TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Escolar

Casos: Educação Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  843 Palavras (4 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO ACADÊMICO

TEMA: ANÁLISE DO ARTIGO: TREINAMENTO CONTRA RESISTIDO NA ADOLESCÊNCIA (Autor: Jairo Barros – 2009)

CURSO: Educação Física, 5º e 6º Semestres

DISCIPLINA: Treinamento Resistido

PROFESSOR: Bruno Daniel Sant’ana

GRUPO

Alexandre Martins de Souza Júnior

Edilberto de Souza Pereira (Feijão)

Fábia Moraes Dias

Fabiano Fraga Vieira

Márcia Vargas

Marciano Porto Pereira

Valdeir de Freitas

Guarapari/ES, setembro de 2013.

ANÁLISE DO ARTIGO: TREINAMENTO CONTRA RESISTIDO NA ADOLESCÊNCIA

Nesse documento, o autor Jairo Barros, do Centro Universitário Augusto Motta - Rio de Janeiro, traz uma gama de informações pertinentes e muito importantes para se entender a grande questão do ingresso, cada vez mais cedo, dos adolescentes nas academias de musculação.

Em seu trabalho (2005), Barros aborda a popularidade do treinamento contra resistido, na adolescência, demonstrando que os amigos, a sociedade e a mídia fazem pressão para que os esses indivíduos, em especial, busquem um corpo “sarado”. Ferreira (2005) destaque que “a beleza é buscada e comprada a qualquer preço e a qualquer custo”.

Barros dedica um bom espaço em seu trabalho para destacar a questão da desmistificação de que a musculação impede o crescimento. Ele se aproveita de estudos feitos por Fleck e Kraemer (1999) e Nieman (1999) para afirmar que essa questão já está superada, portanto é importante que os adolescentes participem de treinamento com pesos, sem que haja prejuízos para o seu crescimento corporal. Citando Fleck e Kraemer (1999), o autor escreve que “a atividade física na adolescência acelera o crescimento longitudinal, a espessura dos ossos, a liberação da testosterona e do hormônio do crescimento”.

Em seu tópico Revisão de Literatura, o autor traz os conceitos de adolescência, usando a definição da Organização Mundial de Saúde (OMS) de que “a adolescência é uma fase intermediária do desenvolvimento humano, que compreende a faixa etária entre 10 a 19 anos”. Período entre a infância e a fase adulta.

Ele menciona a questão do adolescente, nessa fase, procurar fazer parte de um grupo social, para formar sua identidade. Cita as transformações por que passa o jovem, que sente mudanças na linguagem, gestos, modo de se vestir, sexualidade, dentre outros.

O autor, então, relata pontos importantes de discussão, como o que relatou Fleck & Kraemer (1999) “através dos programas de treinamento de força, os adolescentes conseguem ganhos na força muscular, entretanto, a hipertrofia é mais difícil de se alcançar em adolescentes do que em adultos”. Barros reforça essa ideia, afirmando que a literatura demonstra que o treinamento contra resistido em adolescentes tem pouco favorecimento em relação à hipertrofia, mas mesmo assim, muitos adolescentes insistem em ganhar músculo. Daí o grande perigo em eles se desviarem para o caminho errado, procurando os esteroides anabolizantes.

No tópico Metodologia, ao autor descreve como a pesquisa de campo foi feita, relatando que foi aplicado um questionário com cinco perguntas (abertas e fechadas) para seis adolescentes, que já praticavam o treinamento contra resistido há mais de seis meses. Tal estudo fora realizada em uma academia no município do Rio de Janeiro. Os jovens tinham

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com