TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório para Creche Educação Infantil

Por:   •  20/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.309 Palavras (6 Páginas)  •  2.961 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

O relato exposto trata-se de um instrumento avaliativo para o primeiro bimestre da disciplina Práticas Pedagógicas de Iniciação a Pesquisa (PPIP). Apresentará o estágio ocorrido pela estagiária no período 29/02 à 15/03, as segunda e terça, das 13:00 horas ás 17:00 horas na Creche Municipal Clementina Melo, em turma de Educação Infantil/creche.

A instituição de ensino citada localiza-se na Rua Maria Ferreira, s/n°, bairro da raia, Saquarema- Rio de Janeiro, Bacaxá. A instituição é composta por 08 salas de aula, todas com banheiros adequados a faixa etária dos alunos (anexo 1); sendo, possui também 01 secretaria; 01 sala dos professores e diretoria; 01 refeitório ( anexo 2); 01 lavanderia( anexo 3); 01 área de serviço; 01 almoxarifado( anexo 4); 01 pátio com brinquedos ( anexo 5) e área externa gramada arborizada ao fundo; que contribui para um ambiente fresco e arejado. Observou-se que possui acessibilidade no ambiente excerto nos banheiros. A equipe de profissionais é formada por 01 diretora geral; 01 diretora adjunta e 01 orientadora adjunta e educacional que atende aos dois turnos; 08 professores regentes; 02 coordenadores de turno; 18 auxiliares de creche; 06 auxiliares de serviços gerais; 02 merendeira; 02 auxiliares de secretaria;; 03 auxiliares de merenda e 06 auxiliares de serviços geral. Atende atualmente 170 alunos, funcionando em período integral. Todos contribuem para o bom desempenho das atividades que envolvem o cuidar e educar.

Desenvolvimento

A partir da observação e coparticipação da estagiária no período descrito, é possível traçar o seguinte perfil para a creche IV analizada: Nessa creche não havia crianças portadoras de necessidades especiais. As atividades reproduzidas pelo discente eram expostas em cartazes. Em sua maioria, os discentes estão na mesma faixa etária, 3 a 4 anos.aparentam pertencer a mesma classe socioeconômica . Foi possível perceber que vários ainda estavam em processo adaptativo. A quantidade de meninos e meninas e praticamente a mesma: eles são 09 e elas 11. A turma conta com a ajuda de duas ajudantes e uma professora complementar as segundas feiras e as terças feiras uma auxiliar e uma professora regente.

A docente complementar aparenta ter segurança em relação à sua função. Parece ser comprometida. Nem tanto organizada e cuidadosa. Já professora Regente parece ser segura, ter paciência e autoridade. Entretanto é possível perceber sua preocupação como os desenvolvimentos cognitivos e emocionais das crianças. Os alunos parecem retribuir o carinho recebido. A partir desse momento, o relato se dará baseando-se nos dias em que a estagiaria esteve presente na turma em questão.

Ao chegar na sala no dia 29/02, os alunos estavam dormindo, a professora regente logo acordou-os para lanchar, após lancharem eles fizeram um trabalho sobre o mosquito aedes aegypti. Os discentes pintaram os mosquitos feitos de papelão. Ao acabarem de pintar, os alunos junto com a professora regente colaram no cartaz para expor ao pátio( anexo 6). Junto à ajudante formaram uma roda. Os alunos começaram a cantar várias músicas, em seguida a docente encheu uma bola grande onde os alunos deveriam jogar para quem quisesse. Em seguida os alunos deitaram na bola com o auxílio da professora, mas na hora da brincadeira houve uma certa confusão pois todos queriam jogar ao mesmo tempo. Nesse momento as crianças foram estimuladas a ser expor oralmente. Percebeu-se interesse de várias durante o desenvolvimento dessa atividade. Depois que a professora terminou com atividade recreativa, os alunos foram conduzidos pela estagiária em direção ao pátio com duração de quinze minutos destinados ao parque, pois estava chovendo no pátio. Ao voltarem para sala, os alunos foram lavar as mãos para jantarem. Logo após a ajudante entregou os brinquedos para distraí-los um pouco até na hora do banho. Ao final, a professora regente, a ajudante e a estagiária foram prepará-los para tomar banho e escovar os dentes.

Em 07/03/, ao chegar na sala os alunos estavam dormindo. Após, a professora os levou para lanchar. Depois, a docente fez um trabalho com os discentes sobre o dia internacional da mulher, onde os alunos tiveram que colar o coração, no qual estava escrito “8 de março dia da mulher" .Ao término da colagem, a ajudante levou o cartaz para expor no pátio. Em seguida, a docente e as ajudantes fizeram uma roda e logo encheram uma bexiga para os alunos jogarem um para o outro, porém houve uma certa confusão pois havia crianças querendo ficar com a bola . Neste momento os discentes foram estimulados a se expor oralmente. A docente distribui alguns brinquedos. Todas as crianças demonstraram interesse na atividade. A docente solicitou a colaboração da estagiária junto com a ajudante para levar as crianças ao parque. Após, levou os discentes para lavar as mãos para poderem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (77.7 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com