TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO GESTÃO ESCOLAR– ETAPA VII

Por:   •  16/7/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.494 Palavras (10 Páginas)  •  1.006 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

Universidade de Uberaba

Instituto de Formação de Educadores

Pedagogia

JULIANA ELIAS LOPES MIRANDA

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO GESTÃO ESCOLAR– ETAPA VII

ARAXÁ

2014

JULIANA ELIAS LOPES MIRANDA

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO GESTÃO ESCOLAR – ETAPA VII

Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba como parte das exigências à conclusão do Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório à gestão escolar, da Etapa VII do Curso de Pedagogia a Distancia – EaD.

ARAXÁ

2014 

SUMÁRIO

  1. Introdução....................................................................................................04

  1. Desenvolvimento.........................................................................................05
  1. Identificação da escola................................................................................05
  2.  Concepção pedagógica da escola.............................................................07
  3.  Descrição e analise reflexiva do estagio....................................................08
  1. Considerações finais...................................................................................11
  1. Referencias ................................................................................................12

1.0 INTRODUÇÃO



         Na faculdade UNIUBE na modalidade a distância de pedagogia foi proposto para os alunos estágio supervisionado de Gestão Escolar.

         Gestão escolar é um assunto recente, porém de grande importância estratégica, para que tenhamos uma escola que atenda as modernas exigências de uma sociedade cada vez mais evoluída em termos de conhecimento.
        O estagio é importante, pois contribui para o aperfeiçoamento de seus acadêmicos no curso de pedagogia que somará para o nosso crescimento acadêmico para observarmos o quanto é importante o contato direto com situações diárias da rotina escolar para a área que pretendemos atuar. Nesse relatório está contida a reflexão sobre a importância que tem o estágio para o professor, como ele é importante para contribuir na construção do seu conhecimento mediante a teoria e a prática.

         Este estágio tem ainda os seguintes objetivos específicos:

* Compreender os diversos papéis de gestor escolar dentro de uma escola de educação fundamental;

* Analisar as ações do gestor diante dos problemas administrativos e pedagógicos do cotidiano da escola,

* Confrontar as teorias aprendidas no curso de pedagogia com as práticas reais da gestão escolar;

* Ampliar os conhecimentos dos estudantes na área de gestão escolar para o exercício da nossa profissão no futuro.

         Será descrito de forma clara as apreciações e a prática referentes ao estágio proporcionando a descoberta de uma das etapas mais importantes do que é ser professor. Serão apresentados elementos teóricos que expressem a materialização da gestão escolar nas atividades cotidianas dessa instituição, permitindo uma reflexão mais sistemática da prática pedagógica observada, acompanhando, observando e participando.


        2.0 DESENVOLVIMENTO


        A instituição de ensino visitada foi o CEMEI (Centro Municipal de Educação Infantil situada no endereço: Rua: Exaltino Amaral Fontoura s/n na cidade de Tapira.
        No dia 12/05/2014 compareci nesta instituição para apresentar a proposta de estágio do curso de pedagogia da UNIBE. A primeira visita a instituição foi muito tranquila, me senti bem acolhidas e a direção da escola bem receptiva quanto a liberação para a prática do estágio, e nos propôs passar as informações que necessitava.

         Logo após me levou para conhecer todas as dependências da escola.
Pode observar que a equipe se preocupa com a aparência da escola tentando tornar o ambiente físico, bonito, e agradável.

Depois me apresentou alguns dos profissionais que se encontravam ali naquele momento.

Falei com a diretora que teria que voltar mais vezes para concluir o meu trabalho, e a mesma disse que estava disposta a me ajudar.

Nos dias 19, 20, 21, 22 de maio voltei para observar o papel da Diretora e o desempenho das suas funções, assim como observei também o papel do pedagogo e dos demais profissionais que ali se encontravam, como constam as informações em relação ao relatório de estágio. Fiz visitas as salas de aula, todas bem ampla, com bastantes alunos em cada uma.

         

2.1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA


        O Centro Municipal de Educação Infantil Comecinho de Vida funciona nos turnos Matutino: 8hs às 12hs e  Vespertino: 13hs às 17hs, tendo tempo Integral: 7hs às 17h30min.

O espaço físico oferece as turmas Berçário I e II, Maternal I e II e I Período e II Período. Com várias atividades enriquecedoras dentro das modalidades de esportes arte e lazer transformando o tempo escolar em tempo de formação do aluno.

O prédio oferece pátio externo, refeitório, banheiros, sala dos professores e área administrativa.

A gestão administrativa tem como objetivo orientar a comunidade escolar na constituição de um processo pedagógico, em uma perspectiva democrática, manter e promover o relacionamento cooperativo de trabalho com colegas e alunos, pais e demais segmentos da comunidade escolar.

O Centro Municipal de Educação Infantil Comecinho de Vida foi inaugurado em 1994, pela lei municipal nº 532 de 23/06/1994, na administração do prefeito Jairo Salerno. Assim localizado na Rua Izaltino Amaral Fontoura s/n no município de Tapira.

O centro funciona locado pela prefeitura municipal de tapira, através do convenio conta. Atualmente, amparada pela LDB-Lei nº 9394 de 20 de Dezembro de 1996, o Centro Municipal de Educação Infantil oferece a educação infantil na faixa etária de zero a seis anos. O Centro oferece 02 turnos: matutino e vespertino e tempo integral atendendo 198 alunos, turmas berçário I e II maternal I e II, I e II período. Busca atender como as crianças constroem o seu conhecimento estando permanente atenta a elas, encorajando –as aceitando as suas diferenças manifestadoras e propondo atividades para a ampliação de descobertas em todas as áreas de conhecimento (físico- lógico, matemático, social) sendo a criança e preparada a vida. Considera um lugar bem seguro e tranqüilo na cidade com responsabilidade e compromisso. .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (213.5 Kb)   docx (58.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com