TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresa de logística do sistema de gestão

Tese: Empresa de logística do sistema de gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  Tese  •  2.213 Palavras (9 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 9

Taguatinga- DF

2007

Sumário

1 INTRODUÇÃO 04

1.1 Formulação da situação-problema 04

1.2 Objetivos 05

1.2.1 Objetivo Geral 05

1.2.2 Objetivo específico 05

1.3 Delimitação do estudo 05

1.4 Justificativa e relevância 5/6

2 REFERENCIAL TEÓRICO 07

2.1 Conceito 07

2.2 Histórico 7/8

2.3 Importância da motivação no empowerment 08

2.4 Vantagens 09

2.5 Desvantagens 09

2.6 Gerenciamento adequado ao empowerment 10

3 METODOLOGIA DA PESQUISA 11

3.1 Coleta de dados 11

3.2 Análise de dados 12

4 CRONOGRAMA 13

Referências Bibliográficas 14

1 INTRODUÇÃO

Em um mercado no qual a competitividade impera, é necessário que as empresas possuam uma estrutura adequada para satisfazer as seus clientes.

Para se destacar á necessário ser dinâmico e objetivo. As empresas precisam utilizar e inovar seus modelos de gerenciamento, para poder se adequar ás exigências dos clientes.

Em uma empresa de segmentos logísticos é mais do que necessário se transmita segurança ao cliente. Uma área de atuação que exige da empresa um tratamento personalizado, ágil, eficiente e eficaz, reforçando e cobrando sempre a qualidade do serviço prestado.

De acordo com Rangel (2004, p. 1) “reconhecer o valor do funcionário é delega-lhes o suficiente poder de decisão e responsabilidade no desempenho de suas atividades”.

O empowerment é um sistema de gerenciamento que visa à liberdade de decisão do funcionário se sinta motivado, realizado e conseqüentemente, aumente a produtividade.

Baseado nesses ideais, este trabalho relatará o conceito, as vantagens e desvantagens, as características e os pontos motivados do sistema e analisará a utilização dele em uma empresa de operação logística francês, em ascensão no Brasil.

1.1 Formulação da situação-problema

1.2 Objetivos

1.2.1 Objetivo geral

Analisar e identificar o sistema de gerenciamento da empresa ID Logistic’s do Brasil para verificar se a mesma utiliza ou sabe o que é empowerment.

1.2.2 Objetivos específicos

 Identificar os métodos inerentes ao empowerment;

 Descrever o perfil dos gestores;

 Identificar as relações do empowerment coma comunicação, motivação e produtividade para o bem estar dos funcionários.

1.3 Delimitação do estudo

O estudo se restringirá a entrevista com gestores, por meio de questionário para analisar o método de gerenciamento dentro da empresa ID Logistic’s, e se a mesma possui ou utiliza o sistema de gerenciamento sem saber de que trata, tendo em vista que a empresa dispõe de 10 gestores e 2 coordenadores.

1.4 Justificativa e relevância

Perante a exigência do mercado e dos clientes, em questão ao atendimento e as soluções rápidas de problemas, este estudo faz com que se perceba e analise os pontos importantes para uma boa atuação.

Pode-se analisar que fatores motivação e liberdade de decisão, fazem com que o funcionário tenha uma maior participação na empresa.

Este estudo mostra com clareza que a valorização do funcionário e a confiança nos seus atos, são fatores importantes para as empresas se diferenciarem perante os clientes.

Soma-se a isto, a importância do estudo para os gestores e coordenadores revisarem e ampliarem os seus métodos de gerenciamento.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Conceito

Empowerment vem do inglês (employee + powee) que significa delegação de poder, ou melhor, empoderamento (RANGEL, 2004). Segundo Santos e Rodrigues (2006, p.1) empowerment “é um projeto de trabalho que delega poder de decisão ao funcionário, no qual ele passa a ter mais autonomia e participação administração na empresa”.

O que é complementado por Rangel (2004, p.01) “é reconhecer o valor do funcionário e delega-lhes suficiente poder de decisão e responsabilidade no desempenho de suas atividades”. Segundo Santos e Rodrigues (2001, p.3) Randolph acrescenta “empowerment é o reconhecimento e liberação dentro da organização do poder que as pessoas já possuem na riqueza de seus conhecimentos úteis e na motivação interna”.

Segundo Silva (2002) esse empoderamento é necessário para um bom andamento das decisões e oferecimento de recompensas para cada funcionário. Ainda a esse respeito, Long (1997) afirma que esse sistema está ligado as necessidade intrínsecas e extrínsecas do empregado.

Visando um processo de empoderamento de decisões, o empowerment tem finalidade de desenvolver e capacitar a transformação dos funcionários, para que a empresa possa concorrer com outras organizações (SANTOS e RODRIGUES, 2006).

O mercado competitivo e dinâmico faz com que evoluam seus pensamentos administrativos para poder corresponder as exigências do mesmo, que se inovam rapidamente. A inovação é um ponto que auxilia no sucesso da empresa, e para inovar é necessário que decisões e participações nas empresas sejam ampliadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com