam no aperfeiçoamento profissional e educacional do estagiário de maneira a estimular a tomada de posicionamento diante de problemas reais na sua futura profissão.

Na etapa de observação realizada no estágio, a aluna estagiária, além de absorver novos conhecimentos ainda criou laços de amizades com os alunos e os professores, que com muita dedicação e entusiasmo, serviram de alicerce para ela dar mais um passo na formação de sua vida profissional. A dedicação e o interesse mútuo demonstrados pela estagiária no desenvolver deste trabalho tende a adquirir um aperfeiçoamento pessoal, social e cultural, ambos cada vez mais qualificados.

O Estágio Supervisionado II  desenvolvido pela estagiária Juliana da Silva Costa, do curso de licenciatura plena em Matemática, teve início no dia      15/02/2016 e foi concluído no dia 18/03/2016, tendo cumprido duas etapas: De 15/02/2016 a 19/02/2016 desempenhado o período de observação; de 22/02/2016 a 18/03/2016 desempenhado o período de monitoria. Uma etapa importantíssima na qual faculta ao acadêmico a disponibilidade de consolidar seus conhecimentos com os entraves que somente a prática por meio do dia-a-dia pode oferecer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (169.6 Kb)   docx (54.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com