TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

Tese: ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  Tese  •  1.806 Palavras (8 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 8

A música consiste numa linguagem capaz de “expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos”. Por isso é importante se trabalhar através da mesma os diversos conteúdos que compõem a rotina da educação infantil.

Com a música sendo inserida no cotidiano da Educação Infantil as aulas se tornarão mais atrativas , interessantes e lúdicas para nossos “pequenos”, uma vez que com a linguagem musical a criança interage e aprende mais.

2 ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

2.1 ASPECTOS ORGANIZATIVOS DO ESTÁGIO

O estágio realizado será Gestão Educacional , será sealizado no Centro de Ensino Voo Livre com carga horária de 4 hs será realizado do dia 15/04;2013 a 03/05/2013.

,

2.2 A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Quais os objetivos do Estágio seguindo discussãoes realizadas de forma teórica. No estágio, o profissional em formação tem a oportunidade de investigar, analisar e intervir na realidade profissional especifica, enredando-se com a realidade educacional, organização e o funcionamento da instituição educacional e da comunidade.

Para Guerra (1995) o Estágio Supervisionado consiste em teoria e prática tendo em vista uma busca constante da realidade para uma elaboração conjunta do programa de trabalho na formação do educador. Desta forma, "o estágio é o eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia a dia" (PIMENTA E LIMA, 2004), tronando-se etapa imprescindível para o profissional estar apto a exercer sua função como educador.

O contato com os professores e alunos ofereceu subsídios para uma reflexão mais aprofundada visando o melhoramento da prática pedagógica realizada em sala de aula conforme garante a LDB. No entanto, nada é plenamente garantido diante de um cenário de calamidade escolar que foi presenciado pelos estagiários.

Segundo Franco (2002), "a docência é uma profissão com identidade e estatuto epistemológico próprios, e que em si, o ensino é uma das manifestações da práxis educativa" De acordo com o Titulo II (Referenciais Conceituais) da Resolução nº 4 de 13 de julho de 2010, especificamente nos artigos 4,5 e 6, que cabe ao Poder Publico, a sociedade, a família e a escola ser responsáveis por garantir uma educação de igualitária, acessível a todos, no entanto, o que reza essa Resolução está longe de ser o que acontece na prática principalmente no tocante a qualidade de ensino/aprendizagem, no educar e cuidar centralizado no desenvolvimento sócio cognitivo do educando através da ética da alteridade e do dialogo reflexivo.

Segundo o RCNEI, "Cuidar significa valorizar e ajudar a desenvolver capacidades", esse cuidado está relacionado à ética da alteridade quando assumimos o compromisso de educar e cuidar com responsabilidade. No entanto, longe está de ser vivenciada pelas crianças brasileiras, nordestinas, indígenas, pobres e carentes, menores de seis anos de idade, a plenitude do art. 30 da LDB. Após uma semana de observação concluiu-se que é gritante a diferença entre o discurso da lei (LDB) e o dia a dia de muitas escolas brasileiras que contemplam a educação infantil, como é o caso de nossa escola objeto de estágio. De acordo com o art. 30 da LDB, as crianças de 0 a 6 anos de idade é garantida a oferta de escolas que contemplam o cuidar e o brincar. Esse cuidar implica se vir no outro e assim entender e ajudá-lo a se desenvolver como ser humano. Acredito que em nosso país só teremos uma educação de qualidade quando todos nós assumirmos o nosso verdadeiro papel de sujeito autônomo e atuante na construção do caminho para essa educação que todos nós almejamos.

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO

- dias letivos:203 dias letivos

- Histórico da instituição: O Centro de Ensino Voo Livre nome fantasia da empresa Brandão e Machado LTDA foi criada no ano de 2002, primeira escola particular na cidade de Planaltina de Goiás, a partir do desmembramento da educação infantil e do ensino fundamental dado em 10 de março de 1986.

A denominação Voo Livre surgiu de um ideal de liberdade e responsabilidade, objetivando aos educandos e educadores uma escola democrática , onde toda comunidade escolar possa participar integralmente das atividades desenvolvidas, sendo assim, livre para opinar e capazes de responder por suas ações. O símbolo da escola é um pássaro voando que traduz a ideia de que através da liberdade e responsabilidade o educando poderá alcançar os mais elevados níveis na vida estudantil e posteriormente profissional.

O Centro de ensino Voo Livre iniciou suas atividades com turmas de maternal, jardim I, jardim II, Pré- escola, 1ª a 5ª série do ensino fundamental nos turnos matutino e vespertino, por conseguinte vieram as turmas de 6ª a 8ª série, o antigo 2º grau ( hoje ensino médio ), o curso normal e Educação de Jovens e Adultos. Atualmente a escola oferece educação infantil, ensino fundamental I, ensino fundamental II e ensino médio.

- População atendida:Toda a comunidade que tenha condições financeiras para o pagamento das mensalidades já que a escola é particular.

Constituições familiares: A escola tem como constituição familiar a maioria pai e mãe , só que no mundo de hoje a família vem mudando hoje avós criam netos ,tios e até parentes distantes , a escola respeita todas as constituições familiares.

- Função Social da instituição: O Colégio Voo Livre tem como valores fundamentais o respeito ao próximo e ao ambiente que os cerca, a integração da família e a capacidade de construção do conhecimento a partir da curiosidade, da reflexão, da crítica e da interpretação da realidade.

- PROPOSTA CURRICULAR: O Colégio Voo Livre em consonância com a Rede Pitágoras, define como finalidades educativas:

• o desenvolvimento de uma atitude de curiosidade, reflexão e critica frente ao conhecimento e a interpretação da realidade;

• a capacidade de utilizar crítica e criativamente, as diversas formas de linguagem do mundo contemporâneo;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com