TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONT. MET. PRAT. ENSINO CRECHES E ED. INFANTIL

Por:   •  21/2/2017  •  Ensaio  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 3

CONT. MET. PRAT. ENSINO CRECHES E ED. INFANTIL

1 – Cite os aspectos principais destacados na primeira aula que permitem compreender a relação existente entre o conceito de infância como histórico-social e as formas de oferecer educação infantil na atualidade?

2 – Como os conhecimentos sobre diferentes infâncias e as leis instituídas (CITE E COMENTE ALGUMAS) em nosso país em defesa do direito da criança podem contribuir para que docentes da educação básica problematizem os obstáculos atuais para uma infância saudável na sociedade?

A primeira aula conceitua a infância como o tempo de cuidar, de sentir amada, ter proteção. Neste período em que existem necessidades especificas como afeto, brincar e bagunçar. A criança terá infância se a sociedade entender e respeitar suas necessidades especificas. Isto engloba questões politicas, econômicas, históricas e sociais.

Durante a idade média, na Europa, as crianças eram tratadas como pequenos adultos vestiam-se da mesma forma que os adultos, as pessoas eram distinguidas apenas pela classe social. Precocemente, aos sete anos, as crianças eram introduzidas no mundo adulto através do trabalho e dos jogos.

No Brasil colônia, só tinham acesso à educação jesuítica as crianças indígenas (com o objetivo de adestramento para escravização) e as crianças brancas. As crianças negras não tinham acesso à educação.

Neste mesmo período começa o movimento higienista que defende a importância da amamentação materna em substituição a ama de leite, este movimento tinha uma ideia preconceituosa de que as amas negras eram uma raça inferior.

A falta de higiene neste momento historico gerou altas taxas de mortalidade infantil.

Crianças negras e brancas brincavam juntas. As crianças negras eram tratadas pelos senhores brancos como animaizinhos de estimação que comiam as migalhas da mesa. Muitas vezes nas brincadeiras, as crianças negras ocupavam posições subjugadas. Já as crianças indígenas tinham uma educação diferenciada no tocante ao respeito pela infância, recebiam afeto e proteção da família, toda a tribo era responsável pela educação das crianças e a disciplina era livre de castigos físicos.

Tanto a criança negra quanto a branca a partir dos seis anos não tinham sua infância respeitadas. A criança negra começa a desempenhas pequenas tarefas e a branca começa a estudar com a companhia da palmatória e a vara de marmelo.

Hoje a criança precisa ser criança, fazer coisas pertinentes a sua faixa etária e não serem incentivadas a se comportar como pequenos adultos, o consumismo leva meninas de seis a dez anos de idade a se vestirem com roupas sensuais e inadequadas e usarem maquiagem de adulto (lembrando que esses itens são comprados pelos próprios pais). Isto é um retrocesso, como na Europa, onde as crianças eram tratadas como miniaturas de adultos e perdiam sua infância. Atualmente outra forma de roubar a infância veladamente e dar muitas atividades às crianças, preencher todo o tempo com cursos extracurriculares, aulas e esportes, até que a criança não tenha nenhum tempo disponível para brincar. Por este motivo muitas crianças apresentam doenças próprias de adultos como ansiedade e stress pois não tem tempo para simplesmente ser crianças.

Destaca-se se seguintes leis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (43.3 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com