TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elementos para orientar leitura e escrita

Seminário: Elementos para orientar leitura e escrita. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  Seminário  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 2

acadêmico: Elementos para orientar a leitura e a escrita. Cascavel: Coluna do saber, 2005.

Ao se iniciar qualquer texto, é importante que o leitor possua algumas informações básicas:

Qual o objetivo do autor ao escrever o texto?

Quando ele escreveu o texto?

Ele está discutindo com alguém?

Para quem ele escreve o texto?

Obs: Estes elementos normalmente podem ser obtidos no título do livro, na orelha, no prefácio, na introdução e nos comentários sobre o texto.

2- Registros de leitura

Segundo os autores “os registros constituem            parte indispensável para uma eficiente e proveitosa leitura acadêmica. Os registros são necessários, pois alem de fazerem parte da documentação pessoal de cada um, evitam quês se percam as reflexões e interpretações realizadas neste momento. Existem diversas modalidades de registros de leituras, mas nenhuma é uma ‘receita pronta’. Todos devem ser adaptados ao nosso estilo pessoal e objetivo de pesquisa” (TOMAZI, 2005, p.65).

2.1- Fichamento

É um dos instrumentos para o cultivo da imaginação científica. Fichar um texto significa registrar a leitura. Este registro serve para que o pesquisador possa ter uma base de reflexão sobre o texto que esteja além da simples memorização da leitura.

 2.1.1- Tipos de registros que devem ser feitos no Fichamento

Basicamente três tipos de informação: as idéias do autor que se está lendo; comentários seus sobre o que está lendo; e outras notas de referencia sobre o texto.

                                        

O Fichamento deve começar sempre com as notas de referência sobre o texto: nome do autor, título completo da obra, editora, local e ano de publicação. 

2.1.1.1- Registro simples das idéias do autor

As idéias seguem a mesma ordem que aparecem no texto (preferencialmente com a referência a página de onde foi extraída a informação).

Tem como objetivo registrar dados, informações e idéias contidas no texto e não exatamente a lógica de construção do raciocínio do autor. Ou melhor, reproduzir de forma resumida e esquemática a seqüência de argumentos do autor.

2.1.1.2 Hierarquia das idéias do autor

Quando a intenção for reconstruir a lógica de raciocínio de um autor, o registro não aparece na mesma ordem em que está no texto.                                     

A premissa “é a idéia inicial. È desta idéia que o autor parte para fazer a sua análise. Freqüentemente a premissa parte de uma dúvida, uma interrogação que o autor se propõe responder através do texto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com