TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola Do Poder

Trabalho Universitário: Escola Do Poder. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/12/2013  •  1.721 Palavras (7 Páginas)  •  801 Visualizações

Página 1 de 7

A escola do poder é vista como um processo de negociação,utilizando a influencia do poder e da politica. Na prática as relações de política e poder, estão presentes no comportamento dos indivíduos nas organizações e também na formulação de estratégias. A escola do poder caracteriza a criação de estratégia com um processo suscetível de influência, deixando claro o uso do poder e política para negociação de estratégias do interesse das organizações. Desta forma a política torna-se sinônimo de exploração do poder de maneira que não seja puramente econômica, onde inclui movimentos clandestinos para subverter a concorrência ou desenvolver arranjos cooperativos concebidos para o mesmo fim.O foco da escola do poder esta nos processos que a originam ,nos jogos de interesse, na disputa de poder, isto, em todo o processo que antecede a formação estratégica.As relações de poder cercam as organizações, fazendo-se necessário uma distinção entre os dois ramos desta escola, sendo chamados de Poder Micro que trata dos aspectos do jogo de política e poder ilegítimo dentro da organização e o Poder Macro que trata do uso do poder pela organização. Ou seja, o micro poder é a formação de estratégia pela persuasão, barganha ou confronto direto entre os que dividem o poder na empresa. Já o macro poder utiliza de seus recursos sobre os outros e parceiros de aliança para negociar estratégias coletivas de mudanças, realizando joint-ventures e outras redes de relacionamento para negociar estratégias ”coletivas” de seu interesse.A escola também pode sofrer com o desperdício e a distorção de informação, pelo fato de não levar em consideração as forças integradoras de liderança e cultura. No poder micro a administração da empresa é voltada para a realidade básica da mesma, segundo a ideia de que indivíduos são diferentes e tem interesses diferentes, nunca são imparciais perante uma decisão.O macro poder vizualiza a organização como uma entidade que usa seu poder sobre os outros e seus parceiros. Um exemplo do primeiro são os conflitos que giram em torno do fechamento de uma divisão e do segundo poder é uma organização que esta a beira da falência que pressiona o governo para obter garantias de empréstimos.

PODER MICRO

A formulação de estratégia pode ser um processo de planejamento, análise e aprendizado ou um processo de negociação e concessões entre indivíduos, grupos e coalizões. Porém os defensores desta escola, afirmam que não é possível formular, nem implantar estratégias ótimas, pois as metas concorrentes das pessoas ou grupos de pessoas distorce a estratégia pretendida durante o caminho através de vários tipos de “jogos políticos”. Zald e Berger (1978) descreveram os “Movimentos Sociais em Organizações”, como: Golpe de Estado, insurgência e movimentos de massa. Já Volman e Deal (1997), formularam as seguintes proposições a respeito do mundo da politica: coalizões, diferenças duradouras, recursos escassos, conflito e posições.

Através destas proposições, verifica-se que a ideia de formulação de estratégia é realizada por grupos e/ou indivíduos que interferem diretamente no processo, ao contrário da formulação por um único “arquiteto” ou de uma equipe de “estratégia” homogênea.

Dentro do poder Micro estão os jogos políticos que ajudam a desenvolver os interesses do mesmo. Os jogos que podem surgir são:

● Jogo de insurgência: normalmente jogado para resistir à autoridade ou efetuar mudanças nas ∙organizações.

●Jogo de contra insurgência: jogado pelos detentores do poder, contra o movimento de insurgência (revolta), aparentando um poder legitimo.

●Jogo de patrocínio: jogado para construir uma base de sustentação, normalmente na busca do apoio da estrutura formal.

●Jogo da formação de alianças: jogado entre pares, normalmente no nível gerencial, para a formação de uma aliança em torno de objetivos.

●Jogo de construção de impérios: jogado normalmente por gerentes de linha, para formar uma base de poder com seus subordinados.

●Jogo de orçamento: jogo com regras claras e abertas visando a formação de uma base de poder.

●Jogo de perícia: jogo do uso da perícia para a formação de uma base de poder.

●Jogo de domínio: jogado para construir uma base de poder legitimo de formalegitimasobre quem tem menos ou nenhum poder.

● Jogo de linha versus assessoria: jogo de rivalidade entre conjunto de pares, também se caracteriza por um uso legitimo de poder legitimo.

● Jogo de lados rivais: jogado quando outros jogos formam bases de poder com visões não convergentes, exemplos típicos são diferentes áreas de uma empresa, como marketing e produção.

● Jogo de candidatos estratégicos: indivíduos ou grupos procuram promover, através de meios políticos, as mudanças estratégicas que almejam.

● Jogo de soprar apito: uso por elemento interno de informações privilegiadas para elementos com interesse na organização no meio externo a mesma.

● Jogo de fofoqueiros: um conjunto de pessoas perto ao centro de poder, mas não fazendo parte dele, reorientam as estratégias formuladas, passando informações diferentes das originais.

O jogo político está em todas as organizações e influencia a estratégia adotada. A escola de poder defende a maior compreensão do papel de indivíduos organizados ou não na formulação ou reformulação de comportamentos. Ela demonstra que a estratégia oriunda deste processo não é "ótima" e, sim, reflete os interesses dos grupos mais poderosos da organização.

Outro importante item dentro das organizações é a politica.Ela pode causar efeitos prejudiciais e danosos à empresa com o surgimento de centros de custos de poder e sustentação de centros de poder superados. Porem as pressões politicas também podem ser utilizadas para corrigirem os comportamentos irresponsáveis ou ineficazes das pessoas que possuem autoridade.Quanto mais importante e descentralizada à organização, mas provável a existência de manobras politicas.Usando desse modo a organização pode tomar decisões, mas pode não conseguir formular estratégias.

A politica também apresenta seu lado bom que pode ser especificado em quatro pontos específicos: o primeiro é a politica como sistema de influência, pode atuar de forma Darwiana para assegurar que os membros mais fortes de uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com