TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETAPA 01 ATPS Q PÃO

Dissertações: ETAPA 01 ATPS Q PÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  1.458 Palavras (6 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

Introdução 03

A administração e suas variaveis no decorrer da história 04

Escolas de adminstração 05-07

Revolução industrial 08

Consideracões finais 09

Bibliografia 10

INTRODUÇÃO

Desde o inicio da humanidade, o homem sentiu a necessidade de se agrupar em sociedade para alcançar, através de esforços, os seus objetivos.

Foi daí que surgiram as primeiras empresas tradicionais, e tivemos importantes contribuições deixadas por povos antigos como: os Egípcios – Burocracia administrativa; os Gregos – implantaram a democracia participativa, planos de estratégia, conceitos de qualidade, pregação da ética e igualdade na administração, entre outros que trazem os princípios basicos da administração que são utilizados até hoje pelos teóricos.

O surgimento das fabricas e a invenção da maquina a vapor e sua utilização na produção. Fez surgir uma nova forma de trabalho que modificou os padrões econômicos e sociais da época.

O que é Administração:

Administração é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas. É uma palavra com origem no latim “administratione”, que significa “direção, gerência”.

A administração é um ramo das ciências humanas que se caracteriza pela aplicação prática de um conjunto de princípios, normas e funções dentro das organizações. É praticada especialmente nas empresas, sejam elas públicas, privadas, mistas ou outras.

Em uma empresa, o ato de administrar significa planejar, organizar, coordenar e controlar tarefas visando alcançar produtividade, bem-estar dos trabalhadores e lucratividade, além de outros objetivos definidos pela organização.

A forma como as organizações são administradas é que vai determinar se conseguirão utilizar eficazmente os seus recursos para atingir os objetivos propostos. Por isso, o papel do administrador tem um forte impacto sobre o desempenho das organizações.

O curso superior de Administração forma profissionais responsáveis pelo gerenciamento da rotina diária de uma organização, desde o controle dos recursos financeiros, materiais e humanos ao desenvolvimento de estratégias de mercado.

As principais escolas da administração são divididas em:

Escola Clássica

A Escola Clássica de Administração Científica foi a primeira escola da área. Criada com o princípio de legitimar a personalidade racional-legal em oposição à personalidade tradicional, dentro das Empresas.

Esta escola tinha como principal objetivo Eficiência no processo produtivo, combate ao desperdício.

Um dos principais fundadores dessa Escola chamava-se Frederick Winslow Taylor. Engenheiro do Norte USA, até hoje ele é conhecido como “Pai da Organização Científica do Trabalho”. Seus métodos de trabalho eram baseados em experiências que envolviam o controle de tempo e os movimentos desnecessários a execução de uma tarefa. Também preferia trabalhar sempre com a indução do método dedutivo, ou seja, que parte da observação do geral para depois trabalhar com o detalhe de um objeto.

E outro importante contribuinte foi Henri Fayol, também engenheiro. No entanto sua formação era francesa, o que o fez preferir sempre trabalhar com o método lógico-dedutivo, e era mais um administrador de cúpula. Era dele a principal divisão das tarefas de um administrador que eram: planejar, controlar, comandar, comandar e coordenar.

Uma das principais idéias que assentam o edifício teórico da Escola Clássica é que alguém será um bom administrador à medida que seus passos forem planejados e organizados de maneira cuidadosa e racional.

Escola Neoclássica

A Teoria Neoclássica surgiu da necessidade de se utilizarem os conceitos válidos e relevantes da Teoria Clássica, expurgando-os dos exageros e distorções típicos de qualquer teoria pioneira e condensado-os com outros conceitos igualmente válidos e relevantes oferecidos por outras teorias administrativas ao longo das três últimas décadas.

A teoria neoclássica da administração é o nome dado a um conjunto de teorias que surgiram na década de 1950 e que propõem uma retomada das abordagens clássica e científica da administração. A teoria têm como principal referência Peter Drucker, mas também inclui um grupo amplo de autores como Willian Newman, Ernest Dale, Ralph Davis, Louis Allen e George Terry.1

Dentre os principais conceitos abordados por essa teoria, destacam-se:

• ênfase na prática da administração;

• reafirmação relativa das proposições clássicas;

• ênfase nos princípios gerais de gestão;

• ênfase nos objetivos e resultados.

É também chamada de Escola Operacional, Escola do Processo Administrativo ou ainda Abordagem Universalista da Administração que passou a visar também Estrutura organizacional, estratégia, eficácia.

Escola comportamental

Escola comportamental que visava Diferenças individuais, liderança, motivação, ética e Responsabilidade Social.

De acordo com Motta (1991, p. 38), vários autores foram importantes para o desenvolvimento da Teoria Comportamental da Administração. Acredita-se que ela, propriamente dita, inicia-se com Hebert Alexander Simon, em 1947 com o livro O Comportamento Administrativo, no qual foram apresentadas novas colocações e trazendo novos conceitos ao tratamento do processo de tomada de decisões e aos limites da racionalidade. Porém, outros autores foram importantes, a maioria deles preocupados, principalmente, com o tratamento de problemas ligados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com