TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola de Educação Infantil e a curiosidade da criança.

Por:   •  21/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

Trabalho de Estudos Disciplinares II

TG – turma 2015 – pedagogia

           

             PETRÓPOLIS – RJ

2015

Estabeleça uma relação entre a Escola de Educação Infantil e a curiosidade da criança. Escrevam um texto procurando responder a seguinte questão: É possível a existência de uma escola que não deforme a criança? Argumentem em favor do posicionamento de vocês.

A realidade da maioria das Escolas de Educação Infantil em nosso país é bem próxima do que nos descreve Rubens Alves no texto “Curiosidade é uma coceira na cabeça”. Quando ele diz que a escola “deforma” o pensamento infantil, refere-se principalmente ao enquadramento que as escolas procuram fazer com a criança. Antes, o pensamento livre e naturalmente curioso, se tornará desinteressado diante a massificação e falta de contextualização   do ensino proposto.

Há, contudo, movimentos e professores que buscam uma forma diferenciada de trabalho. São aqueles que pensam em sua práxis, reavaliam se o que estão propondo aos seus alunos efetivamente faz sentido para os mesmos. São aqueles que se divertem e se encantam ainda juntamente com as crianças, durante este período tão rico que é a Educação Infantil.

Propostas que vão além do professor-cuidador ou da necessidade de se cumprir conteúdos.

Utilizam-se da imaginação, trabalhando, por exemplo, as histórias clássicas, lendas, músicas, o folclore, o regionalismo. São profissionais que valorizam o conhecimento prévio da criança e buscam juntos novos horizontes.

É possível sim, a existência de uma escola que não deforme a criança, desde que o respeito pela sua curiosidade seja levado em consideração e o estímulo ao desenvolvimento de suas potencialidades seja prioridade.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (82.2 Kb)   docx (29.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com