TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Ambiental

Por:   •  29/4/2016  •  Artigo  •  1.321 Palavras (6 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 6

PNUPG[pic 1][pic 2]

Vol. , Nº01, Ano 2010

autor

Osvaldo da Silva

meioambiente@plajax.com.br

coautor1

Ronaldo Mathias de Oliveira

seguranca@plajax.com.br

coautor2

Deborah Marcelino

deborahmarcelino@hotmail.com

[pic 3]


EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE

O Planejamento de Ações de Educação Ambiental para a Sustentabilidade nas Empresas.

RESUMO

Este artigo tem como objetivo evidenciar o quanto a aplicação de ações sócio ambientais e educação ambiental influenciam na sustentabilidade das empresas, o estudo trata de  uma unidade de produção de chumbo do estado do Paraná, e  demonstra o nível de adequação e evolução que a empresa atingiu através da aplicação de conceitos sócio ambientais, utilizando a educação ambiental como estratégia na busca pela sustentabilidade num segmento ambientalmente visado e potencialmente poluidor.

 Para o desenvolvimento deste estudo, foram consultadas informações disponíveis postadas na internet, boletins e jornais específicos, alem de documentos internos e testemunhos de técnicos da empresa.

Palavras-Chave: ações sócio ambientais; educação ambiental; sustentabilidade; produção de chumbo.

ABSTRACT

This article has the objective of evidence how the implementation of social and environmental actions  and environmental education  has influence in the sustainability of companies, this study was done in a unit of  lead production of  Parana state, and evidence the adequacy and development level that the company gain  through the application of social and environmental concepts,   using the environmental education as a strategy in the search for sustainability in a segment environmentally aimed and potentially polluter.

For the development of this study, were consulted available information posted on the internet, specific report and newspaper, in addition to internal documents and           testimonies of technicians of the company.

Keyword: social and environmental actions; environmental education; sustainability; production of lead.


  1. INTRODUÇÃO

A Tamarana Metais Ltda é uma empresa  voltada para a reciclagem de chumbo,   através da fundição secundaria, segundo padrões internacionais de   qualidade e respeito ao meio ambiente, contando com 75 colaboradores na unidade.


Criada em 1995, a empresa esta localizada na rodovia Victorio Francovig Km 01, na      cidade de Tamarana – Paraná, nesta planta processa cerca de 1500 toneladas de    chumbo por mês, oriundo de aproximadamente 2000 toneladas de baterias           automotivas usadas e outros resíduos contendo chumbo. O profissionalismo da      equipe, aliado a mais alta tecnologia, garante um resultado final duplamente         satisfatório: na qualidade dos    produtos e serviços e na preservação do meio     ambiente.

Essa filosofia de trabalho foi reconhecida, em abril de 2001, com o certificado                        internacional de qualidade ambiental ISO 14001. A empresa se orgulha de ser a   primeira    empresa sul-americana no ramo de atividade a conquistar o selo            ecológico.    

Diferentemente do usual e dado a consciência da organização, a empresa foi      certificada    primeiramente nas normas ambientais e e
m 2004, conquistou a        certificação ISO 9001 para     qualidade de processos e produtos e em maio de 2007, a   certificação conforme a norma de Saúde e Segurança do Trabalho OHSAS 18001.

Todo este trabalho e conquistas fazem da Tamarana uma empresa diferenciada,  pela seriedade e consciência  que todos têm e o cuidado como são tratadas as questões sócio     ambientais.

Além dos treinamentos constantes e educação ambiental a todos os funcionários, visando  a melhoria continua de seus processos, a empresa desenvolve programas específicos na área social.

O ser humano está no centro das preocupações da Tamarana Metais, razão pela qual a      empresa desenvolve projetos de responsabilidade social voltados para as comunidades      interna e externa.

Dessas ações fazem parte o Programa Bom Aluno, o Programa Pingo D'água, o         Projeto    Escola da Fábrica e o Projeto Educação do Trabalhador.  

Na área ambiental, a Tamarana Metais é a primeira empresa de reciclagem de chumbo a     receber o selo ISO 14001 na América do Sul.

(Para nós, não basta respeitar o meio      ambiente, é preciso torná-lo ainda melhor).
ISO 14001 é uma certificação ambiental reconhecida por empresários e consumidores de     todo o planeta. O selo garante reconhecimento internacional da Tamarana Metais como      indústria que concilia equilíbrio ecológico e crescimento econômico, e para conquistar   este selo, é necessário que todas as etapas de produção sigam os padrões internacionais de qualidade ambiental.
Em 2000, auditores do Bureau Veritas Quality International (BVQI), após rigorosas                 inspeções na indústria, comprovaram que a Tamarana Metais identifica e administra       impactos ambientais; promove constantes melhorias na atividade industrial, minimiza     riscos de agressões ao ecossistema; e segue minuciosamente a legislação ambiental do país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (194.9 Kb)   docx (730.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com