TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVA NA EMPRESA

Ensaios: EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVA NA EMPRESA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  8.235 Palavras (33 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 33

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

A EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO

(2º semestre)

SÃO JOSE DO RIO PARDO – SP

2013

Cleber de Andrade Almeida – B2857A-0

Fabiana Ap. G. Rossetti – B623BG-1

Kelly Cristina Simão - B782DA-8

Maria Alice Alves Strazza – B608JB-0

Rogério F. Guimarães Ribeiro – B91ICJ-0

Ronaldo Baldo Camarotte – B6601B-0

A EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO

A aplicação de aspectos apresentados pelas teorias da administração em uma organização real: um estudo sobre as práticas administrativas em uma organização

SÃO JOSE DO RIO PARDO - SP

2013

Cleber de Andrade Almeida – B2857A-0

Fabiana Ap. G. Rossetti – B623BG-1

Kelly Cristina Simão - B782DA-8

Maria Alice Alves Strazza – B608JB-0

Rogério F. Guimarães Ribeiro – B91ICJ-0

Ronaldo Baldo Camarotte – B6601B-0

A EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO

A aplicação de aspectos apresentados pelas teorias da administração em uma organização real: um estudo sobre as práticas administrativas em uma organização

Aprovado em:

__________________________/__/___

Profa.Ana Beatriz Françoso

Universidade Paulista – UNIP

DEDICATÓRIA:

Dedico este trabalho as pessoas que lutam diariamente por uma vida sadia repleta de sabedoria, transmitindo fé, amor, alegria, determinação, paciência, e coragem,

1. REVISÃO CONCEITUAL

1.1. INICIO DAS ABORDAGENS ADMINISTRATIVAS:

No século XX, a administração e as organizações estão sofrendo grandes transformações, as empresas privadas, em particular, operam dentro de um contexto extremamente competitivo e precisam aprimorar continuamente sua eficiência: fazer mais, com menor quantidade de recursos. Aumenta a importância da Administração empreendedora: o movimento que procura estimular as pessoas a serem seus próprios patrões. Além disso, a ideia de administração participativa ganha muito espaço com essa tendência, pois é preciso educar funcionários operacionais para serem seus próprios gerentes.

1.2. TEORIA 1 – ABORDAGEM DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA:

Um dos maiores expoentes da teoria da administração, conhecida como Administração Científica foi Taylor. Através da leitura de Idalberto Chiavenato, em sua Teoria Geral da Administração, nota-se que Taylor compartilhou com Fayol, criador da teoria clássica, o reconhecimento de serem os fundadores da moderna administração.

Os dois defendiam uma visão mecanicista, de pontos de vista diferentes. Foi exatamente assim, como mostra Chiavenato, o engenheiro americano Taylor enxergava a organização de uma empresa de baixo para cima e o Francês Fayol, de cima para baixo.

A chamada administração científica começou a contribuir realmente com a ciência da administração através de observações empíricas realizadas no período da Revolução Industrial. A administração científica contribuiu bastante com a evolução do estudo dos processos administrativos, partindo da observação de tempos e movimentos necessários para realizar determinados trabalhos de natureza física.

Talvez por isso, e levados pela necessidade de acompanhar a evolução do desenvolvimento industrial crescente, eles não tenham atinado para os aspectos humanos da administração. A “administração científica” alimentou um comportamento mecanicista que perdura até os dias de hoje em muitas organizações.

A interpretação teórica, assim como a denominação teórica dos fatos e situações administrativas são consideradas por alguns como contribuições, apesar de muitas dessas interpretações terem um fundo ideológico e estarem embutidas no conceito do “homo economicus”. Entretanto, o fato concreto de terem tomado a iniciativa de estudar cientificamente a administração, mesmo cometendo muitos erros já foi uma grande contribuição.

ORIGENS DA ORT

Foi nos primórdios da administração científica que surgiu a Organização Racional do Trabalho, ¾ O R T ¾ quando Taylor observou os operários aprendendo uns com os outros através da observação. Descobriu que esse costume natural entre os operários, desenvolvia diferentes métodos de execução da mesma tarefa, variando instrumentos e ferramentas para a mesma operação.

A partir dessas constatações, Taylor criou a Organização Racional do Trabalho, substituindo métodos empíricos e rudimentares por métodos científicos.

FUNDAMENTOS DA ORT

1) Análise dos “tempos e movimentos”;

2) Estudo da fadiga humana;

3) Divisão do trabalho e especialização, reduzindo o trabalho a uma única tarefa, ou a tarefas simples;

4) Desenho de cargos e tarefas;

5) Incentivos salariais e prêmios por produção;

6) “Homo Economicus” (o operário movido por recompensas financeiras);

7) Condições ambientais de trabalho;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57.2 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com