TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EVASÃO ESCOLAR

Exames: EVASÃO ESCOLAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  1.343 Palavras (6 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Este estudo se trata de uma resenha crítica do artigo científico das autoras Márcia Nunes Rebelo e Sandra Jaqueline Salvador dos Santos cuja temática é “Evasão escolar: um desafio a ser superado na educação de jovens e adultos”, artigo este que traz uma breve reflexão sobre a legislação – LDB/96 no art.4º, art.37º § 1º e § 2º. Além disso, proporciona ainda fatores das possíveis causas da evasão. O artigo apresenta uma estrutura composta por objetivo geral e objetivos específicos, a construção de hipóteses, Educação de Jovens e Adultos no Brasil, aspectos históricos dentro do ambiente escolar, formulação do problema, metodologia da pesquisa e análise dos fatos.

Traz em seu contexto a perspectiva da crença sobre um novo olhar para a Educação de Jovens e Adultos de todos os envolvidos na educação.

De início foi feita uma revisão bibliográfica da temática. Logo após, com a metodologia, optou-se pela aplicação de um questionário de perguntas abertas para os professores, alunos e equipe diretiva da EJA de uma escola da rede municipal de ensino de Sapucaia do Sul.

Portanto, no artigo analisado, inicialmente, pretendeu-se conhecer o perfil destes sujeitos que se encontram num processo educativo que tem como um de seus objetivos atender as suas especificidades. A partir dos objetivos da pesquisa buscou-se avaliar aquilo que foi feito, o que está sendo feito e o que ainda pode ser feito em relação à evasão na educação de jovens e adultos.

ANÁLISE CRÍTICA DE ARTIGO CIENTÍFICO

DALILA COSTA SANTOS

TÍTULO: EVASÃO ESCOLAR: UM DESAFIO A SER SUPERADO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

AUTORAS: Márcia Nunes Rebelo e Sandra Jaqueline Salvador dos Santos

A prática pedagógica, que se renova a cada dia, deve ser vista como um topo onde se experimenta, se recria e inventa o ato de ensinar, mas não devemos esquecer que a afetividade não pode ser deixada de lado, pois é muito importante, tanto na construção da pessoa como do conhecimento, não é deixando de ser um instrumento de sobrevivência, indispensável na espécie humana, adaptamos ao meio em que vivemos.

Todas essas colocações acima mencionadas contribuem para que os alunos possam continuar frequentando a escola e, sentindo-se motivados a aprender. Daí então optou-se por fazer uma resenha crítica do artigo “Evasão escolar: um desafio a ser superado na educação de jovens e adultos” com a finalidade de vencer tudo que contribui para que esta problemática continue fazendo parte da educação atual.

O artigo traz em seu contexto que a evasão trata-se de um dos muitos problemas que se tem observado no âmbito escolar. Destaca ainda, que se trata de um fato bastante polêmico em termos gerais, pois atinge educandos, professores, direção da escola e a secretaria municipal de educação, sobretudo pela falta de alternativas para manter os alunos inseridos no sistema de ensino, no que diz respeito a escola pesquisada.

O artigo levou em conta em sua pesquisa os alunos da Educação de Jovens e Adultos, pelo fato de apresentarem as mais variadas e diversas situações vividas em seu dia a dia, e que muitas vezes se deparam com situações que provocam a desistência dos estudos.

Os motivos que causam a evasão escolar podem ser decorrentes de questões sociais, econômicas, políticas, psicológicas, afetivas, metodológicas, além das questões familiares e, principalmente por ter que trabalharem logo cedo e abandonarem a escola. Direciona-se o enfoque para a abordagem metodológica que fundamenta a ação do professor, pelo fato de que este é o responsável direto pelos alunos em sala de aula, com a função de mediador do conhecimento científico.

A pesquisa apresentou como objetivos avaliar aquilo que foi feito, o que está sendo feito e o que ainda pode ser feito em relação à evasão na educação de jovens e adultos. Com a finalidade de mexer com sentimentos e angústias escondidos dentro de cada educador, para uma reflexão mais complexa e objetiva da prática docente.

A artigo apresenta que vários são os fatores que concorrerão para possíveis causas da evasão de jovens e adultos na modalidade EJA, sendo assim iremos expor alguns, que de fato, nos guiarão para um possível entendimento dessa problemática .

As autoras apresentam também que é impossível falar de educação de jovens e adultos sem falar em Paulo Freire, uma vez que, a história da EJA no Brasil está muito ligada a ele. Para uma melhor compreensão, cito a seguir o trecho no qual as autoras destacam esta importância em seu estudo:

“Paulo Freire traz uma proposta que baseia-se na realidade do educando, levando-se em conta suas experiências, suas opiniões e sua história de vida. Esses dados devem ser organizados pelo educador, a fim de que as informações fornecidas por ele, o conteúdo preparado para as aulas, a metodologia e o material utilizados sejam compatíveis e adequados às realidades presentes. Educador e educandos devem caminhar juntos, interagindo durante todo o processo de alfabetização. É importante que o adulto alfabetizando compreenda o que está sendo ensinado e que saiba aplicar em sua vida o conteúdo aprendido na escola”.

Entretanto, é importante considerar que além da questão do ensino escasso, do ambiente escolar, o processo ensino-aprendizagem deve ser analisado se está de acordo com as necessidades de cada aluno; bem como, avaliar se a metodologia frequentemente aplicada ao ensino está compatível ao que se espera de um educador.

O papel docente é fundamental para a permanência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com