TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA CRECHE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  25/8/2018  •  Artigo  •  4.826 Palavras (20 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

PIAGET/FACULDADE DE TECNOLOGIA PAULISTA

Pós Graduação em Educação Infantil

A IMPORTÂNCIA DA CRECHE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

        

Samara de Faria Cardoso

Valdineia Pereira Perez

LUPÉRCIO- SP

2015

A IMPORTÂNCIA DA CRECHE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Samara de Faria Cardoso¹                         

Valdineia Pereira Perez ²

RESUMO

Este artigo tem por objetivo uma abordagem da Educação Infantil sob uma ótica crítica. Visando a discussão de questionamentos importantes, que definem a importância desse segmento na formação do indivíduo, e a articulação de possíveis caminhos a serem seguidos. O trabalho foi desenvolvido tomando para a análise a situação da atual estrutura que compõe a Educação Infantil, destacando-se algumas situações e relações que urgem de reflexões. Para tal foi elencados a composição histórica para a formação do quadro atual do Ensino Infantil, com um especial olhar para o segmento Creche e a sua importância para a educação infantil e na formação básica do indivíduo.

Palavras-chave: Educação Infantil, família, aprendizagem, creche.

 ABSTRAT

This article aims at an approach of early childhood education in a critical perspective . Aimed at discussion of important questions that define the importance of this segment in shaping the individual , and the articulation of possible paths to follow . The study was conducted taking to analyze the situation of the current structure that makes up the Early Childhood Education , highlighting some situations and relationships urging reflections . This is why we listed the historical composition for the formation of the current frame of Child Education, with a special look at the Creche segment and its importance to early childhood education and basic training of the individual.

Keywords: Early Childhood Education , family , learning, kindergarten.

_______________________

1 – Licenciada em Ciências Biológicas Pós Graduanda em Educação Infantil Institucional Faculdade de Tecnologia Paulista Lupércio SP   E-mail sa-faria@hotmail.com

² - Pós Graduada em Matemática  Pós Graduanda em Educação Infantil Institucional Faculdade de Tecnologia Paulista Lupércio SP   E-mail valdineia.perez2013@gmail.com 

  1. INTRODUÇÃO

A Educação Infantil deve proporcionar um ambiente para que a criança desenvolva autonomia para adquirir habilidades de leitura, escrita, interação social e desenvolvimento pessoal.

O papel da Educação Infantil é estimular as potencialidades de cada criança, favorecendo sua formação e seu desenvolvimento, equilibrando suas capacidades e estimulando a observação e compreensão do meio em que vive, para melhorar a integração e participação da criança, desenvolvendo a formação moral e o sentido de responsabilidade. Além disso, é a Educação Infantil que contribui para a socialização do indivíduo em grupos, ajudando na capacidade de expressão e comunicação, bem como a imaginação e criatividade.

Em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96) incluiu efetivamente a educação infantil como primeira etapa da Educação Básica.                                

Seção II.

Da Educação Infantil.

Art. 29. A educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológicos, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

Art.30 A educação infantil será oferecida em:

I. Creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade.

II. Pré-Escolas, para crianças de quatro a seis anos de idade.

Art.31. Na educação infantil far-se-á mediante acompanhamento e registro de seu desenvolvimento, sem objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental. (BRASIL, 2012b)

Nesse sentido o período intitulado Creche estabelece diretrizes para o desenvolvimento comportamental do indivíduo incentivando hábitos de higiene e defesa da saúde pessoal, bem como as primeiras interações, fora do ambiente familiar, ou seja, a creche se perfaz no primeiro núcleo extra-familiar de convivência social a que a criança é apresentada. Deste modo um fator muito importante é a participação familiar conjuntamente ao educador, estabelecendo relações de diálogo, compreensão e interação ao longo de todo o processo educativo.

Entendemos que a função da creche não é somente assistencialista, mas sim preparar o educando para viver em sociedade, exercendo com clareza seu papel de formadora do cidadão, deste modo uma boa formação básica se inicia desde a educação infantil com um trabalho consistente da instituição creche atrelado a um bom ambiente familiar rico em estímulos e principalmente que estabeleça sadias relações psico-emocionais, isto posto, cria-se pré condições para a boa formação cognitiva e psíquica individual.

  1. DESENVOLVIMENTO

Pesquisamos em diversas fontes bibliográficas, dados que personificassem a Educação Infantil no Brasil, desde dados históricos que contribuíram para a sua estruturação como tal hoje se apresenta até eventos recentes que definiram ou redirecionaram o sistema. Elencamos algumas questões necessárias para a compreensão da estruturação do que acreditamos ser o eixo central para a reflexão do papel da Creche para a Educação Básica do cidadão.

2.1 A Creche e sua Origem

A palavra creche vinda do Francês significa “Manjedoura ou Presépio”,era associado ao simbolismo Cristão, de dar abrigo a uma criança necessitada, no termo italiano “Asilo Nido” é um asilo que abriga outra denominação ao atendimento á criança pequenas, fora da família era “Escola Materna”.

A creche foi criada na França há mais de 200 ano no fim da metade do século XVIII, precisamente em 1767, pelo padre Protestante Oberlim, na região Alsácia Francesa chamada “Escola de Tricô” (knetting schools). A representação da escola na época foi criada com objetivos de abrigar crianças que ficavam sozinhas sem cuidados, enquanto seus pais saiam para trabalhar. Nestes espaços, “[...]onde mulheres da comunidade tomavam conta de grupos de crianças pobres pequenas e ensinavam a ler a bíblia e a tricotar” (OLIVEIRA, 2007, p.61).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.2 Kb)   pdf (364.9 Kb)   docx (138.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com