TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresas burocráticas, a IBM

Resenha: Empresas burocráticas, a IBM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  Resenha  •  241 Palavras (1 Páginas)  •  289 Visualizações

No mundo atual, vivemos em meios a empresas em regime totalmente burocráticas, esses tipos de organizações possuem atividade rotineiras e repetitivas, tendem a seguir regras estabelecidas por serem extremamente formais. Falta liberdade aos colaboradores para criar e inovar, este composto de fatores resulta na baixa do nível de motivação dos mesmos.

Ao contrário das empresas burocráticas, a IBM (International Business Machines) aposta em profissionais temporários, que não possuem vínculos empregatícios. Contudo essa grande organização tem sua cultura fundamentada em três credos, afirma VASCONCELOS (2009), são eles:

• Respeito ao indivíduo, oficialmente norteia a política de recursos humanos da organização.

• Prestar o melhor serviço ao cliente.

• Busca da excelência, a busca de uma forma superior de realizar o trabalho.

O colaborador da IBM deve sentir-se intimamente relacionado aos resultados da divisão onde trabalha e lutar pelos objetivos da mesma, aponta GEOFFOY (2009).

As grandes empresas de tecnologia e internet, geralmente, são apontadas como as mais inovadoras do mercado; e grande parte delas, possui modelos de gestão bem mais flexíveis e enxutos, resalta KRUGER (2012). Nas empresas como Facebook, Google e, os colaboradores são autogerenciáveis, e tem autonomia para resolver os problemas do dia-a-dia. Através dessa liberdade que essas organizações transpassam, é possível aos colaboradores desenvolver sua criatividade resultando em mais inovação. O ideal é que não instale processos rigorosos e obstáculos que inibem a capacidade de inovação das pessoas.

Os recursos argumentativos utilizados nos itens “a”, “b” e “c”, trata-se artigos argumentativos de prova concreta, onde aparecem dados estatísticos

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com