TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensaio sobre cultura, cultura popular, elite, museus e museologia

Por:   •  3/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal da Bahia-UFBA

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas-FFCH

Graduação: Museologia/Disciplina: Seminários Temáticos I

Docente: Rita Maia

Discente: Victória Hosana Almeida de Oliveira.

      Ensaio sobre cultura, cultura popular, elite, museus e museologia.

O conceito de cultura foi debatido por vários estudiosos e intelectuais desde a antiguidade, mesmo ainda não existindo esse conceito o qual só foi definido no século XX, mas os homens já se preocupavam com a diversidade de modos comportamentais entre diferentes povos como nos relatos do historiador Heródoto, de Marco Polo, do padre José de Anchieta, entre outros. Percebe-se que esse conceito foi definido pela antropologia e é o conjunto de costumes, crenças, tradições, arte, moral e leis de um povo ou sociedade adquiridos pelo ser humano com membro dessa sociedade, então cada sociedade tem sua própria cultura, pois a humanidade é diversa e dentro de um mesmo povo ou nação há diferenças culturais.

Já cultura popular são manifestações de um povo pertencente á uma sociedade, é a identidade nacional, ou seja, o que faz as pessoas se identificarem e representarem sua própria cultura como por exemplo: carnaval, são João, etc. Porém, normalmente existe uma divisão dentro da sociedade entre cultura popular e erudita, onde muitas vezes a cultura popular é considerada como hábitos e atividades das classes mais pobres sendo vista como inferior ao erudito chamado de cultura da elite, das pessoas ricas e diversas vezes é valorizada como o próprio significado de cultura.

O significado de elite frequentemente refere-se a um grupo de pessoas considerada como `´superior`´, uma minoria privilegiada seja economicamente que é a forma mais conhecida, ou elite com poder ideológico e político, também conhecida como aristocracia. O que ambos os tipos têm em comum é a noção de que essa minoria detém poder sobre os demais indivíduos da sociedade que serve para diferenciar essas pessoas da maioria, Nesse sentido elite econômicas são as pessoas ricas, ou seja, aquelas cujo capital é alto e por isso tem vantagens na vida, porque em um mundo capitalista quem tem dinheiro manda em tudo e todos, é valorizado , já a elite política está relacionado ao Estado e para Bobbio, em cada sociedade, o poder político pertence ao restrito círculo de pessoas que toma e impõe decisões válidas para todos os membros do grupo, mesmo que tenha que recorrer à força. Enquanto elite ideológica é colocar em prática ideais políticos os quais exercem um domínio sobre os demais chamados de massa, justifica a desigualdade social, assim como serve para legitimar regimes antidemocráticos e oligárquicos ou aristocráticos, cujo poder se transmite por herança, de onde provêm os regimes aristocráticos, ou buscando constantemente realimentar-se das classes inferiores de onde nascem os regimes democráticos.

Os museus são responsáveis pelo patrimônio natural e cultural, material e imaterial, têm função de preservar, interpretar e promover o patrimônio natural e cultural da humanidade. Dessa forma esta é a definição de museu: O museu é uma instituição permanente sem fins lucrativos, ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público, que adquire, conserva, investiga, comunica e expõe o património material e imaterial da humanidade e do seu meio envolvente com fins de educação, estudo e deleite. (ICOM, 2007) Já a museologia é a relação entre homem sujeito que se conhece e o objeto testemunha da realidade e seu objeto de estudo está ligado a essa relação, esse objeto deve ser entendido como um elemento representativo da sociedade da qual faz parte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com