TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Brasileira Contemporanea

Artigos Científicos: Economia Brasileira Contemporanea. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  9.768 Palavras (40 Páginas)  •  909 Visualizações

Página 1 de 40

Resumo de Economia Brasileira Contemporânea

Aula 1 - Milagre econômico: afinal, do que se trata?

- O crescimento da economia no pós-guerra foi feito com a substituição de trabalho por tecnologia. Não houve desemprego, porque o crescimento da produção era muito intenso e utilizava mais força de trabalho. Também aconteceu a reestruturação e a reforma do capitalismo, sendo possível alcançar o crescimento econômico.

- Houve foi um consenso político envolvendo o Estado, os patrões e os trabalhadores. Cada parte assumia responsabilidades e recebia a sua contrapartida. Os patrões assumiam o compromisso de pagar salários crescentes, desde que pudessem ter seus lucros também crescentes. Os empregados assumiam a responsabilidade de contribuir para o processo produtivo, desde que tivessem salários crescentes e outros benefícios, como por exemplo, a previdência social. O Estado assumia o compromisso com o pleno emprego e a redução da pobreza, comprometendo-se com uma política de bem-estar social, desde que pudesse receber governos estáveis politicamente.

- O consenso político previa a combinação de aumentos de salários com aumentos dos lucros, e para isso tinha de ter produtividade. Somente com ganhos contínuos de produtividade seria possível aumentar os salários e lucros, sem ter de aumentar os preços. O uso da tecnologia foi importante para alcançar essa produtividade. Caso contrário, os preços teriam de aumentar ou os aumentos de salários espremeriam os lucros. Os aumentos de salários serviam para dar poder de compra aos trabalhadores, para que pudessem consumir a produção em massa. Aumentos de preços iriam corroer o poder de compra. Por isso é que se diz que o crescimento da produtividade, viabilizado pelo desenvolvimento tecnológico, foi a chave para abrir as portas do consenso político.

- PIB de um país: soma de todas as riquezas produzidas nesse país.

- Elevadas taxas de crescimento do PIB por vários anos consecutivos passa a caracterizar um milagre econômico.

- Melhor trajetória para um milagre econômico em seu país: quando a taxa média de crescimento do PIB é maior, com crescimento mais acelerado (taxas maiores) e por período mais longo.

Aula 2 - O milagre econômico brasileiro

- No período de 1968 a 1973, o Brasil registrou elevadas taxas de crescimento do seu produto interno bruto (PIB), caracterizando assim o chamado milagre econômico brasileiro.

- Características do milagre econômico brasileiro que provocaram o crescimento econômico acelerado: (1) participação do Estado; (2) produção do setor de bens de consumo duráveis; (3) reformulação do sistema financeiro; (4) presença dos capitais externos; (5) programa de exportação; (6) aumento da taxa de lucro; e (7) aumento da renda familiar.

- Houve aumento da participação do Estado na economia de diferentes formas. Na esfera produtiva, o Estado se fez muito presente na área da mineração, siderurgia, petroquímica e hidroelétrica.

- Por que o Estado foi atuar nas áreas de mineração, siderurgia, petroquímica e energia: Porque o Estado foi produzir nas áreas em que a oferta não era suficiente para atender à demanda e porque não havia maior interesse do capital privado por essas áreas. Seja porque o volume de investimento necessário era muito alto, seja porque os riscos aí presentes eram considerados elevados pelo capital privado.

- Como essa produção realizada pelo Estado contribuiu para aumentar os lucros do setor privado nesse período? na medida em que o Estado vendia para o setor privado a preços baixos a produção por ele gerada. Com isso, oferecia a sua parcela de contribuição para o processo de acumulação ampliada do capital no Brasil.

- Essa participação na esfera produtiva cumpria dois papéis: eliminava os pontos de estrangulamento da oferta , ao ocupar os espaços deixados pelo setor privado; e repassava esses produtos a preços baixos para o setor produtivo privado, o que permitia ao setor privado obter lucros maiores, ampliando o ritmo da acumulação de capital.

- Uma das conseqüências do milagre econômico: concentração dos recursos financeiros nas mãos de alguns poucos agentes financeiros.

- Essa concentração financeira cumpria duas funções importantes dentro do milagre econômico brasileiro: permitia a esses grupos ter capacidade econômica para financiar empreendimentos (investimentos) de maior volume; e permitia financiar o consumo da produção de bens duráveis, um dos pilares do nosso milagre econômico.

- Presença dos capitais externos: as autoridades brasileiras facilitaram a presença do capital externo na economia nacional, dando continuidade ao processo de integração de importantes setores da indústria nacional com o capital internacional.

- O valor das exportações brasileiras cresceu muito durante os anos do milagre. Foi um crescimento maior que o da economia brasileira na sua totalidade.

- Esse importante crescimento do valor das exportações brasileiras é explicado tanto por razões internas (vinculadas à política comercial e à política cambial do governo brasileiro) como por razões externas (relacionadas ao fato dos anos do milagre econômico brasileiro coincidirem com anos de prosperidade internacional e de grande liquidez no mercado internacional).

-Políticas do governo para estimular as exportações brasileiras: isenções de impostos que incidiam sobre os produtos exportados, financiamento para os exportadores brasileiros com recursos públicos e taxas de juros abaixo das praticadas no mercado nacional pelo setor financeiro privado.

- Política cambial do governo: consistiu em fazer “minidesvalorizações” da moeda nacional frente ao dólar. Contribuiu para aumentar as exportações, na medida em que essas desvalorizações cambiais tornavam o produto nacional mais barato para o importador (com a valorização do dólar frente à moeda nacional), o que o estimulava a comprar mais produtos do Brasil.

- Por que durante o milagre aumentou a presença do capital externo no Brasil? porque os lucros dos capitais externos que já estavam no Brasil foram reinvestidos no país, como porque entraram capitais externos novos. O reinvestimento dos elevados lucros obtidos durante os anos de crescimento econômico foi mais importante do que a entrada de novos capitais externos durante o seu milagre econômico.

- O aumento da taxa de lucro: Os capitalistas aumentaram as suas taxas de lucro porque eles conseguiram reduzir o custo de produção e também porque os trabalhadores tiveram um achatamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com