TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETAPA 1 ATPS NEGOCIAÇÕES

Dissertações: ETAPA 1 ATPS NEGOCIAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  1.447 Palavras (6 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 6

De acordo com Cohen (1980): Negociação é o uso da informação e do poder com o fim de influenciar o comportamento dentro de uma rede de tensão.

Para Nierenberg (1981): Negociação é um processo que pode afetar profundamente qualquer tipo de relacionamento humano e produzir benefícios duradouros para todos os participantes.

Para Scare e Martinelli (2001): Negociação é um conceito que contínua formação,que está amplamente relacionado à satisfação de ambos os lados.

Para ACUFF (1993): Negociação é o processo de comunicação com o propósito de atingir um acordo sustentável sobre diferentes idéias e necessidades.

A melhor definição seria o somatório de todos esses aspectos, pois, conforme o tipo de negociação ou ambiente em que se encontra inserida na prática, um ou outro aspecto será mais ou menos relevante no contexto, sendo de grande importância para o bom negociador conhecer todos os elementos e saber lidar com eles da melhor forma possível.

1. Em nosso grupo citaremos em cada item solicitado a experiência correspondente a um integrante diferente, Uma negociação com familiares foi para poder começar a trabalhar aos quatorze anos, onde só trabalharia se alcançasse notas altas e freqüência exemplar. Já negociação com amigos foi sobre uma viagem, onde não estava definido o destinatário, e por meio de negociação chegamos ao senso comum. Não são em todas as negociações que obtemos sucesso sempre, temos que sentar conversar e verificar todos os pontos para chegar a uma solução onde todos fiquem satisfeitos sem a necessidade de prejudicar ninguém.

2. Existem dois lados da mesma moeda, e o grupo ficou dividido meio a esta questão, pois um familiar vai saber suas fraquezas, podendo fazer uma chantagem emocional, porem o negociador em questão também terá acesso a essa informação, facilitando o seu desejo. Para chegar a um senso comum poderá levar um longo tempo, e também insatisfação de uma ou ambas as partes.

3. Como colado na resposta da questão anterior, ambas as alternativas podem estar corretas, se o negociador souber se colocar de uma maneira adequada com um familiar ou pessoas próximas sem ferir seus sentimentos e que todos fiquem satisfeitos sempre será uma boa negociação, mas se for de intenção utilizar a fraqueza de seu conhecido/familiar todos irão ficar insatisfeitos com este processo. Caso a negociação seja com uma pessoa desconhecida, sua postura e emoções se revelam diferentes e como o foco é a solução em si, poderão não se deixar afetar por laços afetivos.

4. Em algumas negociações todos ficam felizes, já em algumas não, acontece de misturar razão e emoção e sempre um lado dos interessados sai prejudicado. Falta dialogo e dinâmica para chegarmos sempre em senso comum, onde todos fiquem satisfeitos e realizados com a solução encontrada.

A. Cada integrante do grupo tem seu conceito sobre negociação e divergências sobre cada maneira de negociar ou agir, porem entramos em consenso que segundo Kozicki (1998): Negociação é a arte de se alcançar um acordo, resolvendo as diferenças por meio do uso da criatividade, Para Sparks (1992): Negociação implica caracteristicamente uma troca de dar e receber entre o negociador e o oponente, Para Fisher e Ury (1985): Negociação é um processo de comunicação bilateral, com o objetivo de se chegar a uma decisão conjunta. Para Hodgson: Negociação é uma atividade que envolve um elemento de negócio ou barganha, que permite que ambas as partes alcancem um resultado satisfatório.

Fonte: Pt. wikipedia.org

Consideração Final da Etapa 1

A Negociação está cada vez mais presente no nosso cotidiano. Vivemos num mundo globalizado, e num ambiente típico de mudanças e conflitos. Essa realidade do mundo em transformação faz com que jogos de interesses se choquem, e com isso surgem os conflitos, além de diversos outros fatores que interferem no processo relacional das pessoas dos grupos e organizações. O ato de negociar precisa ser levado com maestria, sempre tendo em mente que não é um jogo; não basta ter um produto a venda, e uma pessoa interessada em comprar. As pessoas que estão envolvidas na negociação devem ter pleno conhecimento do negócio para evitar um fracasso dos objetivos pretendidos. Há necessidade de indicar pessoas que conheçam o negócio para que elas discutam, ponderem, analisem e tomem decisões mais acertadas. Se pessoas leigas forem indicadas para negociar, o risco de não termos uma boa negociação é muito grande, pois elas não conhecem o negócio e, às vezes, nem o assunto envolvido, em determinado momento. Se isto acontece, é possível que a parte que tem pessoas preparadas para a negociação faça um bom acordo, não pelos seus próprios conhecimentos e virtudes, mas pela fragilidade da outra parte. Se essa for à motivação, há grandes possibilidades de uma negociação mal sucedida. Uma negociação normalmente é originada de uma situação ou problema ocorrido no passado, visando uma solução para o presente ou futuro. O início do processo de negociação se dá pela necessidade de uma das partes em resolver um determinado problema ou solucionar um conflito. Isso implica em dizer que, para que haja um processo de negociação, necessariamente precisa haver duas ou mais partes envolvidas e interessadas em negociar para chegarem a um acordo. Quando falamos em acordo, implicitamente, podemos dizer que as partes envolvidas no processo precisaram fazer algumas concessões de seus interesses

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com