TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÃO

Trabalho Escolar: EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  2.895 Palavras (12 Páginas)  •  1.876 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

ETAPA I 4

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÃO 4

CONCEITOS PRINCIPAIS 4

HISTÓRICO DA EMPRESA 6

SISTEMA DE PRODUÇÃO DA EMPRESA 7

INPUTS 8

PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO 9

OUTPUT 9

O CONSÓRCIO MODULAR COMO FATOR DE COMPETITIVIDADE 10

REFERÊNCIAS 13

INTRODUÇÃO

Na primeira etapa deste trabalho será abordado sobre a evolução histórica da Administração da Produção desde a Revolução Industrial até os dias de hoje. Também os principais conceitos sobre Just in time; Engenharia Simultânea, Tecnologia de Grupo; Consórcio Modular; Células de Produção; Desdobramento da função qualidade; Comakership; Sistemas Flexíveis de Manufatura; Manufatura Integrada por Computador; Benchmarking e Produção Customizada.

Após, foi escolhida uma empresa, a Perfimec, no qual um dos integrantes da equipe trabalha e alguns dados foram levantados, como: nome da empresa, localização, tipo de segmento em que atua, porte, produtos comercializados, público-alvo; nome e cargo do contato da equipe na empresa. Também foi questionado sobre o sistema de produção da empresa descrevendo os três elementos básicos: entradas (inputs), saídas (outputs) e as funções de transformação.

Já na segunda etapa, serão discutidos os principais conceitos de consórcio modular, bem como os produtos envolvidos no processo. Sendo elaborado um relatório contendo os principais conceitos sobre o Consórcio Modular, que demonstram um estudo de caso sobre o consórcio modular da Volkswagen. Também foram identificadas as estratégias de manufatura da empresa em estudo, fazendo um paralelo com o capítulo sobre o Produto.

ETAPA I

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÃO

A administração da produção existe desde a pré-história, quando o homem já criava produtos de forma simples e artesanal, originando assim o conceito da produção que é um conjunto de atividades que levam a transformação de um bem ou produto. Porém, não existia a comercialização, os itens produzidos eram apenas por quem os produzia.

A primeira forma de produção organizada ocorreu através dos artesãos, que devido a grande procura por seus produtos houve a necessidade da contratação de ajudantes e o estabelecimento de prazos de entrega e algumas prioridades. Mas, o surgimento da Revolução Industrial a produção artesanal começou a ser substituída pela industrialização, substituindo o trabalho braçal por máquinas nas primeiras fábricas.

Na época da industrialização surge a necessidade e adequação da padronização em massa, com o objetivo de máxima produção, e outros itens que se fizeram necessários, como por exemplo: o treinamento de mão de obra, qualificação profissional, criação de cargos de gestão, desenvolvimento de evolução estratégica.

Com tudo isso, originou-se a administração da produção, uma área da empresa capaz de produzir bens ou serviços por meio das melhores decisões e responsabilidades advindas de seus gerentes de produção, os quais são responsáveis por utilizar adequadamente os recursos disponíveis para a função da produção visando alcançar os objetivos definidos pela organização. Esta produção se concretiza por meio das operações que compõe as atividades da empresa capaz de produzir bens ou serviços que podem alterar em função da demanda, do volume, da variedade ou contato com o consumidor. Em empresas prestadoras de serviços o principal material será a informação, já em indústrias o processo será o percurso do material desde sua entrada até sua saída já transformado utilizando sempre o trabalho desenvolvido pelos homens ou maquinas em um tempo definido.

CONCEITOS PRINCIPAIS

Just in time - É uma técnica que visa produzir sem o desperdício de matéria-prima, sendo que o produto ou matéria prima chega ao local de utilização/produção somente no momento exato em que for necessário. Os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados. Qualquer organização pode aplicar este sistema, pois o mesmo traz diversos benefícios, desde a eficiência no abastecimento para evitar o desperdício ou a escassez do produto, até a redução de custos decorrentes.

Engenharia Simultânea – É um sistema que se refere à participação de todas as áreas funcionais da empresa no desenvolvimento do projeto do produto e os processos relacionados, incluindo manufatura e suporte. Tanto os clientes como os fornecedores são envolvidos no objetivo de reduzir prazos, custos e problemas na fabricação e comercialização.

Tecnologia de Grupo - É uma filosofia de engenharia e manufatura na qual as peças ou outros objetos similares (planos de processo, produtos, montagens, ferramentas, etc.), são identificados e agrupados para se aproveitar as vantagens de suas similaridades nas diversas atividades da empresa (projeto, manufatura, compras, planejamento e controle da produção, etc.).

Consórcio Modular – É um sistema que utiliza diversos parceiros que trabalham juntos dentro da fábrica, em seus respectivos módulos, e são responsáveis pelas operações na linha de montagem. O consórcio modular foi construído em termos de conceitos logísticos que procuram utilizar de forma eficiente e criativa as ferramentas, os processos e soluções conhecidas na prática para criar um novo conceito de produção, diminuindo ainda os estoques e o tempo de produção, no qual fornecedores são partes do processo de produção.

Células de Produção – É uma unidade de manufatura que divide a fábrica em uma ou mais estações de trabalho, nas quais possuem mecanismos de transportes e de estoques intermediários entre elas. Estas estações geralmente são em formato de “U” para maior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com