TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Embelezamento e Imagem Pessoal

Por:   •  9/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.255 Palavras (14 Páginas)  •  1.308 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

Universidade Anhanguera - UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Embelezamento e Imagem Pessoal

Elvia Camila B. Ramos

RA: 2849236563

Sandra Érica Notário Ramirez

R.A.: 2835317905

Tutora:

Ponta Porã – MS

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo mostrar as facilidades e dificuldades encontradas em um centro de estética ou salão de beleza. Os cabelos contam histórias e marcam culturas, são adaptados conforme cada década, humor, personalidade, estilo. Em uma constante transformação, os cabelos seguem tendências e imitam personalidades.

As introduções aos conhecimentos da tricologia associados ás práticas desenvolvidas na área da estética possibilitam a inserção de um serviço especializado na área de terapias capilares, onde é possível o tratamento preventivo dos cabelos quanto às quedas, oleosidade e proteção e recuperação dos fios.

Abordaremos sobre a importância de um centro de estética estar preparado para qualquer tipo de urgência e emergência, seja este, por reação alérgica, parada cardíaca, choque elétrico, entre outros acidentes que podem ocorrer, onde proprietário e funcionários devem estar preparados em como agir em qualquer tipo de situação.

Tricologia e a Terapia capilar

Terapia Capilar:

A terapia capilar é um tratamento cosmético desenvolvido especificamente para manter a saúde do couro cabeludo e dos fios. Possui a finalidade de manutenção do pH do couro cabeludo, prevenção e tratamento de queda, seborreia e excesso de oleosidade. É realizado por profissional preparado que conhece profundamente as patologias do couro cabeludo bem como os produtos a serem usados e aplicados nos procedimentos.

No Brasil, assim como em outros países, há um interesse crescente por tratamentos alternativos e preventivos, principalmente no que se refere a queda de cabelo e seborreia. Para os profissionais, a terapia capilar pode significar:

  • Investimento em sua carreira
  • Oportunidade de negócios
  • Aumento e diversificação da clientela
  • Continuidade de tratamentos médicos
  • Rentabilidade

O Cabelo:

O cabelo é uma hasta fibrosa formada por células mortas compostas de uma proteína chamada queratina, produzida por células denominadas queratinócitos (a única parte viva do fio) que se encontram no bulbo, da derme do couro cabeludo. Um dos componentes da queratina é o aminoácido cisteína, que contém alto teor de enxofre. A cor do cabelo é resultado de outra proteína, a melanina, produzida pelos melanócitos, células que se encontram junto da papila, a parte onde se dá a reprodução celular.

O bulbo é uma ou mais glândulas sebáceas, juntos com o músculo eretor do pelo, compõem o folículo pilossebáceo. Ao nível desse músculo existe a Zona de Bulge, onde estão as células responsáveis pelo desencadeamento dos ciclos de crescimento capilar. A Haste Capilar é formada por uma parte central chamada de Medula, que é repleta de componentes porosos, desconhecendo-se ainda qual a sua utilidade. Circundando a Medula, temos o Córtex, uma camada composta de feixes de queratina repletos de grândulos de melanina e unida por uma cola biológica. O Córtex é responsável pela resistência e elasticidade dos cabelos.

Folículo Piloso:

O folículo piloso é a estrutura que dará origem ao pelo; seu desenvolvimento é iniciado em torno terceiro mês da vida fetal, quando a epiderme começa a enviar invaginações para a derme subjacente. Essas invaginações irão se transformar em folículo piloso e darão origem aos pelos.

Tricologia

Tricologia do grego thricos (Cabelos) + logos (Estudo) é um ramo de ciência que principiou a organizar-se na Inglaterra, em 1902. Congrega profissionais como químicos, biológicos, cosmetólogos, farmacêuticos, nutricionistas e médicos, e tem como objetivo integrar as áreas da saúde e da estética. Aplica-se a profissionais da área da estética – terapeutas capilares, cabelereiros, esteticistas e demais que trabalham em salões, clinicas e spas.

Em razão de a estética ser muito valorizada nas comunidades humanas, os cabelos têm, valor indiscutível como ornamento pessoal. Em algumas culturas, o aspecto dos cabelos assinala diferenças sociais ou profissionais; já em outras, atende a exigências religiosas ou até mesmo a posicionamentos políticos. O cabelo é a moldura do rosto e pode demonstrar traços da personalidade humana. Perder o cabelo, portanto, pode ser um desfiguramento para qualquer pessoa. Cortá-los, penteá-los e pintá-los de acordo com os próprios desejos são maneiras que cada um tem de demarcar a sua individualidade. Contribuindo para uma imagem clássica ou radical, os cabelos são repletos de significados associados a conceitos de ousadia, juventude, liberdade, sedução e poder.

