TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Estetica e Imagem pessoal

Por:   •  6/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.408 Palavras (6 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 2][pic 1]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

3 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Segundo o dicionário Priberam a definição é de que a “Biossegurança é o conjunto de estudos, técnicas e procedimentos que visam prevenir ou controlar os riscos e as consequências da manipulação biológica e da atividade cientifica na área da biologia.”

Uma segunda definição diz que “Biossegurança é o conjunto de ações voltadas a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviço, visando á saúde do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente e qualidade de resultados” (Teixeira & Valle, 1996).

Assim o objetivo desse trabalho é apresentar os principais equipamentos de proteção individual e suas respectivas funções na proteção do profissional. Também mostrando a importância do uso dos equipamentos e quais são as principais doenças infectocontagiosa que poderão ser transmitidas para o profissional caso não siga as normas de segurança. Mostrando assim, o conjunto de medidas de proteção contra os riscos biológicos dentro dos Centros estéticos.


  1. DESENVOLVIMENTO

Os cuidados com a estética é cada vez mais acessível, ela abrange varias classes sociais. São diversos os tratamentos que a estética pode oferecer sendo assim, serão apresentados os principais equipamentos de Proteção Individual (EPI) e suas funções na proteção tanto do profissional como do cliente.

  1. EPI’s
  1. GORROS

O uso dos gorros é de extrema importância, os cabelos podem apresentar vários microrganismos, por isso é considerado um poderoso meio de infecção. O gorro poupa que o cabelo caia, evitando a contaminação no ambiente onde é realizado o procedimento. E também funciona como uma barreira de proteção para o profissional. Evitando que os cabelos sejam contaminados, com alguma secreção expelida no ambiente.

  1. AVENTAIS

Os aventais, também funcionam como barreira de proteção, evitando que qualquer secreção, fluidos e exsudatos atinjam a roupa ou até mesmo a pele do profissional, reduzindo ocorrência de uma possível contaminação de microrganismos.

  1. MÁSCARAS  

As máscaras é de extrema importância na proteção da boca e do nariz de mucosas. Durante a fala, a tosse ou espirro pode ocorrer a exalação de microrganismo, prevenindo a inalação ou ingestão dos mesmos.

  1. LUVAS

Luvas são de extrema importância, pois quando ocorrer a possibilidade de contato com sangue, secreções, mucosas, exsudatos e tecidos, elas evitam a contaminação. São consideradas barreiras mecânicas para as mãos, apresentando uma importante segurança a pele.

  1. ÓCULOS

Os óculos apresentam uma proteção particularmente para o profissional, ele impede que secreções, fluidos, exsudatos, sangue atinjam os olhos, pois os olhos são mais frágeis, por possuir uma barreira menor de proteção, sendo assim mais vulnerável.  

A utilização dos EPIs é de grande importância. O uso desses equipamentos leva a uma proteção do profissional, quanto do cliente. Podendo também eliminar ou reduzir riscos, que pode ser: biológicos, físicos e químicos.

O profissional no decorrer do dia de trabalho, tem contato com diversos clientes que muitas vezes fazem procedimentos diferentes, o não uso ou até mesmo o mal uso pode ocasionar não só contaminação entre o profissional e o cliente atendido, como também com todos os clientes que realizarão procedimentos diversos. Esses equipamentos preserva a saúde dos profissionais, assim os mesmos devem procurar utilizar todos os equipamentos e de forma correta.

 É importante também dizer que os estabelecimentos que utilizam desses equipamentos, passa uma confiabilidade para o meio em que vive. Podendo até mesmo ter uma valorização e uma rentabilidade maior. A cada dia os clientes são mais exigentes, assim um centro que apresenta o uso, mostra também uma grande competência em oferecer seus serviços.

  1. PRINCIPAIS DOENÇAS INFECTO CONTAGIOSAS

O não uso ou até mesmo o mal uso, pode ocasionar vários transtornos para os profissionais e clientes, são diversas doenças que podem ser transmitidas. Entre as doenças infectocontagiosas apresenta algumas que são principais: Herpes simples, Hepatite B, Hepatite C, Influenza (gripe), Resfriado comum, tuberculose, AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida).

  1. HERPES

A herpes simples é uma infecção viral, que tem como característica o surgimento de pequenas bolhas ao redor dos lábios e dos genitais, mas também podem aparecer em qualquer parte do corpo. Por mais que não haja lesão, pode ser transmitidas pelo contato direto entre as pessoas. Existem dois tipos a Herpes simples tipo 1 (HSV-1) e a Herpes simples tipo 2 (HSV-2).

  1. HSV-1 e HSV-2

O HSV-1 aparece nos lábios, boca e na face, mas também pode causar feridas no interior na boca, ou até mesmo infecção nos olhos e no revestimento do cérebro.  O HSV-2, geralmente é sexualmente transmitido, o mesmo provoca coceira e bolhas ou até mesmo ulceras e feridas na genital. Para o profissional na área da estica é imprescindível o uso correto dos equipamentos, para não correr o risco de adquirir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (159.6 Kb)   docx (53.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com