TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Infantil e o Ensino Religioso

Por:   •  11/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.358 Palavras (10 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

O presente trabalho abordar conteúdos sobre a importância do ensino religioso para o desenvolvimento integral da criança, este trabalho pretende levar a uma reflexão da importância do ensino religioso durante a infância. Está abordado o quanto é bastante que a criança tenha uma educação religiosa, assim sendo, está explícito no trabalho a contribuição que a educação religiosa na infância oferece a criança, tanto no seu relacionamento no quotidiano com o seu próximo, assim com o nível de comportamento que adquire com este aprendizado.

Na Educação Infantil acontecem as primeiras relações sociais da criança, que darão a oportunidade com que a criança perceba os espaços aos quais e outros aos quais poderá estar participado, interagindo, e aprendendo assim o respeito ao outro e as diferenças.

Objectivo Geral

  • Compreender a importância do ensino religioso no desenvolvimento integral da criança na infância.

Objectivo Específico

  • Explicar a importância do ensino religioso do desenvolvimento integral da criança;
  • Descrever o papel da família no desenvolvimento integral da criança na infância;
  • Indicar a importância da educação religiosa para o desenvolvimento da criança.  

Metodologia  

O método usado para a concepção do presente trabalho foi o método de revisão bibliográfica, o qual consistiu na recolha de informações já publicadas constituído principalmente de manuais e informações disponibilizadas na internet.

Definição do Conceito

Religião – segundo Ruben Alves (1996:18) a religião é uma teia de símbolos rede de desejos confecção de espera, horizonte dos horizontes, a mais fantástica e pretensiosa tentativa de transubstanciar a natureza.        

   

Importância do Ensino Religioso no Desenvolvimento integral da criança na infância

O ensino religioso consiste em uma disciplina da educação básica, onde seu objectivo principal é propor reflexões sobre fundamentos, costumes e valores das várias religiões existentes na sociedade.

Ela é uma disciplina que se caracteriza pela busca da compreensão das diferentes formas de religião, explorando temas de seu interesse de maneira interdisciplinar, através de actividades  que estimulem, sobretudo, o diálogo e o respeito entre religiões.

O ensino religioso ocorre em diferentes lugares na sociedade, tais como: nas escolas, no seio das famílias, nas instituições religiosas, assim como em outros lugares da sociedade.

O ensino religioso é bastante importante no desenvolvimento integral da criança na infância pois, complementa já a partir da infância, parâmetros que auxiliarão o futuro da criança sobre o seu espaço na sociedade conforme as regras e complementares propostos pela religião indicada, cultura e paz entre os indivíduos, assim como o comportamento mais ideal dentro da sociedade.

De forma a não persuadir ou ditar o que a criança deve ou não seguir, o ensino religioso desde cedo irá trazer inúmeros benefícios para a mente da criança, de modo que ela poderá obter respostas de variadas sabedorias, não apenas da religião, sobre diversos assuntos pautados a vida da família, comportamento, cultura e sociedade, enriqueçam a vida das crianças e adolescentes. É o ensino que não passa, mas marca a vida de quem apreende e percebe o afloramento de verdadeiros valores durante as fases da vida, no que se refere ao sentido do sagrado, do humano e do social.

A criatividade no aprendizado é fundamental, falar de Deus não é bastante, mas indicar Deus, mostrar com simplicidade, através de instrumentos e recursos pedagógicos a essência do ser humano proporciona a descoberta da verdade, dos valores eternos, que constrói homens e mulheres cientes do seu papel aos cidadãos. (OLIVEIRA, 1997)

Importância do Ensino Religioso na Infância e no Comportamento da Criança

No ensino religioso a criança aprenda uma seria de normas de conduta, assim como o respeito pelo próximo. Essa séria de regras que a criança aprende, bem assimiladas em todos os domínios ( cognitivos, psicomotor e afectivo) a criança poderá desenvolver um comportamento bastante aceite dentro a sua comunidade, lar, centro e entre os seus companheiros.

Desde modo a criança desenvolve uma alta qualidade de comportamento, podendo receber elogios onde se encontra inserida. Contudo, as crianças com este tipo de comportamento que é consequência do ensino religioso, tornam se modelos para as demais crianças, por vezes essas crianças desenvolvam uma alta capacidade de comunicação, pois muitas das vezes tendem a transmitir os conhecimentos adquiridos no ensino religioso.                

Importância da Educação Religiosa para o Desenvolvimento da Criança    

A religião é bastante importante para o desenvolvimento da criança como aluno, uma vez que a criança de desenvolver a sua capacidade mental durante a recepção da educação religiosa, o que abre espaço para que a mente tenha capacidade de assimilar conteúdos aprendidos com mais facilidade e rapidez. Educação religiosa foi, por muito tempo, vista como apenas uma área que pode se distanciar com a educação escolar. Assim actualmente muitas escolas privadas assim como públicos tem uma tendência de introduzir a educação religiosa nos seus pacotes curriculares, não se levando em conta carácter pedagógico. Com a evolução das politicas educacionais (ainda que lentas e engatinhando), através das novas descobertas sobre o desenvolvimento infantil, o educar se tornou tão importante quanto o cuidar.                            

 

Educação Infantil e o Ensino Religioso

A educação infantil e o ensino religioso na infância é uma construção social e também pelas questões políticas e religiosas, pois a caridade a filantropia e o assistencialismo estiveram bastante presentes nas instituições de infância.

Desde os primórdios da colonização, as diferenças contrastantes da nossa sociedade, pela distribuição de renda e de poder, fizeram emergir infâncias distintas para classes sociais também distintas. O significado social dado à infância não foi e nem é homogéneo, pelas próprias condições de vida das nossas crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (154.9 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com