TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entendendo o Mercado Financeiro e a Sociedade Anônima

Por:   •  9/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.031 Palavras (13 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

 [pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

2.1 Natureza Histórica....................................................... ..........................................4

2.1.1 Entendendo o Mercado Financeiro e a Sociedade Anônima..............................5

2.1.1.1 O Banco do Brasil como uma Instituição Financeira........................................8

2.1.1.1.1 A Instituição, Riscos e Beneficios.........................................................8 2.1.1.1.1.1 Banco do Brasil e sua Relação com a Previdência Social e Privada........9

3. CONCLUSÃO........................................................................................................13

REFERÊNCIAS .........................................................................................................14



  1. INTRODUÇÃO

A comunicação empresarial sempre foi um problema entre si, porém ela tem piorado demais nos últimos anos, fruto de uma busca alucinante da redução dessa comunicação. Pessoas cada vez se falam menos pessoalmente, por telefone ou até mesmo por e-mails, fazem questão de não concluir um pensamento por inteiro. Não buscam mais capacitar suas equipes, não buscam parcerias ao longo de sua jornada e com isso os gestores estão perdendo suas capacidades de avançar.  

O que mostraremos ao longo desse desenvolvimento e um exemplo do que fazer para que gestores busquem novos conhecimentos novos horizontes, e não se contentem com o pouco, pois a muito ainda para ser explorado. Usaremos como exemplo o Banco do Brasil e suas ferramentas que é o que faz com que eles se tornem a cada ano uma das maiores Instituições Financeiras.


  1. DESENVOLVIMENTO

A gestão empresarial é a atividade que através de diferentes especialistas buscam melhoras na produtividade de um empreendimento empresarial, e para que sua gestão obtenha resultados, os profissionais tais como: diretores institucionais, consultores, produtores, gerentes, dentre outros, devem corrigir os problemas que possam afetar diretamente o sucesso da empresa, buscando a ajuda necessária para identificar e corrigir tais problemas.

‘’ Gestão deveria se entendida como as ações aplicadas em três áreas distintas: A primeira está ligada a pessoas (um gestor lidera pessoas), a segunda está ligada as coisas (um gestor gerencia processos) e a terceira está ligada ao tempo (um gestor planeja o futuro). Dessa maneira fica simples entender que na Gestão de Empresas podem existir excelentes Gerentes e Péssimos Lideres e Vice-versa. Pode haver excelentes estrategistas e péssimos Gerentes e Vice-versa. ’’ (Alfredo Martini Júnior).

  1. NATUREZA HISTÓRICA

Com o intuito de aprofundarmos mais o conhecimento sobre o que seria uma Gestão Empresarial, usaremos como exemplo a instituição financeira Banco do Brasil S/A, escolhida por ser referencia nacional de gestão de pessoas entre outras mais.  

O Banco do Brasil foi pioneiro se tratando de instituição financeira do Brasil, criado pelo Rei D. João VI no ano de 1808, na época com o objetivo de financiar a abertura de empresas manufatureiras na época do Brasil colônia, para que fossem importadas matérias primas e exportassem produtos fazendo com que o mercado brasileiro começasse a se movimentar, mas em razão de saques de alto valor e o retorno de D. João VI a Portugal essa instituição veio a falir, ressurgindo em 1851, porém, sob nova direção, aos cuidados de Mauá, já com o proposito de servir o Governo na Concessão de linhas de crédito, sendo responsável na época de emitir moeda do país, que hoje está na responsabilidade do Banco Central.

Por força do decreto nº 1.455, de 30 de dezembro de 1905, volta a ter o seu nome tradicional, como é conhecido até hoje, com a reabertura em 3 de julho de 1906, continuando com mudanças ao longo dos anos até o último ano de 2014, onde mudou sua missão, visão e valores e sua estratégia corporativa.

Figura 1: comemoração 200 anos BB.

[pic 14]

Fonte: clube da medalha.

Atualmente é conhecido como um dos maiores bancos do Brasil, tanto em agências quanto em patrimônio e receita líquida. O Banco do Brasil é considerado uma empresa pública de sociedade anônima aberta, de economia mista, uma sociedade na qual há colaboração entre o Estado e particular, ambos reunindo recursos para a realização de uma finalidade, sempre de objetivo econômico, ou seja, possui participação pública e privada. O governo possui a maioria das ações e tem como objetivo principal contribuir de forma intensa no crescimento econômico, industrial, comercial e social do Brasil, atuando diretamente em situações pouco atrativas aos bancos privados, exemplo disso seria o crédito rural, que precisa estar ao alcance de todos.

  1. ENTENDENDO O MERCADO FINANCEIRO E A SOCEDADE ANONIMA.

O mercado financeiro é onde as pessoas negociam o dinheiro. Ele faz a ligação entre pessoas ou empresas que têm dinheiro e pessoas ou empresas que precisam de dinheiro. Para que isto ocorra, é preciso um intermediário – as instituições financeiras que são organizações que desempenham papel fundamental para a coletividade desde os tempos remotos. Nos novos tempos, não é diferente, atuam como intermediadores financeiros, pois uma vez que captam e aplicam recursos contribuem significativamente para o desenvolvimento da economia e para o bem estar social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com