TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO

Por:   •  12/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.433 Palavras (6 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

3        EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO        

3.1   EXEMPLO GRAFICO        

4        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        

ANEXOS        

ANEXO - Questionário para a identificação do nível de estresse        



  1. INTRODUÇÃO

O estresse é uma doença que ataca qualquer tipo de pessoa, pois todos estão sujeitos ao seu desenvolvimento, devido o acumulo de responsabilidades diárias decorrentes do dia a dia, alem das percas, desgastes físicos, levando a complicações de saúde ainda mais grave.


  1. DESENVOLVIMENTO

O estresse é um conjunto de reações fisiológicas que se em grande intensidade podem levar a um desequilíbrio no organismo. A reação ao estresse é uma atitude biológica necessária para a adaptação às situações novas.

O estresse pode ser dividido em dois tipos básicos: o estresse crônico e o agudo. O estresse crônico é aquele que afeta a maioria das pessoas no dia a dia. O estresse agudo é mais intenso e curto, sendo causado normalmente por situações traumáticas, mas passageiras como a depressão na morte de um parente.

Principais causas do estresse:

  •   Mudanças é necessária  mas se as mudanças forem violentas podem ultrapassar nossa capacidade de adaptação.
  •   Sobrecarga: a falta de tempo, o excesso de responsabilidade, a falta de apoio e expectativas exageradas.
  •   Alimentação incorreta: não é apenas importante o que comemos, mas também como comemos.
  •   Fumar: o cigarro libera nicotina que, na fase de menor concentração, já provoca reações de estresse leve, depois bloqueia as reações do organismo e causa dependência psicológica.
  •   Ruídos: coloca-nos sempre em alerta, provoca a irritação e a perda de concentração desencadeando reações de estresse, que podem levar até a exaustão.
  •   Baixa auto-estima: tende a se agravar o estresse nestas pessoas.   
  •   Medo: o medo acentua nas pessoas a preocupação sem necessidade, uma atitude pessimista em relação à vida ou lembranças de experiências desagradáveis.
  •   Trânsito: os congestionamentos, os semáforos, os assaltos aos motoristas e a contaminação do ar podem desencadear o estresse.
  •   Alteração do ritmo habitual do organismo: provoca irritabilidade, problemas digestivos, dores de cabeça e alterações no sono.
  •   Progresso: a agitação do progresso técnico é acompanhada de aumento das pressões e de sobrecarga de trabalho, aumentando os níveis de exigências, qualitativas e quantitativas.

Tipos de estresse;

  •    Estresse de Trabalho
  •   Estresse decorrente de doenças cardíacas e do câncer
  •    Estresse na Infância
  •   Estresse de Envelhecimento

O estresse que mais marca nosso cotidiano é o estresse do trabalho, o profissional vive com grandes responsabilidades, grandes exigências, alta competitividade, novos desafios e superar seus próprios limites. Esses desgastes são fatores determinantes de doenças ocasionadas devido ao estresse. A ansiedade pode gerar insônia, comer exageradamente ou ficar sem comer, tensão muscular e até doenças cardiovasculares.

Tratamentos convencionais colaboram para a diminuição do estresse, como; Remédios calmantes e antidepressivos, uma alimentação balanceada, com alimentos ricos em vitaminas do complexo B, vitamina C, magnésio e manganês, cálcio, alimentos como brócolis, chicória, alface, leite, cenoura entre outros são encontrados as vitaminas e outros nutrientes importantes para o nosso organismo.

Além disso, manter uma vida diária com atividades físicas proporciona benefícios ao individuo, melhorando o condicionamento físico, queimando calorias, além do corpo produzir substancias que relaxam como a endorfina.

Mas os tratamentos não convencionais tem sido de grande benéfico no tratamento do estresse podemos citar:

  • Fitoterapia, tratamento feito com plantas recomendadas para combater o estresse, como melissa, rosa branca, valeriana e maracujá;
  • Acupuntura, uma técnica chinesa de aplicações de agulhas em locais específicos do corpo ;
  • Reike, técnica japonesa em reequilibrar a energia do corpo através das mãos e chakras;
  • Massagens como shiatsu, promovendo o equilíbrio físico, mental e energético, além de diminuir o dor ocasionado pelas tensões diária;
  • Aromoteraoia, tratamento feito a base de odores, ajudando a restabelecer a saúde do individuo;
  • Cromoterapia tratamento feito através das cores como o verde, violeta e azul.

O estresse se da em três fazes, a do alerta, da resistência e da exaustão, e os sintomas costumam estar relacionadas a cada uma delas.

  1. Fase de alerta, o corpo perde o equilíbrio, boca seca, dor de estomago, tensão e dor muscular, insônia, taquicardia, mudança de apetite, agitação;
  2. Fase da resistência, o corpo tenta voltar ao equilíbrio problemas com memória, sensação de desgaste físico constante, problemas dermatológicos, hipertensão arterial irregular, cansaço constante, gastrite prolongada, irritabilidade excessiva, desejo sexual diminuído;
  3. Fase de exaustão, terceira fase do estresse comprometendo o individuo através de doenças, insônia freqüente, problemas sexuais, diarréia com freqüência, mudança extrema do apetite, hipertensão arterial confirmada, tontura freqüente, apatia, cansaço excessivo, pesadelos, impossibilidade trabalhar, ulceras, angustia;

Estresse é doença, podemos pensar em tratamento e dependendo do seu nível e da estrutura da personalidade de cada indivíduo. Ele é uma reação emocional que aparece em consequência de situações muitas vezes criadas pelo próprio organismo para se defender dos momentos dia a dia. É necessário saber o que está estressando o indivíduo para que as chances de recuperação aumentem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (161.7 Kb)   docx (32.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com