Tratamento realizado na queda de cabelo

A queda de cabelo é um problema sofrido por milhões de pessoas e não está limitado apenas a homens, por ser um problema que normalmente à fata de confiança, baixa autoestima, ou até mesmo depressão, muitas pessoas buscam por uma solução, algum tratamento para queda de cabelo que as possa ajudar a resolver este dilema.

Antes de se submeter a qualquer tratamento para a queda do cabelo você deve saber se sua condição é hereditária ou devido a algum problema de saúde específico. Em todo o caso, é aconselhável consultar o seu médico e fazer este tipo de despiste. Mas, partindo do princípio que está tudo bem consigo e que é apenas uma condição genética e natural do seu organismo, nesse caso, existem várias opções de tratamentos, desde shampoos ou condicionadores, remédios, tratamentos a laser e por fim as cirurgias. Confira abaixo 3 tratamentos para a queda de cabelo:

  1. Tratamento Cirúrgico para Queda de Cabelo: O implante capilar é o tratamento mais eficaz para a queda de cabelo e consiste em remover folículos de uma área doadora (do próprio paciente) e transportá-los para um local sem cabelos, removendo e inserindo folículo a folículo. Na cirurgia é aplicada anestesia local, pelo que o paciente não sentirá nenhuma dor.
  2. Tratamento a Lazer para a Queda de Cabelo: Outro tratamento bastante eficaz contra a queda de cabelo é a fotobioestimulação ou terapia a laser, que faz uma estimulação nos folículos do cabelo através da luz. Ao contrário do implante capilar, o tratamento a laser, apesar de deixar o cabelo mais forte e nutrido, atua de uma forma mais preventiva, não tanto no rejuvenescimento de cabelo novo.
  3. Tratamento Natural contra a Queda de Cabelo: Há uma série de remédios naturais que as pessoas têm tentado e um dos mais populares consiste na aplicação de vinagre de maça na cabeça de forma a tratar e prevenir a queda de cabelo, infelizmente não há nenhuma evidência científica que comprove que um remédio natural consegue estimular o crescimento de novos cabelos. A cada dia que passa existem mais produtos e tratamentos para a queda de cabelo, uns com base natural outros com base química, alguns são aplicados diretamente no couro cabeludo, outros são tomados via oral a verdade é que não têm provas evidentes de que ajudam a crescer cabelo.

Saiba quais são as principais substâncias que ajudam a fortalecer os fios e auxiliam na redução da queda dos cabelos:

  • Zymo HSOR: Novidade no mercado, o Zymo é um complexo enzimático de origem biotecnológica que atua no combate à queda de cabelos causada pela alopecia androgenética (AAG) feminina e masculina. Ele tem a propriedade de degradar a DHT no folículo pilosebáceo permitindo que o cabelo cresça novamente e receba menor agressão no processo da calvície. O uso pode ser complementado pelo Zymo Hair Xampu Enzimático antes da aplicação.
  • Minoxidil: Age melhorando a circulação no couro cabeludo e consequentemente retardando a queda do cabelo. Isoladamente os resultados são limitados. Não há recuperação total dos fios, mas reduz a perda de cabelos.
  • Finasterida: Utilizado na forma oral ou tópica. Atua bloqueando a ação da DHT sobre os receptores dos bulbos capilares dos fios predispostos à calvície. Funciona bem para as áreas do médio e da coroa, não atuando do mesmo modo para a frente e entradas. Os resultados podem ser observados após 6 ou 8 meses de tratamento.
  • 17 Alfa Estradiol: Solução capilar indicada nos casos de diminuição da fase anágena no ciclo de desenvolvimento capilar na alopecia leve a moderada, em homens e mulheres (queda de cabelos por fatores hormonais).
  • Vitaminas: O fator chave para o crescimento do cabelo é uma dieta rica em vitaminas. Todas contribuem para a melhoria dos fios, mas algumas são fundamentais na restauração do folículo, como a vitamina B, uma das melhores para o crescimento do cabelo; a vitamina A, que se não fornecida nas quantidades adequadas ao corpo, leva à perda de cabelo; e a vitamina E, que ajuda na melhoria da textura dos fios.

Química Capilar e Ação das Tinturas Capilares

Devido ao desejo humano intrínseco de melhorar sua aparência, esses produtos desempenham um papel importante e positivo em nossa qualidade de vida. Levando em consideração a ampla extensão e frequência do contato com produtos para coloração capilar, seus componentes devem ser seguros. Entretanto, um aspecto restritivo que deve ser levado em consideração, quando se determina o risco da utilização de tinturas capilares, é o fato de que, ao contrário dos medicamentos, que são avaliados, através de uma relação risco-benefício, os cosméticos não devem ser prejudiciais à saúde humana em condições normais de uso. Portanto, a avaliação de segurança é baseada numa situação virtual de risco zero, que raramente existe para a exposição humana a qualquer substância natural ou sintética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (276.3 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com