TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação ambiental alem dos muros da escola

Por:   •  22/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 3

O indivíduo por questões ligadas a sua sobrevivência utiliza os recursos naturais demasiadamente. Isso desencadeia o processo de aceleração da degradação ambiental. As ações antrópicas dão margem a questionamentos, essas ações vêm colocando em risco o futuro do planeta. Com base nisso, deve-se buscar mais racionalidade, fazendo com que o ritmo de degradação possa ser reduzido. Porém é fato que somente a iniciativa vinda das indústrias e empresas não seria e nem será o suficiente para diminuir os impactos causados pelas ações humanas em todos os espaços. A população é partícipe nesse processo, pois, promove demandas e tem papel muito relevante na construção de novos espaços e na subtração de recursos, dessa forma é atuante no processo de transformação. Diante do exposto problema torna-se, cada vez mais necessário investir em educação e em informação para que as pessoas possam dar sua contribuição nesse processo.

No que tange a isso, a educação ambiental tem papel inestimável para contribuir no processo de construção de conhecimento e informações sobre essa relação da sociedade com os recursos naturais e os efeitos dessa para ela mesma. Porém, os trabalhos em educação ambiental necessitam de maior integração de conteúdos e saberes para que haja maior interação entre os agentes sociais e entendimento sobre as implicações de suas ações sobre o meio ambiente.

O Projeto Educação ambiental participação além dos muros da escola, advém da urgente necessidade de reverter o quadro de deterioração ambiental em que vivemos, com efetivação de práticas de desenvolvimento sustentável e qualidade de vida para todos. O Projeto será implantado inicialmente pelos docentes professores na escola de ensino público, Dom Clementino, localizada em Perdizes – SP, cuja a proposta educacional objetiva o desenvolvimento das várias dimensões do educando. Baseiam-se na observação e na orientação familiar, priorizando o desenvolvimento global do indivíduo a fim de que ele seja capaz de integrar o seu meio de uma forma participativa e também transformadora. Dentro desses aspectos, a equipe pedagógica da Escola Dom Clementino acredita que uma proposta pedagógica bem definida sobre a temática ambiental seja o ponto principal de um trabalho educacional eficaz.

Quando se fala em educação, a primeira imagem que nos vem à cabeça é a sala de aula, o professor e os alunos. Entretanto essa é, apenas, a ideia usual da educação formal que acontece no ambiente escolar com conteúdos previamente demarcados e horários estipulados. A nossa relação com o saber, se dá de inúmeras formas e em vários locais, e de uma forma geral, podemos classificá-lo em três categorias: formal, informal e não formal. A categoria de ensino formal está vinculada à escola. Na chamada educação informal, os indivíduos aprendem durante seu processo de socialização, principalmente herdados, carregados de valores e culturas próprias como, por exemplo, na família, bairro, clube e amigos. Finalmente, a educação não formal é aquela que se aprende via os processos de compartilhamento de experiências, principalmente em espaços e ações coletivas cotidianas, como museus, teatros, bibliotecas, parques, etc. Na educação formal, temas transversais como meio ambiente, ética, cidadania, cultura e consumo estão previstos, visando utilizar os conhecimentos de várias disciplinas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (53.8 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com