TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biomecânica Profissional

Relatório de pesquisa: Biomecânica Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2014  •  Relatório de pesquisa  •  3.770 Palavras (16 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 16

Resenha

As análises de risco são muito importantes nos locais de trabalho, pois evita que seja atribuído perigo ao trabalhador. Certos tipos de riscos e perigos podem trazer consequências crônicas para a vida de quem o sofre. Formas indevidas de postos de trabalho, aplicação de forças inapropriadas podem causar distúrbios de músculo-esqueléticos.

Certos produtos e postos de trabalhos inadequados provocam estresses musculares, dores e fadiga, e podem ser resolvidas com providências simples de adaptação. Um músculo que opera em condições desfavoráveis de irrigação sanguínea durante o trabalho estático. Em geral, a musculatura humana tem um bom desempenho contínuo quando é contraído até 15% de sua capacidade máxima. As dores no corpo podem ser causadas principalmente pelo manuseio ou quando exigem posturas inadequadas. É necessário uma análise completa de riscos e perigos preliminares para que se possa minimizar ao máximo todo e qualquer tipo de dano ao trabalhador.

O método da análise de riscos consiste em dividir o objeo identificar perigos e analisar riscos em cada elemento, analise de produção e danos. Normas regulamentares foram feitas para ajudar nesse processo de redução.

- Resumo

*3-Biomecânica ocupacional

Biomecânica ocupacional trata-se dos movimentos do corpo e forças relacionadas ao trabalho. Relaciona as condições físicas do trabalhador com seu local de trabalho, máquinas, ferramentas e materiais, com objetivo de reduzir os riscos de disturbios músculo-esqueléticos. Muitos locais de trabalhos inadequdos podem gerar estresses musculares, dores e fadiga, às vezes podem ser resolvidos com alguns ajustes ergonomicos simples.

*Trabalho muscular

O corpo humano é semelhante a um sistema de alavancas movimentado por contração muscular. Contudo, essa se máquina humana tem vários tipos de limitações que devem ser consideradas no projeto dimensionamento do trabalho.

> Início da atividade

O organismo humano nunca se desliga, ele continua funcionando e consumindo energia mesmo em repouso. Quando se faz algum tipo de atividade física o metabolismo acelera e é necessário intervalo de 2 a 3 min para que o corpo se adapte às exigências da tareja. Ao realizar alguns esforços físicos, o corpo necessita de aumento do ritmo de respiração, que contribuem para levar oxigênio aos múculos. O equilíbrio entre a demanda e o suprimento de oxigênio é restabelecido ao cabo de 2 a 3 minutos, ao finalizar a atividade, o organismo retorna aos níveis fisiológicos anteriores, demorando cerca de 6 minutos para alcançar o equilíbrio.

O desiquilíbrio entre demanda e suprimento de oxigênio, no início da atividade, pode ser reduzido com o aquecimento prévio do organismo com pelo menos 5 minutos de antecedência. O trabalho muscular intenso ativa também o mecanismo de eliminação de calor gerado pelo metabolismo. Um organismo acostumado a trabalhos físicos pesados é capaz de eliminar até 10 vezes mais calor, em relação ao seu estado de repouso. A musculatura se desenvolve pelo aumento da espessura das fibras, embora a quantidade delas permaneça constante. Essas fibras também se tornam mais flexíveis e há melhor irrigação sanguínea, realizada pelos vasos capilares, no interios dos músculos.

Esse pré-aquecimento é praticado normalmente pelos atletas, antes das competições, mas ainda é pouco difundido no meio produtivo. Portanto, para um trabalho físico pesado, é aconselhável fazer um pré-aquecimento de 2 a 3 minutos, ou iniciar atividade com menos intensidade, dando uma oportunidade para o organismo ir adaptando-se, de modo que não haja um grande desbalanceamento entre a oferta e a demandade oxigênio.

* Trabalhos estático e dinâmico

Quando um músculo está contraído, há um aumento da pressão interna, o que provoca um estrangulamento dos capilares, isso acontece porque as paredes dos capilares são muito finas e a pressão sanguínea nos músculos é baixa. Enquanto a contração muscular estiver entre 15 e 20 % da força máxima do músculo, a circulação continua a ocorrer normalmente Quando essa contração chegar a 60%, o sangue deixar no interior dos músculos. Um músculo sem irrigação fadiga-se rapidamente, não sendo possível mantê-lo contraído por mais de 1 ou 2 minutos.

* Trabalho estático

Estática é a força muscular que pode activar um músculo ou um grupo de músculos contra uma resistência fixa. Os factores limitativos do rendimento são o diâmetro, número e estruturas das fibras musculares bem como o comprimento e o ângulo de trabalho do músculo, coordenação e motivação.

* Trabalho dinâmico

Dinâmica é a força muscular que pode levar um grupo de músculos a actuar, no decorrer de um determinado movimento, contra uma resistência. Os factores limitativos do rendimento são a força estática, a coordenação, a massa e a velocidade de contracção.

* Dores musculares

A dor muscular é comum e pode envolver mais de um músculo. A dor muscular também pode envolver ligamentos, tendões e fáscias, os tecidos moles que conectam os músculos, ossos e órgãos. Pode ser gerado por alguns fatores:

-Lesão ou trauma incluindo luxações e torções

-Uso excessivo: usar um músculo de forma excessiva, muito cedo, com muita frequência

-Tensão ou estresse

As dores são causadas principalmente pelo manuseio de cargas pesadas ou quando se exigem posturas inadequadas, como a torção da coluna. Muitas outras atividades como puxar e empurrar cargas também podem causar as dores. Essas dores podem ocorrer também com alogamento excessivo e inflamação dos músculos, tendões e articulações. São associadaas geralmente a forças, posturas e repetições.

* Traumas musculares

São causados basicamente devido a duas causa : impacto e esforço excessivo.

> Trauma por impacto

Ocorre quando a pessoa é atingida por uma força súbta, durante um curto espaço de tempo, em uma região especifica do corpo. Geralmente de natureza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com