TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Ambiental nas Escolas

Por:   •  5/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.532 Palavras (7 Páginas)  •  696 Visualizações

Página 1 de 7

APRESENTAÇÃO

O estágio supervisionado visa proporcionar ao aluno um momento de relacionar a teoriaapresentada em sala à prática utilizada nas salas de educação do Ensino Fundamental. O presenterelatório é resultado do trabalho de observação realizado na Escola Estadual Lauro Chaves, em Macapá/AP realizado no período de 15 a 19 de setembro de 2014.

O objetivo doestágio é proporcionar ao aluno as situações vividas em sala, expondo as observações pertinentes nos requisitos que compõe este relatório, compreendendo a forma como foram desenvolvidas e sua relação com o contexto, bem como resgatar os conhecimentos dasações educativas relacionando teoria e prática utilizada pelo profissional de ensino fundamental em seu processo de desenvolvimento pedagógico. O relatório estáorganizado em deztópicos: identificação, descrição, atividades desenvolvidas, cumprimento da programação do estágio, ambiente humano, orientação recebida, atividades desenvolvidas diariamente, conhecimentos adquiridos, adaptação e considerações finais que estão devidamente elaborados de acordo com as informações pedidas no roteiro de relatório, e com as observações feitas no estágio.

As conclusões apresentadas se constituem das análises críticas e construtivas descritas nos tópicos, ressaltando ainda a importância da disciplina de estágio supervisionado para a absorção do conhecimento pelo acadêmico em plena construção teórica, sobre a aprendizagem pedagógica nas salas do Ensino Fundamental.

INTRODUÇÃO

O Relatório de Estágio Supervisionado em Docência do Ensino Fundamental, apresentado ao curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Faculdade Estácio-FAMAP, onde o campo de pesquisa desenvolveu-se na Escola Estadual Lauro Chaves, localizada no município de Macapá/AP, turno da tarde.

O estágio supervisionado é o contato que o aluno quanto acadêmico tem com a área escolhida para sua atuação profissional, torna-se o eixo central da formação de professores, visto que, é através dele que o profissional é apresentado aos aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do cotidiano educacional, firmando-se como um processo fundamental de transição do papel de aluno para professor. É o momento onde o graduando vivência experiências relacionadas a sua área de atuação, de tal modo que sua formação torna-se mais significativa produzindo discussões, onde exista boa reflexão crítica, formando a sua identidade e a capacidade de observar o processo de ensino e aprendizagem.Desta forma o objetivo deste relatório foi de observar à prática docente do Ensino Fundamental, participando das situações vivenciadas em sala de aula, analisando como estão sendo desenvolvidas e sua relação com o contexto permitindo a construção do mesmo relacionadas a prática teórica assistida na academia.

As observações na escola Lauro Chaves retratam a incoerência da educação pública, a falta de metodologia que prenda a atenção e desenvolva nos alunos a percepção da importância do processo de ensino e aprendizagem na vida escolar, por ser localizada em um bairro de classe baixa e com grandes áreas de ressaca, é perceptível a falta de relação entre família e escola, onde pondera o desrespeito com o professor, nas atitudes dos alunos sempre movidos pela comunicação em voz alta e discordâncias de ações, os professores não conseguem dominar a imperatividade que os alunos estabelecem em sala.

1- IDENTIFICAÇÃO

Nome do Estagiário: Rayonara Mendes Barbosa

Nome da Empresa: Escola Estadual Lauro Chaves

Área de estágio: Docência do Ensino Fundamental

Período de Estágio: 15/09/2014 a 19/09/2014

Nome do Diretor da Escola Campo: Marcelo Dias Cruz

Nome do Supervisor de Estágio da Instituição Cedente:

Nome do Coordenador de Estágio (da IES): Kátia Filomena do Nascimento Cabeça

2- DESCRIÇÕES DA INSTITUIÇÃO-CAMPO

A Escola Estadual Lauro Chaves, esta localizada na Av. Dos tembés, 300, Muca, Macapá/AP, é a maior do bairro atendendo a alunos do ensino fundamental, médio e educação de jovens e adultos.

3- ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO

O desenvolvimento das atividades deu-se em primeiro momento através de observação nas aulas aplicadas na turma de Ensino Fundamental, onde pudesse perceber a relação da teoria assistida na faculdade com a prática do docente, onde é preciso perceber a importância do profissional e suas formas de aplicação da metodologia. Em seguida houve o desenvolvimento do projeto de perspectiva para o futuro, visto que, a Escola Estadual Lauro Chaves apresentou conflitos diversos existentes na educação.

.4- CUMPRIMENTO DA PROGRAMAÇÃO INICIAL DO ESTÁGIO

Primeira semana de observação:

Em primeiro momento houve a apresentação, onde o professor relatou sobre o período do estágio, nesse momento escolar estavam no 3º Bimestre, e o professor ressaltou as notas, chamando atenção dos alunos sobre as atividades que não estavam sendo feitas em casa acarretando o motivo das notas baixas, o professor reforçou a importância da prática de exercícios em casa. No exato instanteobservei a falta de domínio do docente em relação a turma.Observei a aplicação de provas com uso do livro, porém por alguns alunos não estarem com o material didático a prova foi aplicada em grupo, a turma tem a fama de ser a mais “bagunceira” da escola, compõem-se de muito alunos repetentes, no momento pensei na realização de um projeto que abordasse temas como: sexualidade, preservação, violência, respeito e futurocom estratégia que conseguisse a atenção da turma, que se apresentou muito inquieta.

5- AMBIENTE HUMANO

A importância de interagir com o corpo docente da instituição de forma harmoniosa e efetiva, causa maior facilidade para o desenvolvimento e obtenção de resultados positivos. A participação dos funcionários que compõem o quadro organizacional da Escola Estadual Lauro Chaves proporcionou equilíbrio para a fixação e abordagem da experiência em sala de aula, causando uma exploração positiva do espaço utilizado para a pesquisa de campo, a cooperação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (55 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com