TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Ambiental Nas Escolas

Trabalho Escolar: Educação Ambiental Nas Escolas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  1.274 Palavras (6 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

2.1 Educação Ambiental nas escolas

3 CONCLUSÃO .6

4 REFERÊNCIAS 7

INTRODUÇÃO

A reflexão sobre as práticas sociais, em um contexto marcado pela degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema, cria uma necessária articulação com a produção de sentidos sobre a educação ambiental inovadora em dois níveis: formal e não formal. Assim, ela deve ser acima de tudo um ato político voltado para a transformação social.

Nas escolas já tem a educação ambiental há um bom tempo devido à necessidade de passar as informações para as famílias se conscientizarem da necessidade de sustentar o meio ambiente, aplicam a educação ambiental nas salas de aulas, ensinando a coletar o lixo e selecionar, reciclar e manter a sala de aula limpa, para que as escolas também possam se manter organizadas, limpas e sempre buscando melhorias.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS

Tomando-se como referência o fato de a maior parte da população brasileira viver em cidades, observa-se uma crescente degradação das condições de vida, refletindo uma crise ambiental.

O desafio é, pois, o de formular uma educação ambiental que seja crítica e inovadora, em dois níveis: formal e não formal. Assim a educação ambiental deve ser acima de tudo um ato político voltado para a transformação social. O seu enfoque deve buscar uma perspectiva holística de ação, que relaciona o homem, a natureza e o universo, tendo em conta que os recursos naturais se esgotam e que o principal responsável pela sua degradação é o homem.

Portanto busca-se educação ambiental em todos os ambientes existentes, a começar nas escolas, o que acaba contribuindo muito também dentro das residências. Nas escolas já tem a educação ambiental há um bom tempo devido à necessidade de passar as informações para as famílias se conscientizarem da necessidade de sustentar o meio ambiente, aplicam a educação ambiental nas salas de aulas, ensinando a coletar o lixo e selecionar, reciclar e manter a sala de aula limpa, para que as escolas também possam se manter organizadas, limpas e sempre buscando melhorias.

Os professores de Ciências e Geografia trabalham com educação ambiental de maneira necessária e, a temática ambiental já incluída nas escolas como uma parte integrante do conteúdo de ensino dessas disciplinas contribui muito para o sucesso da aplicação da educação ambiental. Há, no entanto, maneiras distintas de integrar os conteúdos de Ciências e Geografia com a questão ambiental.

Os conteúdos de Ciências e Geografia, estão voltados nos assuntos como relevo, cadeia alimentar, continentes, ecossistemas, corpo humano, ar, água, poluição. Outros assuntos são aqueles que, há algum tempo, foram incluídos na pauta da discussão ecológica e são veiculados amplamente pela mídia, como aquecimento global, desmatamento, tráfico de animais, efeito estufa, conservação, preservação, reciclagem, lixo e dengue.

Outra maneira de inserir e desenvolver a educação ambiental nas práticas de ensino é através de projetos. Todas as escolas selecionadas para a pesquisa já desenvolveram trabalhos com projetos. Os projetos podem ocorrer de duas maneiras: serem idealizados pelos educadores da escola ou serem desenvolvidos através de uma parceria entre a escola e uma intuição externa. Os temas já estão escolhidos, materiais didáticos definidos e, na maioria das vezes, são acompanhados por uma capacitação rápida aos professores para orientá-los a maneira de desenvolver as atividades com seus alunos.

Uma terceira maneira que encontramos de inserir a educação ambiental na escola é através de oportunidades que vão surgindo no dia-a-dia. São atividades de educação ambiental realizadas de uma maneira pontual dentro do currículo escolar, aproveitando-se de notícias que saem na mídia sobre a temática ambiental, das posturas de professores e alunos na sala de aula - “Saiu da sala apaga a luz, desliga o ventilador” (professara de Ciências), como também datas comemorativas, as feiras de Ciências ou feiras ecológicas. Todos esses são momentos corriqueiros que acontecem nas escolas e são aproveitados para desenvolver atividades de educação ambiental, que devem ser usados para enriquecer as atividades de educação ambiental. A formação dos professores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com