TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETAPA 3 ATPS TECNICAS NEGOCIAÇÃO

Trabalho Universitário: ETAPA 3 ATPS TECNICAS NEGOCIAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  1.094 Palavras (5 Páginas)  •  1.309 Visualizações

Página 1 de 5

Passo 1

Definição de Ética nas negociações

É filosofia. A cada situação temos uma percepção, somos diferentes. Falar sobre Ética parece ser fácil, poderia ser apenas definido como o que é simplesmente certo e correto.

Usando somente estas palavras, estaríamos nos limitando de aprofundar mais sobre o entendimento dela, pois as pessoas são diferentes, tem culturas e outros costumes, que num ponto de vista já tradicional, poderíamos achar absurdo e antiquado, e num ponto de vista mais claro, o respeito é essencial para ser ético.

Em negociações, quando se tem a preparação, não é preciso ser anti-ético para levar vantagem, até por que, o que se visa num processo de negociação é que todas as partes envolvidas saiam satisfeitas após o fechamento, e assim, possibilitando futuros negócios. Preparação define também estar pronto para encarar a adversidade de uma contraparte anti-ética. A preparação pessoal visa que a negociação seja transparente, e não se pode usar o mesmo método não leal de outra parte para conseguir o resultado, pois antes de tudo, está a dignidade, o caráter do indivíduo que tem como objetivo, trazer benefícios, atingir o objetivo traçado em todo o processo de planejamento.

Seguindo os passos de maneira correta, não existe necessidade em apelar a técnicas relacionadas à levar apenas vantagem em tudo, haja em vista, as partes tem objetivos diferentes, e tudo o que elas precisam, é entrar em um acordo, dependente de intervenientes, ou não.

Passo 2

Questões – Baseadas na leitura do artigo Ética nas negociações

a) Qual é a importância do planejamento da negociação?

A importância de se chegar em um acordo, pois as negociações passam por etapas, então é necessário estar bem preparado para encarar os desafios encontrados durante o processo, e como agir de forma clara e objetiva.

b) Quais são os principais passos ou procedimentos que devem ser seguidos durante o processo de planejamento da negociação?

Planejar, adotar o método ganha-ganha, ser claro e acessível, questionar, saber ouvir, ser paciente e respeitar culturas diferentes. São passos importantes para que a negociação se concretize de maneira sólida.

c) Qual é a importância da ética na negociação?

É a questão de agir de forma clara e honesta, respeitando o limite de onde se pode chegar, até que ponto pode-se fazer concessões e persuasões,pois a ética é essencial na vida, e sendo competente, nunca será preciso abandoná-la para novos desafios.

Passo 3

Filme assistido: Doze homens e uma sentença ( 12 Angry men, MGM, Drama, 96 min. P&B, 1957)

Passo 4

Situações éticas e antiéticas vistas no filme

Alguns pontos éticos e antiéticos visto no filme 12 homens e uma sentença:

Pontos éticos:

Comentário positivo dos jurados sobre o promotor, como ele organizou bem a sessão;

Personagem analisando os fatos da vida do acusado, estudou o caso para se ter um debate e que não ocorresse nenhuma injustiça;

Os jurados entrando em acordo, em respeitar a ordem das votações de forma numérica;

O jurado ao explicar o caso, demonstrando empatia, sugerindo que cada representante na sala se colocassem no lugar do acusado;

A proposta que o personagem Davis (Henry Fonda) sugere, de uma votação secreta dos 11 participantes, sem contar com ele. A proposta era: Se todos votassem que o culpado fosse culpado, ele se juntaria a eles e encerraria a sessão. Se ao menos um votasse não-culpado, o debate prosseguiria. Todos foram de acordo com a proposta;

Segurança ir até a sala após ter escutado barulhos, e um dos jurados (relator), falar que estava tudo bem, após ter ocorrido um clima de tensão, e um dos jurados citar que foram convocados para uma decisão séria, e que motivos pessoais não poderia abalar a decisão a ser tomada;

Apesar de todo o clima tenso do debate, o personagem Davis mostrou seucomportamento cavalheiro ao entregar o paletó ao jurado mais tenso e que mais causou problemas na hora das votações;

Pontos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com